Com apoio da Secult, projeto “Porto de Memórias” conecta juventude e memória no bairro Mondubim

22 de julho de 2025 - 10:23

O projeto Porto de Memórias – De Casa em Casa  Exposição Virtual e Itinerante no Mondubim é uma iniciativa cultural dedicada a resgatar e celebrar as histórias dos moradores do bairro Mondubim, em Fortaleza. Realizado pelo fotógrafo Emrah Kartal, em parceria com o Minimuseu Firmeza, o projeto promove até o final de agosto a formação de 10 jovens da comunidade, por meio de um curso gratuito de 80 horas, combinando teoria e prática em técnicas de registro fotográfico, captação de áudio e vídeo, e criação de narrativas visuais e documentais.

Além de documentar as memórias de 12 moradores do bairro com mais de 50 anos, os jovens também serão responsáveis por registrar o desenvolvimento e impacto do próprio projeto, criando um acervo autêntico das atividades realizadas.

O projeto prevê ainda uma exposição virtual itinerante e interativa, transformando as casas desses moradores em pontos de cultura, onde suas histórias e retratos poderão ser acessados por QR Codes instalados nas residências. Para ampliar o alcance, serão distribuídos 500 kits com 12 cartões postais cada — totalizando 6 mil exemplares — conectando gerações e fortalecendo a preservação das memórias como patrimônio imaterial do bairro.

O projeto Porto de Memórias – De Casa em Casa Exposição Virtual e Itinerante no Mondubim é uma produção e realização da EK imagens [Emrah Kartal], conta com apoio da da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) por meio do  IV Edital Patrimônio Vivo — Patrimônio Imaterial — Cultura Popular, da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult CE).

Mais informações nos canais oficiais do projeto:

Instagram @porto_dememorias

Youtube @portodememorias

TickTok @porto_dememorias