Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho homenageia guardiões da memória em lançamento da nova edição do Projeto Patrimônio Para Todos

21 de julho de 2025 - 09:47 # # #

Durante a homenagem, serão lançados dois filmes documentários, assinados pelo realizador audiovisual Henrique Dídimo

(Foto: Sandy Albuquerque)

A Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS) lança no dia 25 de julho (sexta) a edição 2025 do Projeto Patrimônio Para Todos (PPT) – Uma aventura através das memórias, iniciativa que percorre territórios diversos, realizando oficinas de educação patrimonial e construindo um inventário cultural participativo com moradores das localidades visitadas. Durante o lançamento, será feita uma homenagem aos guardiões da memória identificados pelo Projeto no ano de 2024 em bairros periféricos de Fortaleza. São considerados(as) guardiões aquelas pessoas que desempenham importante papel no processo de preservação e transmissão da história de sua comunidade.

Além da homenagem, serão lançados em primeira mão os filmes documentários “Guardiões da Memória” e “Aventuras através das memórias”, assinados pelo diretor audiovisual Henrique Dídimo. O evento, que acontece na sede da Escola, é gratuito e aberto ao público

Sobre os documentários: O documentário “Guardiões da Memória” traz histórias de luta e de pertencimento a partir de entrevistas com o pesquisador Diego di Paula, do Acervo Mucuripe; o fotógrafo José Albano, da Sabiaguaba; o Seu Valdenor Moura, da TV Janela, no Planalto Ayrton Senna; a Dona Ivoneide Góis, memorialista da comunidade do Poço da Draga e Inácio Rocha, comunicador do bairro Antônio Bezerra. O filme mostra como estes guardiões mantêm viva a memória de uma Fortaleza que não aparece nos registros da história oficial.

Já o segundo documentário, intitulado “Aventuras através das memórias”, mostra o percurso que o Projeto Patrimônio Para Todos (PPT) fez em 2024 nos bairros Dias Macedo, Vila União, José de Alencar, Planalto Ayrton Senna e Antônio Bezerra. Ao todo, mais de 49 patrimônios foram identificados pelos participantes nos cinco bairros visitados.

Sobre o PPT – o Projeto Patrimônio Para Todos – Uma aventura através das memórias tem o objetivo de sensibilizar jovens sobre a importância do patrimônio a partir da construção coletiva de um inventário cultural das localidades visitadas. O Projeto foi agraciado em 2012, com o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Em 2023 foi contemplado com o Prêmio Inventários Participativos, do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Sobre a Escola – EAOTPS é um espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), geridos pelo Instituto Dragão do Mar (IDM).

O Projeto tem parceria com a Secretaria da Educação do Ceará, com as oficinas sendo realizadas em escolas de tempo integral do Estado.

SERVIÇO LANÇAMENTO DO PROJETO PATRIMÔNIO PARA TODOS 2025

Com exibição de documentários e homenagem aos guardiões da memória
Data: 25 de julho, às 17h
Local: Sede da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (Av. Francisco Sá, 1801 Jacarecanga Fortaleza/CE).
Gratuito e livre

FILMES:

Aventuras através das memórias

(Documentário, 17min, 2025, direção Henrique Dídimo)

Sinopse:
Em mais uma aventura do Projeto Patrimônio Para Todos, jovens pesquisadores de escolas públicas saem a campo para uma imersão em seus bairros, identificando patrimônios materiais e imateriais da cidade de Fortaleza. Nessa edição do projeto, visitamos cinco bairros: Dias Macedo, Vila União, Antônio Bezerra, José de Alencar e Planalto Ayrton Senna. Entre artes, culturas, ativismo, religiosidade e tradições populares, os jovens criam uma cartografia afetiva de suas regiões. E o ponto de vista dos alunos é incorporado ao documentário através de entrevistas que eles fazem com os moradores, identificados por eles próprios para falar sobre as memórias e histórias mais relevantes de cada lugar.

Ficha Técnica:
Direção e Fotografia: Henrique Dídimo
Som Direto: Djaci José
Assistência de Produção: Paulo Marcelo
Montagem: Marco Rudolf
Imagens Drone: Valdenor Moura

Guardiões das Memórias

(Documentário, 17min, 2025, direção Henrique Dídimo)

Sinopse:
Que memórias escolhemos guardar de nossa cidade? Como construir histórias a partir dos registros guardados com o passar do tempo? Quem são os guardiões, que mantêm acervos e inventariam suas comunidades? Nesse filme, algumas dessas histórias e personagens se cruzam: o pesquisador Diego di Paula, do Acervo Mucuripe; o fotógrafo José Albano, em Sabiaguaba; Seu Valdenor Moura, da TV Janela, no Planalto Ayrton Senna; Dona Ivoneide Góis, memorialista da comunidade do Poço da Draga e Inácio Rocha, comunicador do bairro Antônio Bezerra são alguns desses guardiões que mantêm viva a memória de uma Fortaleza que não aparece nos registros da história oficial. São histórias de luta, de pertencimento, são as micro-historias do cotidiano, revelando singularidades de cada comunidade, de seus territórios e suas populações, muitas vezes inviabilizadas e esquecidas. Esse documentário foi produzido a partir dos Guardiões das Memórias identificados pelos alunos do projeto Patrimônio Para Todos – Uma Aventura Através das Memórias, nas suas três últimas edições, da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho.

Ficha Técnica:
Direção e Fotografia: Henrique Dídimo
Som Direto: Djaci José
Assistência de Produção: Paulo Marcelo
Montagem: Marco Rudolf
Imagens Drone: Valdenor Moura