Governo do Ceará avança na manutenção do Dragão do Mar, anuncia novos acessos e reforça programação diversa

16 de julho de 2025 - 16:59

Manutenção garante a conservação do equipamento e a vivência segura das atividades culturais. Programação segue ativa ao longo deste período

O Governo do Ceará dá início, a partir de agosto, a um conjunto programado de manutenção em parte da estrutura do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. A iniciativa reforça o compromisso da gestão estadual com o cuidado da instituição, a segurança, a plena fruição de suas atividades culturais e a preservação do seu patrimônio, tanto material quanto afetivo. As intervenções são graduais e planejadas para minimizar impactos na experiência do público, que poderá continuar aproveitando boa parte da programação e dos serviços disponíveis.

Durante o período de manutenção, seguem abertos ao público o Cinema do Dragão, o Teatro Dragão do Mar, a Livraria Substansia, o Café Santa Clara, o Café É uma Fruta, o Anfiteatro Sérgio Motta e o Planetário Rubens de Azevedo, com funcionamento regular. 

Os espaços que passam por manutenção temporária são o Museu da Cultura Cearense (MCC), o Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC), as lojas criativas do andar superior, o minianfiteatro, a passarela vermelha e a Varanda dos Museus. Entre as intervenções previstas estão pintura e recuperação das estruturas metálicas da passarela e do Café Santa Clara, pintura dos ambientes internos e impermeabilização de lajes de teto e de piso. A previsão é de que a manutenção seja concluída em três meses.

Os acessos ao complexo cultural também serão adaptados para facilitar a circulação durante o período. O público poderá entrar, após o início da manutenção, pela Rua José Avelino, passando pelo palco Rogaciano Leite Filho e já acessando a área térrea que faz parte do projeto de reestruturação urbanística da Praça Almirante Saldanha, realizado pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult) e da Superintendência de Obras Públicas (SOP). Outro ponto de entrada e saída é a Avenida Pessoa Anta (em frente à Caixa Cultural), subindo a rampa Aldemir Martins ou seguindo em direção aos cinemas, no térreo.

“O Dragão do Mar é um símbolo da cultura cearense e merece todo cuidado. As intervenções em andamento garantem mais conforto, segurança e acessibilidade, sem interromper a riqueza da programação que o equipamento oferece à população”, destacou a secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela.

Esse momento de manutenção no Dragão do Mar dialoga diretamente com a revitalização da Praça Almirante Saldanha, que está no nosso entorno e une a nossa vizinhança. As duas ações se complementam e reforçam um olhar atento para a conservação dos espaços públicos e culturais, garantindo mais conforto, segurança e atratividade para quem frequenta a área”, explica Camila Rodrigues, superintendente do Dragão do Mar. 

Manutenção e arte em diálogo

Camila Rodrigues destaca que, embora o Centro Dragão do Mar esteja em manutenção e as obras da Praça Almirante Saldanha estejam em processo de finalização, a programação do complexo cultural segue ativa, plural, diversa e democrática. 

A programação musical de agosto no Dragão do Mar contempla diferentes artistas e estilos ao longo do mês. No dia 1º, o Anfiteatro recebe as bandas Crypta, Hatefulmurder e Paradise In Flames. No dia 15, Djonga se apresenta na Praça Verde com o show Quanto Mais Eu Como, Mais Fome Eu Sinto!. No dia 22, a Abayomy Orquestra realiza no Anfiteatro o show Abayomy – Luto!, com entrada gratuita e distribuição de ingressos por ordem de chegada. No dia 23, o artista Mateus Fazeno Rock também se apresenta no Anfiteatro. Encerrando a programação, no dia 30, o grupo Cor dos Olhos apresenta o espetáculo Cor dos Olhos Pt.2, no mesmo espaço.

Vale destacar que o Dragão do Mar retomou em julho sua agenda cênica, com uma programação especial que contempla diferentes linguagens artísticas ao longo do mês. Sob curadoria de William Pereira Monte, temos espetáculos que ocupam semanalmente o Teatro Dragão do Mar, com as séries Teatro da Terça, Quarta do Circo e das Áreas Técnicas e Quinta com Dança”, explica a superintendente. 

Em agosto, a programação do Teatro Dragão do Mar já está confirmada, com a continuidade dessas séries e novas estreias. Às terças-feiras, a série Teatro da Terça apresenta o espetáculo A vida de Lady Godiva, do Coletivo Arapuca, nos dias 5, 12, 19 e 26, às 19h30. Às quartas-feiras, a Quarta do Circo comemora os 11 anos do Coletivo Paralelo, com apresentações nos dias 6, 13, 20 e 27, também às 19h30. Às quintas-feiras, a Quinta com Dança traz o espetáculo Canil, do Grupo Fuzuê, em comemoração aos seus 20 anos de trajetória, com apresentações nos dias 7, 14, 21 e 28, às 19h30.

Entre as estreias, o Teatro recebe Cavucar, do Manada Teatro, nos dias 30 e 31, às 19h30. A programação inclui ainda a temporada do espetáculo Medalha de Ouro, com direção de Andréia Pires, em cartaz nos dias 9, 10, 16 e 17, às 19h30, e a temporada de O Beijo no Asfalto, celebrando os 68 anos da Comédia Cearense, com apresentações nos dias 8, 15, 22 e 29, às 19h30.

Praça Almirante Saldanha

A obra de reestruturação urbanística da Praça Almirante Saldanha, que envolve um investimento de mais de R$ 5,1 milhões e contempla uma área superior a 24 mil m², é uma iniciativa Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará) e da Superintendência de Obras Públicas (SOP). Além de revitalizar a praça em si, a intervenção reforça a política de valorização do território cultural da Praia de Iracema, promovendo melhorias para os espaços culturais da região, fortalecendo o turismo, apoiando empreendedores locais e impulsionando o desenvolvimento econômico. 

Com previsão de conclusão para o segundo semestre de 2025, a obra avança dentro do cronograma e será executada em quatro etapas: a primeira, com o cercamento e a demolição dos equipamentos existentes, além da recuperação dos que permanecerão; a segunda, com a preparação e compactação do piso e as instalações elétricas; a terceira, com a concretagem do novo piso; e, por fim, a quarta etapa, dedicada à instalação de novos equipamentos urbanos, como bancos, lixeiras, luminárias e pintura de meio-fio. 

Mesmo antes de concluídas as obras de revitalização da Praça e manutenção do Dragão, já se nota a retomada do fluxo de público e artistas na Praia de Iracema, sinalizando o impacto positivo dessas ações para consolidar a região como um território pulsante de arte, cultura e convivência”, finaliza Camila Rodrigues.