Museu Ferroviário atrai mais de 3 mil visitantes com exposição de ferromodelismo. Evento segue até domingo (3)
30 de julho de 2025 - 16:45
Programação gratuita apresenta maquetes e miniaturas de trens nas #FériasnoMuseuII Encontro de Ferromodelismo é opção gratuita para a última semana de férias escolares. Crédito: Marília Camelo
Na última semana das férias escolares, o Museu Ferroviário Estação João Felipe oferece uma opção cultural gratuita para toda a família com o II Encontro de Ferromodelismo. A mostra, inaugurada na última quarta-feira (23), já atraiu mais de 3.200 visitantes em apenas cinco dias. Até domingo (03), o público poderá conferir de perto maquetes com até 10 metros de comprimento, trens em miniatura e uma série de atrações que recriam o universo ferroviário em escala reduzida.
Espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante, o Museu Ferroviário proporciona uma imersão interativa e educativa, ideal para entusiastas e curiosos de todas as idades. A exposição acontece no Hall da Pinacoteca do Ceará.
O ferromodelismo — hobby que envolve a construção e operação de réplicas em miniatura do sistema ferroviário — surgiu no final do século XIX na Alemanha, quando artesãos começaram a produzir brinquedos ferroviários. Um marco para a atividade aconteceu em 1859, quando a empresa Märklin lançou seu primeiro trem elétrico em miniatura, garantindo mobilidade e realismo aos modelos.
Ferromodelistas expositores
Os ferromodelistas que expõem nesta segunda edição do Encontro são Antônio Carlos (Camocim) Ribeiro, Antônio José Simão, Edilson José Geraldo, José Antônio Nóbrega, Julio Cesar Sousa Costa, Marcos Vinicius de Araújo Santos e Paulo César Pamplona. Autodidatas, os artistas são ferroviários por profissão, familiares de ex-ferroviários ou mesmo apaixonados pela área.
A cerimônia de abertura contou com a presença da Secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela; da Diretora Executiva do Instituto Mirante, Iana Soares; do ferroviário e ferromodelista Antônio Simão; e do diretor do Museu, Alênio Alencar.
📌II Encontro de Ferromodelismo do Museu Ferroviário
De 23/07/25 a 03/08/25
Quarta a sexta, de 10h às 18h
Sábado, de 12h às 20h
Domingo, de 10h às 17h
* Entrada até 30 minutos antes do fechamento do Museu.
Hall da Pinacoteca do Ceará (Rua 24 de maio,s/n, Centro)
Gratuito e aberto ao público
Informações: @museuferroviariojoaofelipe