Últimos dias de “Delírio tropical”, aula aberta e visita mediada especial na Pinacoteca do Ceará
22 de julho de 2025 - 09:36 #Exposição #Pinacoteca do Ceará #Rece #Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Ceará
De 23 a 27 de julho, o museu oferece aula aberta, oficinas, visitas mediadas, atividades infantis e yoga. No domingo (27), a mostra “Delírio tropical” encerra sua visitação
Visita mediada com Nupac (Foto: Marília Camelo)
A Pinacoteca do Ceará se despede da exposição “Delírio tropical”, que concorre a melhor exposição do ano no Prêmio ABCA 2024. O público tem até o dia 27 de julho, próximo domingo, para conferir a mostra que traz uma produção visual de um Brasil profundo. O museu, integrante da Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT-CE) e gerido em parceria com o Instituto Mirante, ainda traz uma série de atividades gratuitas para a programação de férias, com aula aberta, oficinas, visitas mediadas e ateliês que convidam à criação e à reflexão.
DELÍRIO TROPICAL
Aberta em dezembro de 2024 em parceria com o III Fotofestival SOLAR, com curadoria de Orlando Maneschy e Keyla Sobral, “Delírio tropical” reúne 133 artistas de diversas gerações e regiões brasileiras. A mostra utiliza a imagem, articulando diversos suportes como fotografia, vídeo, pinturas, esculturas, cartazes e capas de discos, para refletir sobre a formação cultural do país e suas múltiplas narrativas.
“Delírio tropical” fica em cartaz na Pinacoteca do Ceará até domingo, dia 27. A classificação indicativa é livre e as obras consideradas não recomendadas para crianças ou adolescentes estão em espaços reservados, indicados com sinalização. Ainda em 2024, a mostra foi reconhecida como a melhor exposição coletiva do ano a partir de uma votação popular organizada pela revista Select e a plataforma SP-Arte. Agora, concorre ao Prêmio Paulo Mendes de Almeida de melhor exposição do ano em premiação realizada pela Associação Brasileira de Críticos de Arte, o Prêmio ABCA 2024.
AULA ABERTA E VISITA MEDIADA ESPECIAL NO FIM DE SEMANA
As atividades da programação iniciam na quarta-feira (23) com o programa Pouso de Férias, que oferece uma oficina de Encadernação manual, das 12h30 às 13h30, no Hall da Pinacoteca. São 15 vagas e acessibilidade em Libras. Às 17h, o pátio recebe o “Yoga ao Pôr do Sol” com Gracy Furtado conduzindo a prática meditativa de Sahaja Yoga. São 30 vagas com inscrições disponíveis na recepção uma hora antes. O museu também disponibiliza os materiais necessários para a prática.
Na quinta-feira (24), às 16h, a visita temática “Memória e Território” convida a um percurso pela exposição “Existências paralelas – acervo em (des)construção”, abordando questões de memória, resistências, criação e reinvenção a partir de obras de artistas pertencentes a diversos territórios. Acessível em Libras a atividade conta com 20 vagas e as inscrições ficam disponíveis na recepção uma hora antes.
Na sexta-feira (25), às 14h30, as arte-educadoras da Pinacoteca, Ligia Bessa e Letícia Costa, ministram a oficina “Encadernar o imaginário”. Inspirada nas obras das exposições “MAM São paulo na Pinacoteca do Ceará: figura e paisagem, palavra e imagem” e “Amar se aprende amando”, a atividade convida a criar pequenos cadernos com dobraduras registrando desenhos, palavras ou colagens. Com 20 vagas e acessibilidade em Libras, as inscrições abrem uma hora antes na recepção. No mesmo dia, às 15h, acontece uma visita mediada às exposições, também com 20 vagas e inscrições a partir de uma hora de antecedência.
O sábado (26) traz um encontro com o Núcleo de Patrimônio Cultural Moura Brasil (NUPAC), às 15h, para uma visita mediada a “Existências paralelas – acervo em (des)construção”. Com Ismael Gutemberg e Débora Soares, do NUPAC, que participam da curadoria compartilhada da exposição, a atividade explora as potencialidades culturais do território do Moura Brasil, partindo da exposição e seguindo para espaços de memória e resistência na comunidade. Acessível em Libras, a ação conta com 20 vagas com inscrições na recepção uma hora antes.
Debatendo de que maneira as ideias sobre o corpo vêm se transformando e como a arte representa essas mudanças, a Pinacoteca do Ceará realiza a aula aberta “Corpo em curso, através”, com Agnaldo Farias e Adolfo Montejo Navas, nomes referenciais no campo da crítica e curadoria. A atividade inicia às 17h, no auditório, com 100 vagas a serem preenchidas por ordem de chegada. O evento tem classificação indicativa livre e contará com acessibilidade em Libras. Saiba mais sobre a aula AQUI.
O domingo (27) também é dia de Ateliê Criança Cria. A atividade “Carimbos Encantados” acontece em dois horários, às 10h e às 15h. Inspiradas em obras do artista Chico da Silva na Mostra Acervo da Pinacoteca do Ceará, as crianças a partir de 3 anos acompanhadas de um responsável aprenderão a técnica de gravura com carimbos. São 15 vagas por sessão com inscrições por ordem de chegada.
EM CARTAZ
Atualmente, a Pinacoteca do Ceará apresenta cinco exposições em cartaz, oferecendo um panorama diversificado da arte brasileira: “Delírio Tropical”, prorrogada até 27 de julho; “MAM São Paulo na Pinacoteca do Ceará: figura e paisagem, palavra e imagem”, com obras de artistas como Anita Malfatti, Alfredo Volpi e Rosana Paulino; “Existências paralelas – acervo em (des)construção”, com 484 obras que exploram o acervo do museu e as narrativas dos territórios do Ceará; “Amar se aprende amando”, sobre o centenário de Antonio Bandeira; e a Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará, com trabalhos de Chico da Silva.
A classificação indicativa das mostras varia e a visitação é livre e gratuita de quarta a sexta-feira, de 10h às 18h, aos sábados de 12h às 20h e aos domingos, de 10h às 17h.
SOBRE A PINACOTECA DO CEARÁ
Inaugurada em dezembro de 2022 pelo Governo do Ceará, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção artística da instituição, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. Desde a abertura, o museu já recebeu mais de 232 mil visitantes.
SERVIÇO
O que é: Programação Férias na Pinacoteca do Ceará
23/07/2025 | Quarta-feira | 12h30 às 13h30
Pouso de Férias
Com Encadernação manual
Local: Com Talita Késsia
Classificação Indicativa: Local: Ateliê 1
Classificação Indicativa: Livre
Acessível em Libras
23/07/2025 | Quarta-feira | 17h às 18h
Yoga ao Pôr do Sol
Com Gracy Furtado (Sahaja Yoga)
Local: Pátio
Classificação Indicativa: Livre
30 vagas. Inscrição na recepção com 1h de antecedência
24/07/2025 | Quinta-feira | 16h às 17h
Visita Temática Memória e Território
Com Gi Monteiro
Local: Exposição Existências Paralelas – Acervo em (Des)construção
Classificação Indicativa: Livre
Acessível em Libras 20 vagas. Inscrição na recepção com 1h de antecedência
25/07/2025 | Sexta-feira | 14h30 às 17h30
Oficina “Encadernar o Imaginário”
Com Letícia Costa e Lígia Bessa
Local: Ateliê 1
Classificação Indicativa: 14 anos
Acessível em Libras 20 vagas. Inscrição na recepção com 1h de antecedência
25/07/2025 | Sexta-feira | 15h às 16h
Visita Mediada
Com arte-educadores da Pinacoteca do Ceará
Local: Exposições em cartaz na Pinacoteca do Ceará
Classificação Indicativa: Livre
Acessível em Libras 20 vagas. Inscrição na recepção com 1h de antecedência
26/07/2025 | Sábado | 15h às 17h
Visita Mediada à Exposição Existências Paralelas com o NUPAC – Núcleo de Patrimônio Cultural Moura Brasil
Com Ismael Gutemberg e Débora Soares
Local: Exposições em cartaz na Pinacoteca do Ceará
Classificação Indicativa: Livre
Acessível em Libras 20 vagas. Inscrição na recepção com 1h de antecedência
26/07/2025 | Sábado | A partir das 17h
Aula Aberta “Corpo em curso, através”
Com Agnaldo Farias e Adolfo Montejo Navas
Local: Auditório
Classificação Indicativa: Livre
Acessível em Libras 100 vagas. Inscrição na recepção com 1h de antecedência
27/07/2025 | Domingo | Manhã 10h às 11h | Tarde 15h às 16h
Ateliê Criança Cria Carimbos Encantados
Com Iuri Tavares
Local: Ateliê 1
Classificação Indicativa: Público-alvo: Crianças a partir de 3 anos
15 vagas. Inscrição por ordem de chegada