Secult Ceará participa do Fórum Nacional de Secretários de Cultura

21 de agosto de 2025 - 15:31

Gestores estaduais de cultura de todo o País se reúnem para posse de nova diretoria do Fórum e avançam com o diálogo entre os estados, governo federal e demais instituições do setor

Debate com representações de vários estados brasileiros

Entre os dias 20 e 21 de agosto, a Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) marca presença na Reunião Ordinária do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura. Na oportunidade, a Secult é representada pela secretária Executiva de Planejamento e Gestão Interna da Cultura do Ceará, Gecíola Fonseca.

O encontro marca a posse da nova diretoria do Fórum, que passa a ser presidido por Danielle Barros, secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.

A programação também terá reunião conjunta com o Ministério da Cultura (MinC), com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes. O evento acontece em Bonito, no Mato Grosso do Sul, durante o Festival de Inverno da cidade.

Gestão cultural em foco

Durante os dois dias de atividade, gestores estaduais de cultura de todo o País, participam da apresentação do panorama institucional do Fórum, discussão sobre o modelo de contribuição dos estados, atualização do Estatuto e criação de grupo de trabalho para elaboração de propostas.

Além de Danielle Barros, o Fórum passa a ser gerido por Úrsula Vidal (PA), como secretária-geral, e os vice-presidentes regionais Fabrício Noronha (ES), Jan Moura (MT), Valadares Filho (SE), Luciana Casagrande (PR) e Paulo Higo (RO).

Ministra Margareth Menezes e secretária Executiva de Planejamento e Gestão Interna da Secult, Gecíola Fonseca

Gecíola Fonseca destaca a importância do Ceará em participar dos atuais debates nacionais sobre gestão cultural no Brasil.

“A participação da Secult Ceará neste encontro reafirma nosso compromisso com o fortalecimento das políticas públicas de cultura ao nível nacional. O Fórum é um espaço estratégico para compartilhar experiências e avaliar desafios comuns. Nesse sentido, garantimos que a diversidade cultural do Ceará esteja representada e valorizada no diálogo com os demais estados”, avaliou a secretária Executiva de Planejamento e Gestão Interna da Secult.

Como atua o Fórum Nacional

Criado há mais de 40 anos, o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura é uma instância de articulação entre gestores estaduais, governo federal e instituições do setor.

O espaço busca alinhar diretrizes, compartilhar experiências e fomentar ações conjuntas para o desenvolvimento da cultura no país, com ênfase no financiamento cultural, preservação do patrimônio, fomento às artes e fortalecimento das identidades regionais.