Programa Baila Comigo comemora dois anos no palco da Estação das Artes

30 de julho de 2025 - 11:01 # # # # #

Texto: Ascom estação das Artes | Fotos: Thiago Matine

O primeiro fim de semana de agosto conta com programação de reggae, uma nova edição da Feira Mais Vinil e oficinas infantisBaila Comigo (Foto: Thiago Matine)

A Estação Férias chegou ao fim, mas agosto tem programação para todo mundo seguir curtindo na Estação das Artes — espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante.

O fim de semana começa na sexta-feira (1), com a edição especial de dois anos do programa Baila Comigo. A programação segue no sábado (2) com o reggae do projeto Na Ponta da Agulha e oficina de impressão botânica realizada pelo Mercado AlimentaCE. A Feira Mais Vinil volta para a Gare no domingo (3).

Baila Comigo celebra dois anos com bingo, bailarinos e talco no salão

Nesta primeira sexta-feira do mês, a Estação das Artes promove o Baila Comigo. Já são 22 edições e cerca de 10 mil pessoas alcançadas em dois anos de programa. Nomes do forró cearense como Luizinho Calixto, Diana Franco, Clementino Moura Filho e Dedim Gouveia Jr. já subiram no palco da Estação e colocaram muita gente para dançar, especialmente os idosos do bairro Moura Brasil, para quem o programa foi especialmente pensado.

A celebração dos dois anos de Baila Comigo contará com a presença do sanfoneiro Zé Bandeira, a partir das 18h, esquentando o salão com os clássicos mais dançantes do forró.

Em seguida, às 20h30, Forró do Tom traz um repertório com músicas autorais e os sucessos do forró nacional. Com bailarinos, talco no chão e bingo, a festa promete diversão para todas as idades. Os shows contam com interpretação em Libras.

Reggae e oficina de impressão botânica compõem a programação de sábado


Oficina de Impressão Botânica (Foto: Thiago Matine)

No sábado (2) pela tarde, das 15h às 17h, acontece a Oficina de Impressão Botânica – Cultura alimentar, memória e brincadeira, no bistrô do Mercado AlimentaCE. A atividade trabalha com a criatividade e o sensorial do público, que vai poder experimentar como produzir estampas e desenhos em tecidos a partir da natureza. O momento é voltado para pessoas de 16 a 45 anos e será conduzido com Suel Silva, Matheus Henrique e Raissa Rayz. São 20 vagas a serem preenchidas via forms.

Às 17h30, é a vez do projeto Na Ponta da Agulha, que desde 2008 traz a discotecagem de reggae direto do vinil. Há 17 anos na cena, o grupo realiza a edição especial de aniversário no palco da Estação, com convidados especiais da cena cultural da cidade: Irie Connection, Indira Marley, Doren, Granjah Roots, Resistência Roots e Doren.

Domingo na Estação (3) terá Feira Mais Vinil, oficina e música

No domingo, de 10h às 13h, acontece a oficina infantil “Meu Primeiro Livro”. Nela, as crianças vão poder criar livros a partir de dobras e colagens, além de ilustrar suas histórias com muita criatividade e cor. O momento é acompanhado pelas arte-educadoras Talita Késsia e Fleuri Cardoso.

Entre 10h e 15h, a Feira Mais Vinil chega a mais uma edição na Estação das Artes. Além da venda de artigos musicais, o evento também traz a discotecagem de Silvio Vitroleiro, realizada 100% a partir de discos de vinil.

À tarde, às 13h, a programação musical recebe Mel Mattos canta Marisa Monte, realizada pelo Mercado AlimentaCE. Com guitarra, bateria e baixo, a banda ainda conta com a participação especial de Pedro Madeira no bandolim para “abrasileirar” as canções.

Serviço

Programação da Estação das Artes
Dias: 1º a 3 de agosto
Endereço: Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro
Entrada gratuita
Mais informações:
Instagram @estacaodasartes.ce, @mercadoalimentace e @institutomiranteceara

Sexta, 1º

Baila Comigo
18h às 19h30 – Zé Bandeira | Acessível em Libras

20h30 às 22h – Forró do Tom | Acessível em Libras
Acesso: Gratuito
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade máxima do espaço
Classificação indicativa: 18 anos

Sábado, 2

15h às 17h – Oficina de Impressão Botânica – Cultura alimentar, memória e brincadeira, no bistrô do Mercado AlimentaCE
Faixa etária: 16 a 45 anos | 20 vagas (inscrições via forms)
17h30 às 21h30 – Projeto na Ponta da Agulha – 17 anos
Acesso: Gratuito
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade máxima do espaço
Classificação indicativa: 18 anos

Domingo, 3

Domingo na Estação
10h às 15h – Feira Mais Vinil
10h às 12h30 – DJ Silvio Vitroleiro
10h às 13h – Oficina infantil | Meu Primeiro Livro, com Talita Késsia e Fleuri Cardoso
13h às 14h30 – Mel Mattos canta Marisa Monte, no Mercado AlimentaCE
Acesso: Gratuito
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço
Classificação indicativa: Livre