Com apoio da Secult, Teatro da Boca Rica promove ações formativas e espetáculos sob o tema teatro, mito e autismo com Bienal de Teatro e Cultura Infância em cinco cidades do estado
4 de agosto de 2025 - 08:38 #PNAB #PNAB CEARÁ #Teatro
Texto: Assessoria de Imprensa BITCE 2025
Aracati, Cascavel, Eusébio, Fortaleza e Trairi são as cidades que vão receber as atividades artísticas e formativas gratuitas. As inscrições para as residências artísticas podem ser feitas por meio de formulário disponível na bio do Instagram Teatro da Boca Rica
“Onde está Borondongo?” de Rosana Lopez (Argentina) e Cia A Alma em Um Fio – Marionetes e Miniaturas (Argentina). Foto divulgação
O Teatro da Boca Rica realizará dois projetos que têm como tema comum artes e autismo. A Bienal de Teatro nesta edição abordará “Teatro, Mito, Autismo: Confluências”, e o Cultura Infância, o tema “Afetos, autismos, Artes: o que pode a arte?”. Com acesso gratuito, ambos os projetos vão abranger as cidades de Aracati, Cascavel, Eusébio, Fortaleza e Trairi, promovendo ações formativas e artísticas entre os meses de agosto e novembro de 2025.
BITCE 2025
Criada em 2017, a BITCE – Bienal Internacional de Teatro do Ceará se consolidou como um espaço de reflexão e promoção da diversidade nas artes cênicas, conectando a cultura cearense com as cenas nacionais e internacionais. Ao longo de seus oito anos ininterruptos — incluindo edições on-line durante a pandemia, em 2020 e 2021 — a BITCE tem promovido o encontro entre artistas, linguagens e territórios.
A programação da BITCE teve início em maio de 2025 e segue até maio de 2026. Ao longo desse período, serão realizadas 30 apresentações de espetáculos. Desses, 6 são de grupos estrangeiros, 14 de outros estados brasileiros e 12 do Ceará, representando quatro países (Argentina, França, Itália e Portugal) e sete estados do Brasil (Acre, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo). Ao todo, cerca de 300 profissionais — entre professores, artistas e técnicos — e 20 grupos e companhias teatrais vão participar das atividades.
A partir de agosto a programação inclui 12 espetáculos de artes cênicas; quatro multirresidências criativas abordando o tema desta edição; e um livro de pensamento, registro e memória da BITCE escrito por autistas, artistas, pesquisadores, professores, convidados, participantes das residências e da BITCE em geral, também abordando o tema desta edição. As ações vão ocorrer em cinco cidades cearenses: Aracati, Cascavel, Eusébio, Fortaleza e Trairi.
A programação inicia com as Multirresidências Criativas que serão ministradas por artistas convidados da França, Itália e da Argentina, com formações que abordam temas como teatro, mito, corpo, voz e criação e manipulação de bonecos com fio. A primeira será em Fortaleza, sobre “Teatro e Mito”. Pentesileia, a rainha das amazonas. Corpo trágico e corpo mítológico”, conduzida pela diretora, atriz e professora italiana, e radicada na França, Glória Paris, e pelo ator francês Bruno Fleury, de 3 a 5 de agosto no Theatro São José. Depois, será em Aracati, no Theatro Francisca Clotilde, sob o mesmo tema e professores criadores, de 10 a 12 de agosto. Já a artista argentina Rosana Lopez vai ministrar a Multirresidência “Alma em um fio: criação e manipulação de boneco com fio” em duas cidades: a primeira em Fortaleza, de 2 a 4 de setembro, e a segunda em Trairi, de 7 a 9 de setembro.
Já as dez apresentações gratuitas dos Espetáculos Cênicos ocorrerão nas seguintes datas e locais: serão três espetáculos definidos pelos agentes de cada cidade parceira, por meio da Secretaria de Cultura – Aracati (dia 9/8), Cascavel (16/9) e Trairi (10/10). As outras seis apresentações serão realizadas por convidados internacionais e nacionais e grupos/artistas cearenses selecionados pela curadoria do BITCE, até novembro. Rosana Lopez (Argentina) e Cia A Alma em Um Fio – Marionetes e Miniaturas (Argentina) apresentarão “Onde está Borondongo?” em Trairi (10/9) e Aracati (13/9); Tania Alice (Rio de Janeiro) e Gilson Mota (Rio de Janeiro) o “Ensine-me a fazer arte” em Aracati (20/9) e Eusébio (25/9); e o Caio Picarelli (Rio de Janeiro) a peça “Antígona: um solo em três atos” em Trairi (11/10) e Cascavel (16/10).
Cultura Infância
Já o projeto Cultura Infância busca contribuir para o desenvolvimento de crianças dentro do espectro do autismo (TEA) por meio da experimentação em artes, do estudo e o intercâmbio de experiências bem-sucedidas que integrem cultura, artes e os direitos da pessoa autista. Para isso, será realizado um seminário on-line com o tema “Afetos, Autismos, Artes. O que pode a arte?”, três residências criativas e três experimentos cênicos, estes dois últimos em quatro municípios: Aracati, Cascavel e Trairi.
A programação tem início com os Experimentos Cênicos de artistas convidados do Rio de Janeiro, trazendo uma série de ações voltadas à arte, saúde e inclusão. A primeira é sobre “Poéticas do cuidado: performance, relação, participação” com Tania Alice (De 17 e 19/9, em Cascavel); depois tem “Introdução ao Teatro de Sombra” com Gilson Mota (De 22 a 24/9, em Aracati); e encerrando esta ação, haverá “Butô e as metamorfoses do corpo” com Caio Picarelli (De 13 a 15/10, em Cascavel).
Antes de realizar o experimento cênico, na primeira quinzena de outubro, Caio Picarelli vai abordar sobre “Objetos relacionais, movimento e estabilização sensorial na neurodivergência”, nas Residências Criativas em Trairi (De 8 a 10/10), abrindo a programação desta ação. No mês seguinte, as residências seguem com mais dois temas. São eles: “Partilhas afetivas entre palhaços e autistas” com a carioca Cristiane Muñoz (De 17 a 19/11, em Cascavel) e “Investigações sobre uma pedagogia dos silêncios: narrativas, performance e cuidado de si” com a paulista Fabricia Eliane (De 24 a 26/11, em Trairi)
Em paralelo a essas duas ações, durante três dias de outubro vai estar acontecendo o Seminário On-line com o tema “Afetos, Autismos, Artes. O que pode a arte?”. No dia 16, com a participação da idealizadora do BITCE e Cultura Infância e doutora em Artes Cênicas (UFBA), Rejane Reinaldo; da doutora em Educação (Unicamp) Anamaria Fernandes (Minas Gerais); do Pós-doutorado em Filosofia pela Universidade de Potsdam-Alemanha Charles Feitosa (Rio de Janeiro); e da atriz, diretora e pesquisadora de teatro e autismo, Giovanne de Salles (Santa Catarina);
Já no dia 17, será com a advogada, vice-presidente da Comissão da Pessoas Autista da OAB-CE, pesquisadora de direitos do autista e mãe atípica, Cleuba Lemos (Ceará), a atriz, palhaça, escritora, palestrante e consultora de acessibilidade Cristiane Muñoz (Rio de Janeiro) e a narradora de histórias, performer e artista educadora Fabrícia Eliane (São Paulo). No dia 18, o encerramento do seminário contará com a presença do educador e ator Alex Ferreira e seu filho autista Gabriel Ferreira (Ceará), do ator, diretor e professor, doutorando e Mestre em Artes Cênicas, Caio Picarelli (Rio de Janeiro) e da artista-pesquisadora Tania Alice (Rio de Janeiro).
Inscrição para os seminários
Podem se inscrever para as ações formativas dos projetos Bitce e Cultura Infância, o público em geral das cidades contempladas, artistas de artes cênicas (teatro, dança, circo, ópera, música), autistas adultos e jovens acompanhados de profissionais ou familiares (Suporte 1), profissionais da saúde e da educação, da assistência social, familiares de pessoas autistas, estudantes de artes, filosofia, antropologia, sociologia, literatura, psicologia, cujo interesse abranja as artes cênicas e suas transversalidades e neurodiversidade (autismo), o livre exercício, a experimentação e a criação.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio de formulário disponível na bio do Instagram Teatro da Boca Rica (https://www.instagram.com/teatrodabocarica/).
Os projetos Bienal Internacional de Teatro do Ceará (BITCE) e Cultura Infância contam com a realização da Associação Educativa Cultural Teatro da Boca Rica, em parceria com a Academia Cearense de Teatro. Tem o Apoio do Governo Federal, Ministério da Cultura e Governo do Estado do Ceará, Secretaria da Cultura por meio da Política Nacional Aldir Blanc – PNAB. Conta com a Parceria das prefeituras do Aracati, Cascavel, Eusébio, Fortaleza – através da Vila das Artes e do Theatro São José – e Trairi.
SERVIÇO
BITCE 2025
Multirresidências Criativas – Fortaleza (3 a 5/8 e 2 a 4/9), Aracati (10 a 12/8) e Trairi (7 a 9/9). Espetáculos Cênicos – Aracati (dia 9/8, 13/9 e 20/9), Cascavel ( 16/9 e 16/10) Eusébio (25/9), e Trairi (10/9, 10 e 11/10).
Cultura Infância
Experimentos Cênicos – Aracati (22 a 24/9), Cascavel (17 a 19/9, 13 a 15/10). Residências Criativas – Trairi (De 8 a 10/10 e 24 a 26/11) e Cascavel (17 e 19/11). Seminário On-line com o tema “Afetos, Autismos, Artes. O que pode a arte?” – (De 16 a 18/10).
Teatro da Boca Rica – Rua Tenente Benévolo, 1408, Meireles. Instagram: @teatrodabocarica Contato: teatrodabocarica@gmail.com