Aula gratuita promovida pelo Museu Ferroviário discute os desafios da educação museal no Brasil nesta sexta (8)

7 de agosto de 2025 - 12:04 # # # #

Texto: Ascom Museu Ferroviário Estação João Felipe

Aberta ao público, apresentação de museóloga baiana Mona Nascimento inaugura as atividades do Curso Básico de Educação Museal

Pesquisadora baiana Mona Nascimento chega ao Ceará para aula gratuita no Museu Ferroviário (Foto: Nti Uirá)

O panorama histórico e os desafios atuais da educação museal no Brasil são tema da Aula Inaugural do Curso Básico de Educação Museal, formação gratuita realizada pelo Museu Ferroviário Estação João Felipe — espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante. A atividade será conduzida pela museóloga e pesquisadora baiana Mona Nascimento e propõe refletir sobre os caminhos percorridos pela Política Nacional de Educação Museal (PNEM), os dados da Pesquisa Educação Museal Brasil (PEMBrasil) e as implicações desses processos na construção de políticas públicas para o setor. Aberta ao público, a aula acontece no auditório da Kuya – Centro de Design do Ceará na tarde desta sexta-feira (8).

Com o tema “Desafios da Educação Museal no Brasil: um panorama da PNEM à PEM e novamente à PNEM”, a aula promove um olhar crítico sobre o lugar da educação nos museus brasileiros, ressaltando a importância de práticas elaboradas de forma coletiva. A apresentação será transmitida no canal do YouTube do Museu Ferroviário (link) e conta com interpretação em Libras.

Mona Nascimento chega ao Ceará para ministrar a Aula Inaugural e o primeiro módulo do Curso Básico de Educação Museal ofertado pelo equipamento. Museóloga com 15 anos de atuação no campo da educação museal, a profissional reúne experiência em produção teórica, prática e elaboração de políticas públicas para o setor. Doutoranda em Cultura e Sociedade pela UFBA, é mestre em Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana e especialista em Políticas e Gestão Cultural pela UFRB. Pesquisadora plena do Observatório da Economia Criativa (OBEC), integra ainda o Comitê Gestor da Rede de Educadores em Museus do Brasil como representante titular da região Nordeste; compõe a Rede de Educadores em Museus da Bahia e atua como conselheira do Conselho Federal de Museologia (gestão 2023–2025).

Curso Básico de Educação Museal


Museu Ferroviário (Foto: Marilia Camelo)

Formação gratuita voltada a pessoas interessadas em museus, memória, cultura e patrimônio, o Curso Básico de Educação Museal é uma realização do Museu Ferroviário Estação João Felipe. A capacitação será presencial, com 32 horas distribuídas em oito encontros aos sábados entre agosto e setembro deste ano, e oferece uma bolsa de R$ 600 para as 20 pessoas selecionadas. As inscrições ocorreram entre 14 e 20 de julho, com reserva de 70% das vagas para pessoas negras; travestis, transexuais, transgêneres e não bináries; pessoas com deficiência; e pertencentes a comunidades tradicionais.

O conteúdo divide-se em quatro módulos, com os seguintes temas e facilitadores: Introdução à Educação Museal, com Mona Nascimento; Museus, Comunidades e Diversidade, com Hannah Mariah; Mediação Cultural e Ação Educativa, com Ícaro Souza; e Prática e Projeto Educativo, com Laris Moraes.

Aula Inaugural do Curso Básico de Educação Museal “Desafios da Educação Museal no Brasil: um panorama da PNEM à PEM e novamente à PNEM”, com Mona Nascimento

Quando: sexta, 08.08, a partir das 13h
Onde: Kuya – Centro de Design do Ceará (R. Sen. Jaguaribe, 323 – Moura Brasil)
Gratuito e aberto ao público
Mais informações em instagram.com/museuferroviariojoaofelipe