Secult participa da Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial

19 de agosto de 2025 - 15:38

Eliezio Jeffry - Ascom Casa Civil - Texto
Lucas Calisto - Ascom Secult - Fotos

Evento foi aberto nesta segunda-feira (18), em Caucaia, reunindo cerca de 200 participantes

Ao som dos tambores e sob as bênçãos dos mais velhos, a V Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial do Ceará (Conepir) foi aberta, na noite desta segunda-feira (18), marcando o primeiro dia de programação. Realizado pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Igualdade Racial (Seir), em parceria com o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Coepir), o evento deste ano tem como tema “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”.

Realizado no Sesc Iparana, em Caucaia, o evento reúne delegados eleitos durante o processo conferencial, realizado entre maio e junho deste ano. Ao todo, foram promovidos 13 encontros, sendo quatro municipais e nove macrorregionais, que resultaram na eleição de 200 representantes de mais de 40 municípios.

De acordo com Zelma Madeira, a V Conepir representa um momento de culminância do processo conferencial no âmbito do estado. “Estamos aqui iniciando a nossa conferência, que trata de um tema muito importante. Nós fizemos 13 conferências e elegemos os delegados que hoje estão aqui, juntamente com nossos conselheiros, para que a gente faça um debate propositivo e uma discussão acerca dos eixos que serão tratados”, explica a titular da Seir.

Entre as atividades da programação da conferência está a aprovação do Plano Estadual da Igualdade Racial, que, durante o período de construção, recebeu mais de 2 mil sugestões. Zelma Madeira também informa que 49 delegados serão eleitos para representar o Ceará na etapa nacional, prevista para acontecer de 15 a 19 de setembro, em Brasília, como mais uma ação resultante da V Conepir. “Esse é um processo que envolve a democracia, que envolve a participação de todos para que possamos construir a igualdade racial no nosso estado”, acrescenta a gestora.

Representando o Ministério da Igualdade Racial, o secretário do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, Clédisson Júnior, participou da cerimônia de abertura. Para ele, a etapa realizada no Ceará tem o papel de mobilizar e orientar o conjunto das etapas estaduais que ainda serão realizadas.

“O Ceará tem um histórico muito importante de mobilização e luta em torno da agenda da Igualdade Racial e, para nós do governo federal, vir a Fortaleza, participar da etapa estadual e acumular os debates que acontecerão aqui ao longo do dia, é fundamental para que possamos aperfeiçoar nossas condições técnicas e políticas para o sucesso da etapa nacional”, afirmou.

A V Conepir é realizada pelo poder público estadual, em parceria com o Coepir. Na presidência do Conselho, Lipe da Silva destaca a importância do evento na busca por direitos. “Esse é um momento ímpar, um momento histórico do movimento negro, dos povos tradicionais, das comunidades de terreiro, dos povos quilombolas e também das comunidades ciganas aqui no Ceará. Enquanto sujeitos políticos, estamos ativamente reivindicando nossos direitos e apontando caminhos: um futuro para a política, para o projeto de país e para o projeto de estado”, afirmou.

Participação social

No evento, estão reunidos cerca de 200 delegados que, além de representarem seus respectivos municípios, também integram movimentos sociais na luta por direitos, como Math Costa, filiado ao Movimento Negro Unificado (MNU). “Estamos aqui para garantir a participação social, a democracia, assegurar a participação de todes que possam agregar. Que a gente consiga avançar nas políticas educacionais, nas políticas de reparação e de justiça social, fortalecendo os grupos minorizados”, disse.

Para Fernando Sanha, do Coletivo dos Africanos no Ceará, o espaço é fundamental para “formulação de políticas públicas que visem à superação do racismo, assim como também forneçam elementos que possam auxiliar nessa formulação da política pública para o Governo do Estado”.

Os temas que serão discutidos na V Conepir correspondem ao tema da dissertação da assistente social Cristiane Motta, fato que a motivou a participar do evento. “”A Conferência desempenha um papel crucial na justiça social, quanto também na promoção da equidade. O evento traz eixos temáticos que correlacionam com a minha perspectiva, pois estou fazendo uma dissertação em relação à violência contra a mulher, na perspectiva de mulher negra”.

Programação

Nesta terça-feira (19), a programação da Conferência segue no Sesc Iparana. Além da apresentação do Plano Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Pepir-CE), também será aberto um momento para debates dos temas. Em seguida, serão formados os Grupos de Trabalho (GTs) para a plenária com deliberações. Por fim, será realizada a eleição dos delegados.