Confira a programação da etapa Cearense do Projeto Andanças do Patrimônio
25 de agosto de 2025 - 15:13 #Andanças do Patrimônio #IPHAN #Patrimônio Cultural
Projeto realizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) vai abordar questões relacionadas à preservação e salvaguarda do Patrimônio Cultural nos dias 28 e 29 de agosto, na Pinacoteca do Ceará
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), realiza a etapa cearense do Projeto Andanças do Patrimônio. O encontro vai acontecer nos dias 28 e 29 de agosto, das 9h às 17h, na Pinacoteca do Ceará, com o objetivo de estabelecer diálogos para fortalecer as políticas de preservação do Patrimônio Cultural.
Confira a programação do Projeto Andanças do Patrimônio – Etapa Ceará
A programação começa na quinta-feira (28), com o credenciamento, às 9h, seguido da abertura institucional, às 9h15. Já às 9h45, começa a primeira mesa do dia, cujo tema é “Políticas Públicas para a preservação e salvaguarda do Patrimônio Cultural no Ceará: o Sistema Estadual de Patrimônio Cultural (Siepac) e a criação do Sistema Nacional de Patrimônio Cultural”. A mesa vai contar com palestras da superintendente do Iphan-CE, Cristiane Buco; da coordenadora de Monitoramentos do Sistema Nacional de Patrimônio Cultural – Departamento de Articulação, Fomento e Educação – DAFE/Iphan, Simone Kimura; da coordenadora de Patrimônio Cultural e Memória da Secult Ceará, Jéssica Ohara Chuab; e do coordenador de Participação e Articulação Regional da Secult Ceará, Fábio Santiago. Após um breve intervalo, haverá um debate, das 11h às 12h, sobre os assuntos discutidos.
A segunda mesa será realizada das 13h30 às 15h, com o tema “Construindo redes: ações e projetos do Ministério da Cultura (MinC) para a preservação e salvaguarda do Patrimônio Cultural”. Na ocasião, haverá palestra da coordenadora do Escritório do MinC no Ceará, Andrea Vasconcelos; do coordenador do Programa Nacional dos Comitês de Cultura no Ceará, Willian Mendonça; e do coordenador do Programa Agentes Territoriais de Cultura, Aterlane Martins. O debate com o público será realizado das 15h30 às 16h30.
Finalizando a programação da quinta-feira (28), às 16h30 haverá o lançamento do Plano de Salvaguarda das Matrizes Tradicionais do Forró.
Na sexta-feira (29), a programação do evento conta com o credenciamento, das 9h às 9h15, e apresentação da metodologia do Projeto Andanças do Patrimônio, das 9h15 às 9h45. No decorrer do dia, haverá a discussão dos Eixos. No período da manhã, das 9h45 às 10h45, será discutido o Eixo I – Tecendo redes e fortalecendo territórios: a institucionalização do Sistema Nacional de Patrimônio Cultural a partir da gestão participativa e compartilhada. Das 11h às 12h, está prevista a discussão do Eixo II – Patrimônio Cultural para e pelo povo: representatividade, acessibilidade, equidade e democratização.
No período da tarde, das 13h30 às 14h30, será realizada a discussão do Eixo III – Fazendo a Roda Girar: Fomento, Economia do Patrimônio, Trabalho, Renda e Sustentabilidade. E das 14h30 às 15h30, será discutido o Eixo IV – Patrimônio Cultural: caminhos para a promoção do desenvolvimento sustentável e para a proteção e a adaptação frente à emergência climática.
Por fim, às 16h será realizada a leitura final do relatório do evento.
>> Para mais informações sobre a metodologia, os eixos e as diretrizes do Projeto, confira o Caderno Metodológico do evento.
Andanças do Patrimônio
Estimulando a participação social, o Andanças do Patrimônio vai contribuir para a institucionalização do o Sistema Nacional de Patrimônio Cultural (SNPC) e colaborar com a construção participativa do Plano Nacional Setorial do Patrimônio Cultural. O Projeto Andanças é um convite aberto à participação para estabelecer as bases do SNPC, compartilhando e dividindo responsabilidades entre sociedade, setor público e privado. Quanto mais representativa e inclusiva for a escuta, mais alinhados e integrados estarão sociedade, governos e agentes privados na preservação do Patrimônio Cultural.
Percorrendo os 26 estados e o Distrito Federal, o Andanças vai realizar diagnósticos, mobilizar atores, firmar acordos, discutir as competências e divisão de responsabilidades para a gestão e preservação do Patrimônio Cultural. Esse diálogo vai culminar na formulação participativa e democrática do 1º Plano Setorial Nacional de Patrimônio Cultural e na constituição das diretrizes para o Marco Regulatório do sistema, dois documentos fundamentais para o processo de institucionalização se consolidar.
Realização
O Andanças do Patrimônio Ceará é uma realização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com o Governo do do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), via Coordenadoria de Patrimônio Cultural e Memória (Copam) e Pinacoteca do Ceará; do Instituto Mirante de Cultura e Arte; e do Instituto Dragão do Mar.
Serviço
Andanças do Patrimônio no Ceará
Dias 28 e 29 de agosto
Das 9h às 17h
Na Pinacoteca do Ceará
(R 24 de Maio, s/n, Centro — Fortaleza – CE)
28 de agosto de 2025 (quinta-feira)
9h – 9h15 | Credenciamento
9h15 – 9h45 | Abertura institucional
9h45 – 10h45 | Mesa I – Políticas Públicas para a preservação e salvaguarda do Patrimônio Cultural no Ceará: o Sistema Estadual de Patrimônio Cultural (Siepac) e a criação do Sistema Nacional de Patrimônio Cultural
Palestrantes:
Cristiane Buco (Superintendente do Iphan-CE)
Simone Kimura (Coordenadora de Monitoramentos do Sistema Nacional de Patrimônio Cultural – Departamento de Articulação, Fomento e Educação – DAFE/Iphan)
Jéssica Ohara Chuab (Coordenadora de Patrimônio Cultural e Memória da Secult Ceará)
Fábio Santiago (Coordenador de Participação e Articulação Regional da Secult Ceará)
10h45 – 11h | Intervalo
11h – 12h | Debate
12h – 13h30 | Almoço
13h30 – 15h | Mesa II – Construindo redes: ações e projetos do Ministério da Cultura (MinC) para a preservação e salvaguarda do Patrimônio Cultural.
Palestrantes:
Andrea Vasconcelos (Coordenadora do Escritório do MinC no Ceará)
Willian Mendonça (Coordenador do Programa Nacional dos Comitês de Cultura no Ceará)
Aterlane Martins (Coordenador do Programa Agentes Territoriais de Cultura)
15h – 15h30 | Intervalo
15h30 – 16h30 | Debate
16h30 | Lançamento do Plano de Salvaguarda das Matrizes Tradicionais do Forró
29 de agosto de 2025 (sexta-feira)
9h – 9h15 | Credenciamento
9h15 – 9h45 | Apresentação da metodologia do Projeto Andanças do Patrimônio
9h45 – 10h45 | Discussão do Eixo I – Tecendo redes e fortalecendo territórios: a institucionalização do Sistema Nacional de Patrimônio Cultural a partir da gestão participativa e compartilhada
10h45 – 11h | Intervalo
11h – 12h | Discussão do Eixo II – Patrimônio Cultural para e pelo povo: representatividade, acessibilidade, equidade e democratização
12h – 13h30 | Almoço
13h30 – 14h30 | Discussão do Eixo III – Fazendo a Roda Girar: Fomento, Economia do Patrimônio, Trabalho, Renda e Sustentabilidade
14h30 – 15h30 | Discussão do Eixo IV – Patrimônio Cultural: caminhos para a promoção do desenvolvimento sustentável e para a proteção e a adaptação frente à emergência climática
15h30 – 16h | Intervalo
16h00 – 17h30 | Leitura final do relatório