Na programação de férias, Pinacoteca do Ceará destaca oficinas para públicos diversos

15 de julho de 2025 - 10:14

A semana ainda tem Pouso de Férias com oficina de tecelagem manual, prática de yoga, atividade infantil e espetáculo circense

As férias de julho seguem intensas na Pinacoteca do Ceará, que apresenta uma programação cheia de atividades gratuitas nesta semana. Entre os destaques estão as oficinas de tecelagem manual no Pouso de Férias e “Artes e autismos”, voltada para crianças e adolescentes autistas. O grupo Desequilibradoz faz mais uma apresentação do espetáculo circense “Junto e Misturado”. O museu, integrante da Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT-CE) e gerido em parceria com o Instituto Mirante, ainda traz sessões do Ateliê Criança Cria e Yoga ao pôr do sol.

A quarta-feira (16) dá início às atividades da semana com o programa Pouso de Férias. Das 12h30 às 13h30, será ofertada a oficina de tecelagem manual no hall da Pinacoteca propondo uma pausa criativa para jovens, adultos e idosos, acessível em Libras. A atividade dispõe de 15 vagas por ordem de chegada. Às 17h, o pátio recebe o “Yoga ao Pôr do Sol” com Gleici Barbosa conduzindo a prática de Hatha Yoga, com 20 vagas e inscrição a partir de uma hora antes na recepção. O museu oferece o material para a prática, mas se o participante preferir pode trazer o próprio de casa.

Na sexta-feira (18), às 15h, acontece uma Visita mediada às exposições em cartaz. Conduzida pelos arte-educadores do museu, a atividade conta com 20 vagas e acessibilidade em Libras. As inscrições na recepção iniciam uma hora antes.

No sábado (19), Jônatas Joca conduz a oficina “Artes e autismos” das 15h às 17h no Ateliê 1 da Pinacoteca. A atividade busca ser um espaço onde crianças e adolescentes autistas e seus familiares tenham momentos de fruição e experiências sensoriais. A proposta é explorar brincadeiras que estimulam o corpo, a criação, o tato, o olfato, a visão e a audição, em um ambiente lúdico. A oficina é acessível em Libras, oferece 10 vagas e a inscrição é feita na recepção uma hora antes.

O domingo (20) na Pinacoteca começa com uma sessão do Ateliê Criança Cria, às 10h. Com o tema “Colorindo fotografias”, a atividade permite que crianças a partir de 3 anos, acompanhadas por responsáveis, façam intervenções em fotografias, explorando cores, formas e diversos materiais. São 15 vagas e às 15h acontece outra sessão, com inscrição na recepção uma hora antes.

Às 14h, o hall do museu recebe o grupo Desequilibradoz Circo e Teatro com o espetáculo circense “Junto e misturado”. A apresentação tem classificação livre para toda família, sujeita a lotação do espaço com vagas por ordem de chegada.

EM CARTAZ

Atualmente, a Pinacoteca do Ceará apresenta cinco exposições em cartaz, oferecendo um panorama diversificado da arte brasileira: “MAM São Paulo na Pinacoteca do Ceará: figura e paisagem, palavra e imagem”, com obras de artistas como Anita Malfatti, Alfredo Volpi e Rosana Paulino; “Existências paralelas – acervo em (des)construção”, com 484 obras que exploram o acervo do museu e as narrativas dos territórios do Ceará; “Delírio Tropical”, prorrogada até 27 de julho, já premiada em votação popular e indicada ao Prêmio ABCA 2024 traz uma cartografia visual de um Brasil intenso; “Amar se aprende amando”, sobre o centenário de Antonio Bandeira; e a Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará, com trabalhos de Chico da Silva.

A classificação indicativa das mostras varia e a visitação é livre e gratuita de quarta a sexta-feira, de 10h às 18h, aos sábados de 12h às 20h e aos domingos, de 10h às 17h.

SOBRE A PINACOTECA DO CEARÁ 

Inaugurada em dezembro de 2022 pelo Governo do Ceará, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção artística da instituição, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. Desde a abertura, o museu já recebeu mais de 224 mil visitantes.

SERVIÇO 

O que é: Programação da Pinacoteca do Ceará

16/07/2025 | Quarta-feira | 12h30 às 13h30

Pouso de Férias “Tecelagem manual”

Com Talita Késsia

Local: Hall da Pinacoteca do Ceará

Classificação Indicativa Livre

Acessível em Libras

15 vagas | Inscrição na recepção a partir de 1h de antecedência

16/07/2025 | Quarta-feira | 17h às 18h

Yoga ao Pôr do Sol

Com Gleici Barbosa (Hatha Yoga)

Local: Pátio da Pinacoteca do Ceará

Classificação Indicativa Livre

20 vagas. Inscrição na recepção com 1h de antecedência

18/07/2025 | Sexta-feira | 15h às 16h

Visita Mediada

Com arte-educadores da Pinacoteca do Ceará

Local: Exposições em cartaz na Pinacoteca do Ceará

Classificação Indicativa Livre

Acessível em Libras

20 vaga. Inscrição na recepção com 1h de antecedência

19/07/2025 | Sábado | 15h às 17h

Oficina “Artes e Autismos”

Com Jônatas Joca

Local: Ateliê 1 da Pinacoteca do Ceará

Classificação Indicativa Livre

Público-alvo: Crianças e adolescentes autistas

Acessível em Libras

10 vagas. Inscrição na recepção com 1h de antecedência

20/07/2025 | Domingo | Manhã 10h às 11h | Tarde 15h às 16h

Ateliê Criança Cria Colorindo Fotografias

Com Gi Monteiro

Local: Ateliê 1 da Pinacoteca do Ceará

Classificação Indicativa: Livre

Para crianças a partir de 3 anos

15 vagas. Inscrição na recepção com 1h de antecedência

20/07/2025 | Domingo | 14h às 15h

Espetáculo Circense “Junto e Misturado”

Com Grupo Desequilibradoz Circo e Teatro

Local: Hall da Pinacoteca do Ceará

Classificação Indicativa Livre

Participação por ordem de chegada. Sujeito a lotação do espaço

> Todas as atividades são gratuitas.

> As obras em exposição têm diferentes classificações indicativas. Atente para a sinalização daquelas não recomendadas para crianças ou adolescentes.

> A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança.

> A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis.

Em cartaz:

“MAM São Paulo na Pinacoteca do Ceará: figura e paisagem, palavra e imagem” – até 26 de outubro

“Existências paralelas: acervo em (des)construção” – até 17 de novembro

“Delírio Tropical” – até 29 de junho

“Antônio Bandeira: Amar se Aprende Amando”

Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará

Visitas de quarta a sexta, das 10h às 18h, e sábados, das 12h às 20h. Aos domingos, das 10h às 17h.