Dragão do Mar anuncia novos acessos durante obras de manutenção e mantém programação cultural ativa
12 de agosto de 2025 - 09:38 #Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura #Dragão Do Mar #Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Ceará
Texto: Ascom Dragão do Mar | Foto: Ana Raquel
Visitantes podem acessar o Centro Dragão do Mar, a partir desta terça-feira (12), pelas ruas José Avelino e Boris. Requalificação da Praça e obras de manutenção continuam em curso
(Foto: Ana Raquel)
O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura – CDMAC, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), anuncia novas rotas de acesso enquanto a requalificação da Praça Almirante Saldanha segue em curso, ao mesmo tempo em que espaços do Dragão do Mar passam por manutenção. O público poderá acessar o complexo cultural pela Rua José Avelino, atravessando a Praça via palco Rogaciano Leite Filho, e também pela Rua Boris, em frente ao Hub Cultural Porto Dragão.
As obras de manutenção programadas do Centro Dragão do Mar seguem em andamento, priorizando o trecho do andar de cima que vai da entrada dos Museus até a passarela do Café Santa Clara. O cuidado com o Dragão do Mar reforça o compromisso do Governo do Ceará com a qualidade dos equipamentos e espaços culturais, a preservação do patrimônio artístico-cultural e o pleno aproveitamento da programação cultural em curso.
As intervenções no CDMAC incluem recuperação das estruturas metálicas da passarela; reestruturação da fachada e teto do Café Santa Clara; pintura de ambientes internos e externos e impermeabilização de lajes, tetos e pisos. Estão em manutenção o Museu da Cultura Cearense – MCC, o Museu de Arte Contemporânea – MAC e o setor da Administração. Paulatinamente – e de forma programada -, a fim de não comprometer a programação cultural em curso, as melhorias chegarão também a outros espaços e blocos integrantes do complexo cultural.
Durante esta fase da manutenção, permanecem temporariamente interditados os acessos pela Entrada dos Museus (Av. Leste Oeste, próximo ao cruzamento Monsenhor Tabosa x Dom Manuel) e pela Av. Pessoa Anta (em frente à CAIXA Cultural Fortaleza), este último por um período de aproximadamente 15 dias
Com ampla e diversificada programação, permanecem abertos ao público o Cinema do Dragão, a Praça Verde, o Teatro Dragão do Mar, a Livraria Substansia, o Café Santa Clara, o Café É uma Fruta, o Anfiteatro Sérgio Motta e o Planetário Rubens de Azevedo, todos com funcionamento regular. As lojas criativas Reticências, PrintShop e Utopia irão funcionar na Multigaleria, que fica na Arena do Dragão, próximo aos cinemas.
“Este é um momento simbólico para o Dragão do Mar e para todos que o frequentam. A reabertura parcial de áreas revitalizadas e as obras de manutenção representam não apenas a entrega de um espaço mais bonito e seguro, mas também o compromisso permanente de preservar este patrimônio que é referência cultural para o Ceará e para o Brasil. Seguimos trabalhando para que o público continue conosco enquanto avançamos nas melhorias”, explica Camila Rodrigues, superintendente do Dragão do Mar.
Cultura e cuidado
Mesmo durante o período de manutenção, o Dragão do Mar segue com sua programação cultural, oferecendo ao público uma agenda diversificada de atrações artísticas e culturais. Em agosto, por exemplo, a Praça Verde recebe, nesta sexta-feira (15), o rapper Djonga. No domingo (17), às 19h, o Dragão do Mar celebra a volta do projeto “Pôr do Som – Música Instrumental no Dragão”, com apresentação gratuita no Anfiteatro Sérgio Motta. O show contará com Tito Freitas, Thesco Carvalho e o pianista cubano José Portillo, acompanhado do baterista Cuca Teixeira.
Já no dia 22, a banda Abayomy, uma das principais representantes do afrobeat brasileiro, apresenta “Abayomy – Luto!” no Anfiteatro Sérgio Motta, também com entrada gratuita. No dia 23, é a vez de Mateus Fazeno Rock, e no dia 30, a banda Cor dos Olhos encerra a programação musical do mês.
No teatro, a programação segue com as séries Teatro da Terça, Quarta do Circo e das Áreas Técnicas e Quinta com Dança, além de estreias e temporadas especiais. Entre os destaques estão “A vida de Lady Godiva”, do Coletivo Arapuca; a celebração de 11 anos do Coletivo Paralelo; Canil, do Grupo Fuzuê; e as temporadas de Medalha de Ouro, O Beijo no Asfalto e Cavucar.
Praça Almirante Saldanha
As obras de requalificação do entorno do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar, seguem em estágio avançado, com 85% dos serviços concluídos. Coordenada pela Superintendência de Obras Públicas (SOP), a intervenção contempla a reforma, revitalização e urbanização das estruturas do local, com o objetivo de impulsionar o turismo e o desenvolvimento socioeconômico da capital.
O projeto também prevê a reorganização do comércio e do trânsito na área, além da criação de um amplo espaço de lazer e convivência para a população. Atualmente, estão sendo finalizadas a instalação da nova iluminação, a pavimentação da praça com piso industrial e a construção do portal de acesso norte. Na etapa final, serão executados o alargamento das calçadas e os serviços de paisagismo e acessibilidade. A entrega total está prevista para agosto, com reabertura parcial de alguns acessos já autorizada ao público.
“O Dragão do Mar é um espaço de encontro, de troca e de pertencimento. Reformar a vizinhança e a Praça Almirante Saldanha é cuidar da nossa memória e preparar o futuro da cultura em Fortaleza. Mesmo com as obras, fizemos questão de manter a programação acontecendo, porque sabemos que a arte não pode esperar. A reabertura parcial dos acessos é um convite para que as pessoas voltem a circular, se encontrar e viver a cidade, enquanto nos preparamos para entregar um espaço ainda mais bonito, acolhedor e vivo para todos”, destaca a secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela.