Com apoio da Secult, escritora Efigênia Alves lança o livro “Verbos maduros e de vez – e outros poemas” nesta sexta-feira (8)

5 de agosto de 2025 - 09:51 # # #

A escritora, narradora oral e professora, Efigênia Alves lança seu primeiro livro de poemas, “Verbos maduros e de vez – e outros poemas” nesta sexta-feira (8), às 18h30, no IFCE Campus Jaguaribe. A programação também contará com instalação, sarau com os poemas da obra, música e bate-papo com a autora.

Verbos maduros e de vez e outros poemas

O livro “Verbos maduros e de vez – e outros poemas” da autoria de Efigênia Alves é o seu primeiro de livro de poesias, aprovado no XIII Edital Ceará de incentivo às artes, da Lei Paulo Gustavo, da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult CE). Os poemas versam sobre diferentes temas, indo da subjetividade para o social, com uma linguagem aguda e perspicaz, que vai “tangendo” a alma para os sertões de dentro. Nas palavras do poeta Francisco Orban, que prefaciou o livro: “O Nordeste, que a cada momento nos surpreende com uma nova safra de escritores e poetas, já tem um lugar reservado para Efigênia Alves entre seus pares.”

Sobre Efigênia Alves

Efigênia Alves é escritora, narradora oral, professora do IFCE e palestrante. Com 18 livros publicados e sete premiados, ela tem se dedicado à literatura, realizando pesquisas, fazendo mediação de leitura e promovendo eventos literários. É doutora e mestre em Literatura Comparada pela UFC, pertence ao Coletivo Ao Pé da Letra (UECE), faz parte da AJEB-Seção Ceará, do Coletivo de Escritoras de Literatura Infantil e Juvenil do Ceará– Lamparinas e pertence à Rede de Contadores de Histórias do Ceará. Foi consultora em ensino de literatura no Ceará, Sergipe, Amapá e Piauí.

Este projeto é apoiado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar n. 195/2022).