Secult Ceará completa 59 anos de trabalho e defesa da Cultura na mudança social e geração de renda
9 de agosto de 2025 - 13:46
Há mais de meio século, a secretaria estadual de cultura mais antiga do Brasil formula, promove, gere e assegura o pleno exercício dos direitos culturais da população cearense
Neste sábado (9), a Secretaria da Cultura (Secult), do Governo do Ceará, completa 59 anos de serviços à sociedade. Primeira secretaria estadual de cultura criada no Brasil, o órgão prossegue com a missão de formular, promover, gerir e assegurar o pleno exercício dos direitos culturais da população cearense.
Espaço público reconhecido na vida de várias gerações, a Secult Ceará protege os fazeres, vivências e conhecimentos que moldam nossa identidade. Em 59 anos, acompanhou transformações artísticas e tecnológicas. Hoje, também defende a perspectiva de que a Cultura garante renda e mudança social efetiva.
O investimento em políticas culturais contribui efetivamente para outras áreas como Educação, Segurança, Saúde, Economia, Cidadania e manutenção de direitos constitucionais. Lugar que gera, cuida e emancipa horizontes, a Secretaria acompanha a dinâmica própria e a riqueza de aspectos que formam o fazer cultural do Ceará.
“A Secult Ceará atravessou cinco décadas de existência com o pioneirismo de uma instituição que se consolidou por meio do diálogo fecundo com os fazedores e fazedoras de cultura. É uma Secretaria que atingiu sua maturidade após vivenciar momentos históricos importantes da vida pública do Brasil, traduzidos hoje na efetivação de políticas públicas de fomento, articulação territorial, fortalecimento da economia criativa e investimentos de ponta a ponta do estado, destacou a secretária de Cultura, Luisa Cela.
“Esse trabalho se concretiza por meio da descentralização das ações e da atuação de nossos equipamentos culturais, que contribuem para o processo de democratização do acesso à cultura. Além disso, temos desenvolvido programas e iniciativas como o Prosiec, a transferência Fundo a Fundo, que fortalece o nosso Sistema Público Estadual de Cultura, e a execução de orçamentos relevantes advindos da PNAB e da LPG, garantindo mais capilaridade e impacto às políticas culturais”, completou Luisa Cela.
Avançando o Sistema Estadual de Cultura
A partir da Secult Ceará, gestores, agentes, comunicadores e representantes da cultura de todo o estado, uniram esforços para debater gestão pública, fortalecer as redes de cooperação e impulsionar o Sistema Nacional de Cultura no território cearense. 16 Encontros Regionais foram realizados ao longo deste ano.
Percorremos os 184 municípios e 14 macrorregiões do estado. Foi o momento de ouvir quem atua na ponta. Do gestor ao campo cultural, ou seja, nossa gente que faz arte acontecer nos territórios.
A união de gestores e gestoras municipais para este evento evidencia consolidação gradativa do novo Programa de Fortalecimento do Sistema Estadual de Cultura (Pro-SIEC). Com a colaboração de cada município, o campo cultural avança na estruturação do Sistema Nacional de Cultura.
Internacionalização da arte cearense
Divulgamos e conectamos nossa Cultural por Brasil e terras estrangeiras. Percorremos nações como Alemanha, Cabo Verde, Colômbia, França, Portugal e México. A circulação das artes e da criatividade cearense reforça importantes parcerias do Governo do Ceará, por meio dos espaços públicos de cultura.
Em 2025, a Secult Ceará amplia a internacionalização da cultura durante a programação do “Temporada Brasil-França 2025”. Desenvolvemos iniciativas que projetam nomes locais da sétima arte na França. São os projetos “La Factory” e “Porto MIS CinéFabrique”.
Cinema cearense é destaque
A partir da Secult, os investimentos do Governo do Ceará fortalecem vários setores do nosso mercado. No Audiovisual, apoiamos a formação de profissionais para o setor e a produção dos filmes.
Garantir o Fomento e ampliaremos a rede de cinemas públicos com mais 6 salas no interior do estado. O resultado é que nosso Cinema circula e ganha aplausos em importantes festivais pelo mundo!
Os filmes produzidos por nossos talentos revelam nossa geografia e jeito de ser. Eternizam a identidade cearense. E agora temos o streaming Siará+. A primeira plataforma de audiovisual dedicada a divulgar os filmes da Terra!
A Bienal das Bienais!
Em um tempo em que o estímulo à leitura se torna cada vez mais necessário e desafiador, a XV Bienal Internacional do Livro do Ceará cumpriu, com brilho, o papel de celebrar a literatura, formar novos leitores e reafirmar o poder transformador dos livros.
Com mais de 450 mil visitantes, recorde de vendas e programação plural com mais de 600 atividades, o evento celebrou a leitura como ferramenta de transformação e homenageou a força feminina na literatura com o tema “Das fogueiras ao fogo das palavras: mulheres, resistência e literatura”.
Festival Mi celebra 20 anos
Com duas décadas de ação, o Festival Música na Ibiapaba reafirmou o propósito inicial de aprimorar e desenvolver a cultura musical, promover diálogos e a troca de saberes, além de revelar novos talentos e valorizar instrumentistas, compositores e técnicos da cadeia produtiva da música no Ceará e no Brasil.
Esta edição reuniu 700 alunos em 76 oficinas, ministradas por 40 professores. Ao longo da semana, além das atividades formativas, ocorreram shows diários de artistas locais e nacionais, estudantes e professores das oficinas.
Tradições e festas da nossa gente
Este ano, o 25º São João do Ceará contou com 21 etapas regionais espalhadas pelo estado e culminou numa grande final em Aracati, entre os dias de 17 e 20 de julho. O Festejo celebrou a cultura nordestina, valorizando a tradição junina, a economia criativa e o turismo cultural.
Valorizamos e defendemos a sabedoria popular com a Política dos Mestres da Cultura. Por meio da Coordenadoria de Patrimônio Cultural e Memória (Copam), o edital dos Tesouros Vivos da Cultura 2024 selecionou 12 novos Mestres e Mestras, dois grupos e uma coletividade.