Cotada a melhor exposição do ano pela ABCA, “Delírio tropical” encerra no próximo domingo, 27 de julho, na Pinacoteca
23 de julho de 2025 - 16:24
Mostra, realizada em parceria com o FotoFestival Solar e já premiada em votação popular, foi indicada na categoria Melhor Exposição do Ano pela Associação Brasileira de Críticos de Arte.
A Pinacoteca do Ceará, integrante da Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT-CE) e gerida em parceria com o Instituto Mirante, encerra a exposição “Delírio tropical” no próximo domingo, dia 27 de julho. A mostra está entre as finalistas do Prêmio ABCA 2024 na categoria Prêmio Paulo Mendes de Almeida, concedido pela Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA), que elege a melhor exposição do ano. As visitas são livres e gratuitas. O museu abre ao público de quarta a sexta-feira, de 10h às 18h, aos sábados de 12h às 20h e aos domingos, de 10h às 17h.
Aberta em dezembro de 2024 em parceria com a terceira edição do Fotofestival SOLAR, “Delírio Tropical” traz uma cartografia da produção visual de um Brasil intenso utilizando a imagem como ferramenta central para refletir sobre a formação cultural do país e suas múltiplas narrativas. Ainda em 2024, a mostra foi premiada como a melhor exposição coletiva do ano em votação espontânea organizada pela revista Select e pela plataforma SP-Arte.
Com curadoria de Orlando Maneschy e Keyla Sobral, a exposição reúne 133 artistas de todas as regiões brasileiras de diferentes gerações. Articulando diversos suportes como fotografia, vídeo, pinturas, esculturas, cartazes e capas de discos, ampliando a reflexão sobre a relação com os diversos territórios que compõem o país e muitas vezes desconhecidos.
A classificação indicativa é livre e as obras consideradas não recomendadas para crianças ou adolescentes estão em espaços reservados, indicados com sinalização.
SOBRE A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CRÍTICOS DE ARTE (ABCA)
A ABCA é a mais antiga associação brasileira de profissionais da área das artes visuais, criada em 1949. Filiada à Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA), a entidade concede anualmente o Prêmio ABCA, que reconhece a excelência e contribuição de artistas, críticos, pesquisadores, gestores e instituições para a cultura e as artes plásticas no Brasil.
SOBRE A PINACOTECA DO CEARÁ
Inaugurada em dezembro de 2022 pelo Governo do Ceará, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção artística da instituição, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. Desde a abertura, o museu já recebeu mais de 232 mil visitantes.
SERVIÇO
Exposição “Delírio tropical”
Onde: Pinacoteca do Ceará (Rua 24 de Maio, nº 34 – Centro, Fortaleza)
Até 27 de julho de 2025
Acesso gratuito
Horário de Funcionamento: De quarta a sexta: das 10h às 18h; Sábado: das 12h às 20h; Domingo: das 10h às 17h
A classificação indicativa é livre e as obras consideradas não recomendadas para crianças ou adolescentes estão em espaços reservados, indicados com sinalização.