Cineteatro São Luiz lança chamadas públicas e fortalece política de difusão e preservação do audiovisual cearense
21 de julho de 2025 - 09:40 #Chamada Pública #Cineteatro São Luiz #Oportunidade #Rece #Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Ceará
No ano em que completa uma década de funcionamento após reabertura, o Cineteatro São Luiz reafirma seu papel como agente estratégico na política pública de cultura e lança um conjunto inédito de Chamadas Públicas voltadas à valorização, difusão e preservação da produção audiovisual cearense.
Ao celebrar dez anos de intensa atividade cultural desde que se tornou cineteatro e passou a integrar a Rede Pública de Equipamentos da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), o São Luiz lança três Chamadas Públicas no campo do audiovisual: a Mostra Cineteatro São Luiz de Curta-Metragem, a Chamada Cineclubista – Sala Seu Vavá e a Chamada de Videoclipes – Projeto Sons do Ceará. As inscrições abrem a partir do dia 21 de julho de 2025, pelo Mapa Cultural do Ceará (https://mapacultural.secult.ce.gov.br/espaco/221/).
Sala Seu Vavá / Acervo Cineteatro São Luiz
As iniciativas fazem parte de um conjunto articulado de ações que reafirmam o Cineteatro como mais do que uma histórica sala de exibição: consolidam-no como um espaço inventivo de preservação e difusão de acervo, com curadoria comprometida com a valorização da produção cultural brasileira, especialmente a cearense.
Os curtas selecionados também farão parte da Siará+, a ser lançada em breve pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura e do Cineteatro São Luiz, em parceria com o Instituto Dragão do Mar. Com lançamento previsto para os próximos meses, a Siará+ será dedicada à produção cultural do Estado, reunindo filmes, videoclipes e conteúdos autorais com acesso gratuito.
Coordenadas pelo Núcleo de Acervo e Difusão Audiovisual do equipamento, sob a responsabilidade de Duarte Dias – também programador e curador de cinema do Cineteatro –, as Chamadas Públicas reafirmam a vocação do São Luiz como um agente ativo na política cultural do Estado, promovendo o fortalecimento da produção independente e o acesso democrático à cultura.
José Alves Netto, diretor do Cineteatro São Luiz, ressalta: “Essas chamadas públicas expressam nosso compromisso institucional com a diversidade, a formação de públicos e a valorização da arte feita no Ceará. São ações que integram exibição, memória e circulação, em diálogo direto com as políticas públicas da cultura estadual.”
Com um formato inovador e alcance ampliado, as chamadas envolvem exibições presenciais e virtuais, articulações com escolas, bibliotecas, redes comunitárias e cineclubes, além da consolidação do acervo digital do equipamento.
Para Duarte Dias, coordenador do Núcleo de Acervo e Difusão Audiovisual: “Ao mesmo tempo em que acolhemos produções recentes e incentivamos a curadoria independente, garantimos a permanência dessas obras como parte de um patrimônio vivo. São chamadas que estimulam a criação, mas também asseguram visibilidade continuada em projetos educativos, itinerantes e temáticos.”
Conheça as Chamadas Públicas:
• Mostra Cineteatro São Luiz de Curta-Metragem: com inscrições abertas de 21 de julho a 24 de agosto de 2025, selecionará 30 curtas-metragens finalizados entre 2020 e 2025, para licenciamento para o Acervo Permanente do São Luiz e exibição online na plataforma de streaming Siará+, a ser lançada em breve pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura e do Cineteatro São Luiz. As 15 obras mais votadas pelo público receberão cachê pelo licenciamento para exibição presencial no equipamento.
• Chamada Pública Cineclubista – Sala Seu Vavá: voltada a cineclubes com atuação no Ceará, a chamada selecionará um coletivo para ocupar mensalmente, entre setembro de 2025 e fevereiro de 2026, a Sala Seu Vavá — espaço de exibição dedicado à formação de público e à memória audiovisual cearense e brasileira.
• Chamada de Videoclipes – Projeto Sons do Ceará: com inscrições abertas até 31 de dezembro de 2025, selecionará obras musicais audiovisuais de artistas cearenses ou radicados no Estado para exibição nas salas do equipamento, na plataforma Siará+ e em ações itinerantes, sempre com acesso gratuito.
As três chamadas adotam critérios claros, impessoais e transparentes, com comissões de avaliação interna e sistema de pontuação objetiva, valorizando a diversidade cultural, estética e temática da produção audiovisual do Ceará.
Ao fomentar a exibição pública, ampliar o acervo digital, valorizar o cineclubismo e promover a circulação da música e da imagem em movimento, o Cineteatro São Luiz reafirma seu papel como centro difusor de cultura, memória e cidadania, em sinergia com as políticas da Secult Ceará e do Governo do Estado.
Serviço
[OPORTUNIDADE] Chamadas Públicas de Audiovisual do Cineteatro São Luiz
Inscrições: 21 de julho a 24 de agosto de 2025 (curtas e cineclubes) e até 31 de dezembro de 2025 (videoclipes)
Mais informações: https://mapacultural.secult.ce.gov.br
Contato: audiovisual.ctsl@idm.org.br