Jandira Feghali lança livro sobre o poder transformador da Cultura em Fortaleza

7 de agosto de 2025 - 10:20

A deputada federal estará na noite do dia 14 de agosto na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) para fala e sessão de autógrafos.Crédito: Editora Oficina Raquel

Seguindo sua itinerância de eventos, chega a vez da capital cearense sediar o lançamento do livro “Cultura é poder”, da deputada federal Jandira Feghali na quinta-feira, 14 de agosto, a partir das 18h, na Biblioteca Pública Estadual do Ceará. O evento é gratuito e aberto ao público, com acesso sujeito à capacidade do local e à ordem de chegada. O encontro contará com a presença do cineasta cearense Rosemberg Cariry, marcando uma noite de destaque na cena cultural de Fortaleza. O livro estará à venda no evento pela Livraria Substância. O evento será transmitido ao vivo pelo canal do Youtube da Bece

No livro, Feghali expõe uma visão integral da cultura, considerando tanto suas dimensões antropológica e política, quanto o potencial econômico desta que é uma de nossas principais riquezas. A autora se vale de sua atuação como parlamentar e de sua experiência como Secretária Municipal de Cultura na cidade do Rio de Janeiro para demonstrar que a gestão democrática e inclusiva da vida cultural pode se converter em um instrumento poderoso de transformação.

Jandira mergulha em décadas de experiência legislativa e de gestão para construir uma análise abrangente da cultura brasileira, tratando-a como ferramenta central na luta por justiça social, identidade nacional e desenvolvimento. Cultura É Poder propõe uma discussão profunda sobre como o setor cultural pode — e deve — ser motor de emancipação social e fortalecimento econômico.

Com uma abordagem que une a perspectiva antropológica à política, a autora revisita o processo de formação cultural do Brasil, marcado por opressões históricas e apagamentos. A autora destaca como as políticas culturais, quando geridas de forma democrática e inclusiva, podem transformar realidades, gerar emprego, preservar memórias e ampliar o acesso à cidadania.

“O livro é também um manifesto por um país mais justo, onde a diversidade cultural seja reconhecida como valor central e estratégico”, diz a jornalista Hildegard Angel, que endossa a importância da publicação: “Ninguém mais qualificada e experiente do que Jandira para afirmar que cultura é poder”.

A obra percorre o caminho da cultura como direito, como patrimônio vivo e como vetor de políticas públicas que dialogam com os desafios da desigualdade, do racismo e da exclusão. Mais do que uma análise teórica, Cultura É Poder é um chamado à ação.

SERVIÇO

Lançamento do livro Cultura É Poder, de Jandira Feghali
Data: 14 de agosto de 2025, quinta-feira
Horário: 18h
Entrada: Gratuita, sujeito à capacidade do local e à ordem de chegada.

Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Av. Pres. Castelo Branco, 255 – Centro, Fortaleza/CE)
Acessível em Libras

Livro “Cultura é Poder”, de Jandira Feghali
202 páginas. Editora Oficina Raquel. Valor: R$ 72,00