Bó Di Bike leva mais de 250 pessoas a passeio por equipamentos culturais de Fortaleza

17 de julho de 2025 - 15:05

Iniciativa celebrou a ocupação cidadã dos espaços culturais e históricos da capital cearense

No ritmo dos pedais e da cultura, mais de 250 pessoas tomaram as ruas de Fortaleza na terceira edição do Bó Di Bike realizada neste domingo, 13 de julho de 2025, em um passeio ciclístico por importantes equipamentos da Rede Pública de Espaços Culturais da Secult Ceará. O pedal teve concentração às 6h30 no Complexo Cultural Estação das Artes e seguiu até por volta das 10h30, promovendo uma experiência coletiva que integrou mobilidade urbana, lazer, bem-estar e valorização do patrimônio cultural da cidade.

Idealizado como uma ação de ocupação criativa e afetiva da cidade, o Bó Di Bike propõe um percurso ciclístico por espaços simbólicos do Centro de Fortaleza, conectando os participantes à história e à cultura local. Nesta edição, a condução do passeio ficou por conta do artista Evan Teixeira, que, caracterizado como o icônico Bode Ioiô, personagem presente no acervo do Museu do Ceará, animou o trajeto com música e intervenções cênicas.

O percurso, com aproximadamente 8 km, passou por equipamentos como a Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), Museu do Ceará, Sobrado Dr. José Lourenço, Cineteatro São Luiz, Casa Barão de Camocim, Vila das Artes, Casa Juvenal Galeno e Theatro José de Alencar, reforçando o papel desses espaços como pontos de encontro, convivência e fruição cultural.

O Bó Di Bike é uma realização do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura e do Museu do Ceará, em parceria com os equipamentos da Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece). A iniciativa tem se consolidado como uma ação que promove o acesso à cultura, incentiva a mobilidade ativa e fortalece os vínculos entre cidade, memória e cidadania.