Com apoio da Secult, “Uma Prosa Boa” movimenta o mês de julho na Livraria Risque e Rabisque, em Caucaia (CE)

22 de julho de 2025 - 10:31

Durante o mês de julho, a Livraria Risque e Rabisque, localizada em Caucaia (CE), realiza uma intensa programação de encontros com escritoras e escritores do cenário literário cearense. Intitulada “Uma Prosa Boa”, a iniciativa integra o projeto Risque e Rabisque – Confluências da Palavra, uma ocupação anual que transforma a livraria em espaço de encontro, escuta e reflexão sobre literatura, processos criativos e as experiências que atravessam as artes no Ceará contemporâneo.

As atividades tiveram início no dia 3 de julho e, desde então, vêm reunindo nomes da nova literatura cearense, que transitam por diversos gêneros — poesia, crônica, narrativa, teatro, cordel — e por distintos territórios e vivências. A cada terça e quinta-feira, sempre em dois horários (14h e 16h), o público é convidado a participar de conversas com duas autoras, em rodas abertas que celebram a diversidade da palavra escrita, falada e performada.

Entre os nomes que já passaram pela programação estão Heloísa Vasconcelos, jornalista e autora do livro Ipomeias, que resgata a atuação de mulheres na imprensa cearense do século XIX; Tuyra Andrade, professora sertaneja e autora de A Boca do Peixe; Mônica Mota, assistente social com destaque na literatura sobre prevenção à violência infantil; e o poeta e editor Luis Carlos (Lucarocas), figura central na cena do cordel e das feiras literárias.

A diversidade estética e temática se expandiu com as participações de Bartira Dias, performer e poeta cuja obra dialoga com raça, gênero, arte e anarquismo; Naiana Iris, poeta e colagista que une literatura e artes visuais; Carla Correia, artista da cena e da palavra; e Karolyne Reis, pesquisadora da literatura negra periférica e feminina no Ceará.

Nos próximos encontros, o público poderá conferir também as participações de Sabrina Morais, Nádia Camuça, Francisca Sabrina e Akwa da Sylva, em encontros mediados pela arte-educadora Viviane Bizarria.

Para Euda Sousa, diretora da livraria, “a proposta da programação é aproximar leitores da produção literária feita por mulheres e autores independentes no Ceará, criando um espaço de troca sobre o fazer artístico, os desafios da escrita e os caminhos da publicação e circulação de obras no estado.”

Ao reunir escritoras e escritores de múltiplos territórios e trajetórias, “Uma Prosa Boa” reafirma a livraria como espaço de resistência cultural, afeto e celebração da literatura feita no Ceará de hoje.

O projeto Risque e Rabisque: Confluências da Palavra é uma realização da própria Livraria Risque e Rabisque, com produção do Estúdios EO e da Sobreiro Produções, em parceria com a Avexo Produções. A ação conta com o apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, por meio do Edital de Apoio Direto a Editoras, Livrarias e Sebos, da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).

Programação de Julho — “Uma Prosa Boa”

03/07 (quinta-feira)
🕑 14h | Heloísa Vasconcelos
🕓 16h | Tuyra Andrade

08/07 (terça-feira)
🕑 14h | Mônica Mota
🕓 16h | Luis Carlos (Lucarocas)

11/07 (quinta-feira)
🕑 14h | Bartira Dias
🕓 16h | Naiana Iris

15/07 (terça-feira)
🕑 14h | Carla Correia
🕓 16h | Karolyne Reis

17/07 (quinta-feira)
🕑 14h | Sabrina Morais
🕓 16h | Nádia Camuça

18/07 (sexta-feira)
🕑 14h | Francisca Sabrina
🕓 16h | Akwa da Sylva