Seminário “Raízes do Amanhã” marca as primeiras ações do Projeto Kariri Criativo

4 de agosto de 2025 - 10:36 # # # #

Evento reúne especialistas, gestores e agentes culturais para debater o futuro da economia criativa no Cariri e apresentar iniciativas voltadas ao desenvolvimento cultural sustentável da região. Inscrição gratuita no site: www.kariricriativo.com

Centro Cultural do Cariri (Foto: Samuel Macedo)

O Centro Cultural do Cariri, situado no município do Crato (CE), realiza nesta quinta-feira, 7 de agosto, o seminário “Raízes do Amanhã”. Com início às 8h, a programação se estende ao longo de todo o dia, reunindo representantes de diversos setores da sociedade para debater o fortalecimento da economia criativa na região do Cariri. Para participar da programação, basta realizar inscrição gratuita no site do evento: www.kariricriativo.com

A cerimônia de abertura contará com a presença da Ministra da Cultura do Brasil, Margareth Menezes, e da Secretária da Cultura do Ceará, Luísa Cela, que vai apresentar o Calendário de Ações do Kariri Criativo. O projeto, com duração prevista de quatro anos, adota um modelo de desenvolvimento em rede, pautado na inclusão e no protagonismo de agentes culturais e criativos locais.

Durante o evento, será firmado o Pacto Kariri Criativo, uma aliança entre os governos federal e estadual, prefeituras, universidades e a sociedade civil. O objetivo é construir coletivamente políticas públicas que impulsionem a cultura e promovam práticas criativas e sustentáveis na região.

A programação também inclui o lançamento de iniciativas estratégicas de alcance nacional. Um dos destaques será a Mesa Magna, com a participação do Secretário de Fomento e Incentivo à Cultura, Henilton Menezes, que apresentará o projeto Rouanet Nordeste – Maior edital desde sua criação em 2023 que contará com investimento de R$ 40 milhões para estimular o crescimento de emprego e renda –, e da Secretária de Economia Criativa do Ministério da Cultura, Cláudia Leitão, que vai detalhar o programa Nordeste Criativo | Brasil Criativo.

Também integram a Mesa Magna, a Andrea Guimarães, Diretora de Desenvolvimento da Economia Criativa; Deryk Santana, Diretor de Políticas para Trabalhadores da Cultura e da Economia Criativa; Luiz Antônio Gouveia de Oliveira, Diretor de Desenvolvimento de Territórios Criativos da Secretaria de Economia Criativa; e Odecir Costa, Diretor de Fomento Indireto da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura.

Com uma programação diversa e propositiva, o seminário tem como foco estimular o diálogo entre gestores públicos, artistas, agentes culturais, pesquisadores, instituições de ensino e representantes do setor financeiro. A proposta é promover trocas de experiências e reflexões que articulem os saberes tradicionais do Cariri com as inovações tecnológicas contemporâneas.

Oficina e Pensa Kariri

No período da tarde, a programação segue com atividades paralelas no Centro Cultural do Cariri. Às 13h, inicia a Oficina Rouanet Nordeste, com foco nos aspectos técnicos e operacionais dos mecanismos de incentivo à cultura, que será ministrada pelo Diretor de Fomento Indireto da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura, Odecir Costa.

De forma simultânea, estarão acontecendo três mesas temáticas, chamada de Pensa Kariri, no qual cada mesa vai abordar questões estratégicas para o desenvolvimento da economia criativa. No Pequeno Palco, acontece a mesa “Como democratizar o acesso ao fomento e financiamento de mercados criativos?”, mediada por Henilton Menezes, (SEFIC/MinC), com participação de representantes de instituições financeiras: Adriane Velloso (Caixa Econômica Federal), Luciane Gorgulho (BNDES), Paula Sayão (Banco do Brasil) e Valdir Machado Neto (Banco do Nordeste). Na Sala de Vidro, será debatido o tema “Como a criatividade transforma o aprender e o ensinar?”, sob a mediação de Deryk Santana (MinC), com contribuições de Cacau Lopes Silva (Itaú Educação e Trabalho), João Alegria (Fundação Roberto Marinho), Lucinha Rodrigues (Secult-CE) e Isadora Rodrigues (UFCA).

Já na Sala de Formação, a mesa “Como conectar mercados criativos aos ciclos de sustentabilidade socioambiental e econômica?” será conduzida por Andrea Guimarães, (MinC), e contará com a presença de Joaquim Cartaxo (Sebrae/CE), Márcia Rollemberg (MinC), Vanessa Moreira (Secult-CE) e Georgia Nicolau (Instituto Procomum), que discutirão alternativas sustentáveis para os ecossistemas criativos.


Margareth Menezes, Henilton Menezes, Cláudia Leitão e Luisa Cela

Encontros com convidados

Também à tarde, a partir das 17h30, ocorreram três encontros simultâneos em diferentes espaços do evento. Na Sala de Formação, acontecerá o “Encontro dos Secretários Estaduais de Cultura do Nordeste – Consórcio Nordeste Criativo”. A mediação será feita por Cláudia Sousa Leitão (MinC), Glauber Piva (Consórcio Nordeste) e Anna Karine Gurgel (Consórcio Nordeste). O encontro contará com a participação da Câmara Temática de Cultura do Consórcio Nordeste, composta por Secretários de Estado e/ou seus representantes.

Já na Sala de Vidro, ocorrerá o “Encontro de Observatórios para o Desenvolvimento de Territórios Criativos (REDEOBEC)”. A mediação ficará a cargo de Luiz Antônio Gouveia de Oliveira (MinC). Participam deste encontro representantes da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Regional do Cariri (URCA), Instituto Federal do Ceará (IFCE) – Campus Crato, Juazeiro do Norte e Cedro, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Observatório da Economia Criativa da Bahia (OBEC-BA), Observatório da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Observatório Itaú Cultural, Observatório da Indústria – FIEC e Observatório da Diversidade Cultural.

No Pequeno Palco, será realizado o “Encontro com Patrocinadores”, com mediação de Andrea Guimarães (MinC). Estarão presentes representantes do Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Petrobras, ENGEA, SERPRO, Caixa Econômica Federal, Transpetro, estatais parceiras, SESIs estaduais, membros da SECOM, além de líderes e representantes de instituições como Fundação Itaú Cultural, Santander, CNIC, Nubank, Instituto Cultural Vale, CSN, Shell Brasil, Instituto Neoenergia, Fundação ArcelorMittal, Instituto EDP, Hyundai, CMPCRS e Instituto John Deere.

Programação – Dia 8 de agosto

O seminário “Raízes do Amanhã” continua na sexta-feira, 8 de agosto, com uma agenda ampliada e a participação de novos convidados de destaque nacional, no Centro Cultural do Cariri. O objetivo é aprofundar os debates iniciados no primeiro dia e consolidar o compromisso com uma cultura viva, diversa e voltada para o futuro do Cariri.

Das 9h às 11h da manhã, quatro mesas temáticas ocorrerão simultaneamente. Na Sala de Vidro, será realizada a mesa “Como desenvolver territórios criativos?”, que contará com a participação de Danylo Aguiar (Cariri Paraibano), Edceu Barboza (Casa Ninho), Hévila Ribeiro (Memórias de Juazeiro) e Renata Gamelo (RECRIA/PE). O momento vai contar com mediação de Luiz Antônio Gouveia de Oliveira (MinC).

Já na Sala de Formação ocorrerão as mesas “Como proteger a criação sem limitar a colaboração?” com participação de Cecília Rabelo (IBDCULT), Ilana Rodrigues Jardim (MinC), Marcos Wachowicz (UFPR) e Ivina Passos (Ato Marketing Cultural), que será mediado por Deryk Santana (MinC) e sobre “Como fortalecer comunidades criativas para agir nas redes a partir de uma governança compartilhada?”, com Saulo Barreto (The Human Project), Valéria Carvalho e Verônica Carvalho (Terreiro das Pretas), Karina Zapata (Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano) e Veridiane Rosa (Memórias do Compra Fiado) sob mediação de Paulo Victor Feitosa (Quitanda Soluções Criativas).

No pequeno palco, ocorrerá a mesa “Como os dados podem revelar o potencial da economia criativa no território?” com mediação de Cláudia Sousa Leitão (Secretária de Economia Criativa – MinC) e participação de José Márcio Barros (Observatório da Diversidade Cultural), Daniele Canedo (Observatório Economia Criativa da Bahia), Luciana Campos (Itaú Cultural) e João Luiz de Figueiredo (ESPM).

Encontros com convidados e Kariri Labs

Logo depois da mesa, vai ocorrer na Sala de Vidro do Centro Cultural do Cariri, um encontro entre organizações educacionais voltadas à formação para a cultura e a economia criativa. Com mediação de Deryk Santana (MinC), o momento reunirá representantes de diversas instituições que atuam na interseção entre educação, cultura e desenvolvimento criativo. Entre os participantes confirmados estão um representante da Secretaria da Educação do Ceará (SEDUC-CE); Rejane Bezerra, consultora em políticas educacionais da Universidade Estadual do Ceará (UECE); Cacau Lopes, do programa Itaú Educação e Trabalho; João Alegria, representante da plataforma Co.liga – Escola Virtual de Economia Criativa; e Dane de Jade, do BEATOS – Pontão de Cultura.

À tarde, ocorrerá das 14h às 18h, o Kariri Labs, que são laboratórios de cocriação e experimentação artística em várias linguagens, que serão realizados em diversos espaços do Cariri. Haverá formação na linguagem de música (Na Vila da Música Monsenhor Padre Ágio com Davi Bandeira), de Artes Cênicas (Na Casa Ninho com Edceu Barboza), de Gastronomia (Na Uninassau com Indra Nunes), de Audiovisual (Na Escola de Saberes Daniel Walker com Bárbara Matias Kariri), de Design (Na Escola de Saberes Daniel Walker com Estúdio Munganga), de Moda (No Centro Cultural Banco do Nordeste com Penha Ribeiro) e de Artesanato (Na Casa de Saberes de Barbalha com Dinha Fonsêca).

A programação encerra com mais dois encontros no Pequeno Palco do Centro Cultural do Cariri, dedicados à articulação de políticas públicas para a cultura e a economia criativa, com mediação de Cláudia Sousa Leitão, secretária de Economia Criativa do Ministério da Cultura (MinC). O primeiro, das 15h às 16h, vai reunir secretários municipais de Cultura do Território Kariri Criativo e o segundo, das 16h às 18h, com os secretários estaduais de Cultura do Nordeste, com foco na apresentação do Programa Nordeste Criativo.

A realização do Programa Kariri Criativo é viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com patrocínio do Banco do Nordeste, e executada pela Quitanda Soluções, em parceria com o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult-CE). A iniciativa conta ainda com o apoio de universidades, observatórios de economia criativa e organizações culturais de todo o país.

SERVIÇO

Seminário Raízes do Amanhã – Lançamento do Programa Kariri Criativo

Data: 7 e 8 de agosto
Horário: A partir das 8h
Local: Centro Cultural do Cariri – Av. Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes, 1 – Gizélia Pinheiro (Batateiras), Crato (CE)
Inscrições gratuitas: www.kariricriativo.com