Em aula aberta, Pinacoteca do Ceará reflete sobre novas representações do corpo na arte contemporânea
21 de julho de 2025 - 09:20 #Pinacoteca do Ceará #Rece #Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Ceará
A atividade “Corpo em curso, através” será conduzida por Agnaldo Farias e Adolfo Montejo Navas. O encontro, gratuito, acontece no dia 26 de julho
Vista da exposição “Delírio tropical” (Foto: Marilia Camelo)
O corpo já não é o que era. A partir desse mote, a Pinacoteca do Ceará realiza no sábado, dia 26 de julho, a aula aberta “Corpo em curso, através”, com Agnaldo Farias e Adolfo Montejo Navas, nomes referenciais no campo da crítica e curadoria. A atividade gratuita inicia às 17h, no auditório da Pinacoteca do Ceará, que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT-CE) e é gerida em parceria com o Instituto Mirante. São oferecidas 100 vagas a serem preenchidas por ordem de chegada. O evento tem classificação indicativa livre e contará com acessibilidade em Libras.
A aula vai debater de que maneira as ideias sobre o corpo vêm se transformando e como a arte detecta, anuncia e explora esse movimento diante da necessidade visual, cada vez maior, da sociedade. Entendendo que o corpo hoje é também um campo magnético, um espaço de biopolítica e até de cosmogonia, a ideia é discutir como essas representações refletem a crise do sujeito contemporâneo.
Conheça os palestrantes
Agnaldo Farias é professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) e um dos mais renomados curadores do Brasil. Sua trajetória inclui a curadoria geral de instituições como o Museu Oscar Niemeyer, Instituto Tomie Ohtake e Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Foi curador geral da 29ª Bienal de São Paulo e responsável pela representação brasileira na Bienal de Veneza, sendo reconhecido e premiado por sua atuação na crítica e curadoria de arte.
Adolfo Montejo Navas é poeta, artista visual, crítico e curador independente. Natural de Madri, na Espanha, mora no Brasil há 33 anos. Sua pesquisa foca na cultura da imagem e fotografia, além da poesia visual. Foi correspondente e editor de importantes revistas nacionais e internacionais de arte, além de ter publicado livros e edições monográficas sobre diversos artistas. Recebeu prêmios como o Mário Pedrosa de Ensaio de Arte e Cultura Contemporânea. Assinou a curadoria geral da XIV Bienal de Arte Internacional de Curitiba e de diversas exposições.
Sobre a Pinacoteca do Ceará
Inaugurada em dezembro de 2022 pelo Governo do Ceará, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção artística da instituição, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. Desde a abertura, o museu já recebeu mais de 232 mil visitantes.
SERVIÇO
Aula Aberta “Corpo em curso, através”
Com Agnaldo Farias e Adolfo Montejo Navas
Quando: 26/07/2025 | sábado | A partir das 17h
Local: Auditório da Pinacoteca do Ceará
Classificação Indicativa: Livre
100 vagas
Acessível em Libras
Inscrições na recepção a partir de 1h de antecedência