MIS realiza últimos dias da exposição “Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak” e promove novas atividades da programação de férias

23 de julho de 2025 - 09:43 # #

Testo: Ascom Museu da Imagem e do Som do Ceará | Fotos: Deivyson Teixeira

Roda de conversa sobre Julho das Mulheres Negras e conversa online sobre interseccionalidade também serão realizadas. O MIS promove, ainda, caça ao tesouro em “Uma noite no Museu” na sexta, GaMIS no sábado e roda de capoeira no domingo

Oficina “Desenhos coletivos”, com o educador Pedro Henrique, realizada em 04/07/2025 (Foto: Deivyson Teixeira)

O Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS CE) encerra neste domingo, 27 de julho, a exposição “Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak”, fruto de uma parceria com o Instituto Tomie Ohtake, de São Paulo. Esta é a última oportunidade para o público visitar a mostra, que destaca a cultura de sete povos indígenas por meio de imagens captadas pelo fotógrafo japonês Hiromi Nagakura, com curadoria do líder indígena e ambientalista Ailton Krenak. Também continuam as atividades do “Férias no MIS”, com programação voltada para toda a família e que já contou com cerca de 450 participantes até agora. O MIS integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará, com gestão parceira do Instituto Mirante de Cultura e Arte.

Entre outras iniciativas, também serão realizadas no MIS rodas de conversa sobre temas diversos, GaMIS no sábado (26 de julho) e o “Vem vadiar no Museu” no domingo (27 de julho). Veja o detalhamento da programação aqui.

Encerramento de mostra

A exposição “Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak” apresenta fotografias inéditas feitas entre 1993 e 1997, durante expedições à Amazônia brasileira e visitas a comunidades indígenas nos estados do Acre, Roraima, Mato Grosso, Maranhão, São Paulo, Pará e Amazonas. As imagens documentam os modos de vida e a espiritualidade dos povos Krikati, Gavião, Xavante, Huni Kuin, Yawanawá, Ashaninka e Yanomami. A exposição já foi vista por cerca de 2,2 mil pessoas no Ceará.

A curadoria, assinada por Ailton Krenak com assistência de curadoria de Angela Pappiani e Eliza Otsuka, propõe uma reflexão sobre memória, ancestralidade, resistência indígena, além da relação simbiótica desses povos com a natureza. A mostra reforça a importância da preservação das culturas originárias e de seus territórios.

Férias no MIS

Ao longo deste mês de julho, o MIS Ceará promove várias atividades gratuitas de férias voltadas para crianças, jovens e famílias. O Museu se transformou em um grande palco de experiências criativas e educativas com a terceira edição do projeto “Férias no MIS”. A programação inclui oficinas, ações educativas e outras atrações culturais em diferentes espaços do museu, oferecendo entretenimento educativo e inclusivo durante o mês de férias. Nesta semana a iniciativa oferece opções para crianças acima de oito anos, adolescentes e jovens.

(Foto: Deivyson Teixeira)

De quarta a domingo, serão realizadas as oficinas “Caderninho de artista” com Rebeca Eloi (23 de julho), “Quando a Imagem Sussurra Histórias: Narrativas Visuais com o Celular” com Sam Célio (23 e 24 de julho), “Espelhos mágicos: oficina de produção de caleidoscópio” com Carol Rodrigues, Nair Beatriz e Viviane Lima (24 de julho), “Modelagem e animação de personagens 3D para Adolescentes” com Matheus Sales (26 de julho) e Do Papel ao Movimento: Oficina de Flipbook com Marcilene e Gabriel Lage (27 de julho). Na sexta-feira (25 de julho), a novidade é a ação educativa “Uma noite no Museu: uma caça ao tesouro pelo patrimônio e memória do MIS” com Viviane Lima, Carol Rodrigues, Sam Célio e Romã. As inscrições são gratuitas e por ordem de chegada.

Rodas de Conversa da Galeria da Liberdade


(Foto: Deivyson Teixeira)

Ao longo desta semana, haverá rodas de conversa sobre os temas Trajetórias Coletivas de Mulheres Insubmissas (23 de julho), One Piece “Memória, Verdade e Justiça” (24 de julho) Mulheres Negras em Movimento e Apresentação Musical Nega Lu (25 de julho). A programação de sexta-feira é relacionada ao Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, que é comemorado em 25 de julho.

A Galeria da Liberdade, gerida pelo Museu da Imagem e do Som do Ceará, faz parte do conjunto arquitetônico do Palácio da Abolição. O MIS integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais (RECE) da Secretaria da Cultura do Ceará, com gestão parceira do Instituto Mirante.

A criação da Galeria da Liberdade afirma a centralidade da luta pela garantia de direitos humanos na construção de uma sociedade mais democrática e diversa, na qual a cultura e a educação são fundamentais para o exercício pleno da cidadania e o combate ao racismo. O edifício sediou o antigo Mausoléu Castelo Branco. O horário de funcionamento é quarta e quinta-feira, das 10h às 18h, e sexta e sábado, das 13h às 20h.

Soberania digital

Nesta quarta-feira (23), às 18h, o MIS realiza na praça uma discussão pública sobre o tema “Soberania Digital Já: o controle do nosso futuro”, com a participação do professor Mauro Oliveira (professor do IFCE e PhD em informática). “Vivemos sob uma nova forma de colonização: a colonização digital. Ela não chega com caravelas, mas com termos de uso que ninguém lê. Não sequestra corpos, mas sequestra dados, o novo ouro da era digital”, reflete o professor que participará da iniciativa. O momento conta com o apoio de outras instituições, como o Instituto Federal de Educação do Ceará, do Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec), do Pirambu Innovation e do Instituto Bojogá.

GaMIS level IV

O evento anual de jogos do MIS, dedicado à cultura gamer e geek, retorna em 2025 com novo formato. O GaMIS IV conta com ações diversas distribuídas ao longo dos meses até outubro. Mais atividades desse projeto acontecerão neste sábado (27), das 15h às 19h, em diversos espaços do MIS.

A programação incluirá fliperama, oficina de pixel art e a tradicional Feirinha Geek no jardim do casarão, reunindo expositores, colecionadores e criadores em torno de temas como quadrinhos, animes, filmes, séries, games, tecnologia e produtos criativos. As atividades são gratuitas e não requerem inscrição. Estão previstas, ainda, as atividades “Colorindo o MIS” (18h às 19h), “Just Dance” (15h às 19h), jogos de tabuleiro e de realidade virtual (VR) (15h às 19h).

Conversas Experimentais – Interseccionalidade

No sábado (27 de julho), acontece a conversa experimental sobre “Interseccionalidade – Um quebra-cabeça dentro de outro quebra-cabeças” com Bruna Kury. A programação é online, das 15h às 17h, com inscrições realizadas pelo linktree disponível no instagram @mis_ceara. Bruna Kury nasceu no Rio de Janeiro e atualmente vive em Barcelona. É anarcatransfeminista, performer, artista visual, sonora e tátil. Tem como foco criações atravessadas por questões de gênero, classe e raça. Colabora com os selos Monstruosas e Fera Livre.

A iniciativa faz parte da primeira edição do Ciclo Formativo do programa Trair o CIStema, iniciativa do MIS voltada à formação e à capacitação de artistas da comunidade LGBTQIAPN+, com foco especial em pessoas trans, travestis e não-binárias. O Ciclo Formativo é um compromisso contínuo com a promoção da diversidade, da memória e da criação artística dissidente que prevê oficinas e falas públicas com transmissão ao vivo pelo YouTube, abrindo espaço para a difusão de saberes e de práticas artísticas que questionam as normativas cisheteronormativas.

Roda de Capoeira – Vem vadiar no Museu

Com o projeto Vem Vadiar no Museu, a ginga e a música de capoeiristas ocupam a tarde na Praça em frente ao MIS. É um momento em que visitantes conhecem mais sobre a tradição que envolve a capoeira. A iniciativa tem à frente José Maria Pereira da Silva, o Mestre Urso Preto, e acontece neste domingo (27), das 16h às 17h30. Todo último domingo do mês, ele convida crianças e adultos, iniciados ou não na prática, a entrarem na roda de capoeira.

Serviço:

MUSEU DA IMAGEM E DO SOM DO CEARÁ
Endereço: Av. Barão de Studart, 410. Meireles.
Galeria da Liberdade (Avenida Barão de Studart, 505)
Entrada: gratuita.
Acompanhe a programação completa no Instagram: @mis_ceara.

Exposições físicas:

MIS

“Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak” – ÚLTIMOS DIAS
Quarta-feira, quinta-feira e domingo: 10h às 18h (acesso até 17h30)
Sexta-feira: 13h às 18h (acesso até 17h30)
Sábado: 13h às 20h (acesso até 19h30)
Local: Andar +2 do Anexo / Hall da Biblioteca
Classificação indicativa: Livre

“Imaginar os Cearás: Memórias e Tecnologias”
Quarta-feira, quinta-feira e domingo: 10h às 18h (acesso até 17h30)
Sexta-feira: 13h às 18h (acesso até 17h30)
Sábado: 13h às 20h (acesso até 19h30)
Local: Andar -1 do Anexo
Classificação indicativa: Livre

“Laboratório dos Sentidos”
Quarta-feira, quinta-feira e domingo: 10h às 18h (acesso até 17h30)
Sexta-feira: 13h às 18h (acesso até 17h30)
Sábado: 13h às 20h (acesso até 19h30)
Local: Casarão

BIBLIOTECA MARLY MARIANO & THOMAZ FARKAS
Local: andar +1 do Anexo
Funcionamento: quarta a sexta-feira (13h às 18h)

Galeria da Liberdade

“Negro é um rio que navego em sonhos”
Quarta e quinta: 10h às 18h (acesso até 17h30)
Sexta e sábado: 13h às 20h (acesso até 19h30)