Museu Ferroviário lança curso básico em educação museal com bolsa de incentivo
14 de julho de 2025 - 11:28
Curso será ministrado presencialmente entre agosto e setembro e oferecerá bolsa para 20 pessoas selecionadas
O Museu Ferroviário Estação João Felipe, espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais (Rece) da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) e é gerido pelo Instituto Mirante, abre inscrições para o Curso Básico em Educação Museal — formação gratuita voltada a pessoas interessadas em museus, memória, cultura e patrimônio. O edital de seleção está disponível no site do Instituto Mirante e no Mapa Cultural do Ceará.
Com 32 horas de carga horária distribuídas em oito encontros presenciais aos sábados, o curso será ministrado entre agosto e setembro de 2025 e oferecerá bolsa de R$ 600,00 para as 20 pessoas selecionadas. A formação tem como objetivo fortalecer as práticas educativas nos museus, valorizar o patrimônio cultural ferroviário e ampliar a qualificação de pessoas estudantes, educadoras, mediadoras, agentes culturais e comunitários.
“O curso busca promover a democratização do conhecimento, alcançando um público amplo e diverso, fortalecendo os objetivos da Política Nacional de Educação Museal (PNEM)”, destaca o diretor do Museu Ferroviário, Alênio Alencar. “Ao propor uma formação acessível e abrangente, o curso fortalece a atuação educativa e cultural em museus e espaços de memória, reconhecendo e valorizando a multiplicidade de experiências presentes nesses espaços, fomentando um repertório mais plural e inclusivo sobre a área”, complementa. A iniciativa, ressalta o gestor, estabelece o campo museal como lugar de participação ativa das comunidades, diálogo e escuta sensível.
Museu e educação
O objetivo do Curso Básico de Educação Museal é oferecer formação introdutória, qualificando as pessoas participantes nos fundamentos teóricos e práticos da educação museal, a partir de uma abordagem crítica e participativa, com ênfase nas realidades locais e no potencial educativo do Museu Ferroviário Estação João Felipe.
O conteúdo divide-se em quatro módulos, com os seguintes temas e facilitadores: Introdução à Educação Museal, com Mona Nascimento; Museus, Comunidades e Diversidade, com Hannah Mariah; Mediação Cultural e Ação Educativa, com Ícaro Souza; e Prática e Projeto Educativo, com Laris Moraes.
A aula inaugural acontece na sexta-feira, 8 de agosto, com a museóloga e educadora baiana Mona Nascimento sobre “Desafios da Educação Museal no Brasil: um panorama da PNEM à PEM e novamente à PNEM”. Esta atividade será aberta ao público.
Inscrições
As inscrições ocorrem exclusivamente online, de 14 a 20 de julho de 2025, pelo site mapacultural.secult.ce.gov.br. Para participar, é necessário ter ensino médio completo, idade mínima de 18 anos e residir no Ceará. O processo seletivo inclui análise de carta de intenção e entrevista.
O curso também adota políticas afirmativas, reservando 70% das vagas para pessoas negras; travestis, transexuais, transgêneros e não bináries; com deficiência e pertencentes a comunidades tradicionais.
Cronograma de seleção
Inscrições: 14 a 20 de julho
Resultado preliminar: 22 de julho
Recursos: 23 de julho
Avaliação dos recursos: 24 de julho
Resultado após recurso: 25 de julho
Convocação para entrevistas: 28 de julho
Entrevistas: 29 e 30 de julho
Resultado parcial: 31 de julho
Recursos: 01 de agosto
Resultado final: 05 de agosto
Lançamento de Edital n.24/2025 – Curso Básico de Educação Museal
Inscrições: 14 a 20 de julho no Mapa Cultural do Ceará
Mais informações: edital.museuferroviario@institutomirante.org/
Gratuito