Filme ‘O Ceará Francês’ estreia no Cineteatro São Luiz e marca as celebrações dos 200 anos de diplomacia entre Brasil e França

14 de julho de 2025 - 16:58

Produção mergulha nas influências culturais, sociais e históricas da nação europeia em solo cearense

Em 2025, a “Temporada Brasil-França 2025” celebra os 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países. A partir do trabalho de intercâmbio e internacionalização cultural do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), nossa identidade cultural também é parte dessa iniciativa internacional.

Neste sábado (12), a Secult participou do lançamento do filme “O Ceará Francês”. A sessão de estreia aconteceu no Cineteatro São Luiz, espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece). Dirigido e roteirizado por Roberto Bomfim e Eduardo Barros Pinheiro, o filme destaca a profunda influência cultural e histórica francesa no Ceará ao longo dos séculos.

A cerimônia que lançou a obra contou com a participação da secretária da Cultura do Ceará, Luísa Cela; a secretária das Relações Internacionais do Ceará, Roseane Medeiros; o Cônsul-Geral da França em Recife, Serge Gás e a Cônsul Honorária da França em Fortaleza, Fernanda Jensen.

O filme se une à série de eventos e ações que comemoram o bicentenário das relações franco-brasileiras em todo o território nacional. A produção cearense convida o público a refletir sobre cultura, memória e identidade. Um trabalho de pesquisa que resgata a influência francesa na formação urbana e social do Ceará.

Ceará e França unidos pela cultura

Em sua segunda edição, a “Temporada Brasil-França 2025” reúne uma série de atividades nos territórios das duas nações. Segundo a embaixada francesa, a primeira parte brasileira na França acontece entre os meses de abril a setembro. Em seguida, a segunda parte francesa no Brasil acontece entre agosto e dezembro de 2025.

A participação das artes e da criatividade cearense na “Temporada Brasil-França 2025” reforça importantes parcerias do Governo do Ceará, por meio de seus espaços públicos de cultura, com instituições do país europeu. O intercâmbio promovido pela pasta contempla diferentes expressões artísticas de nossa gente. Atualmente, no campo audiovisual, o Ceará testemunha um efervescente cenário.

Com patrocínio da Secult Ceará, o filme “Motel Destino”, de Karim Aïnouz, foi indicado ao principal prêmio do Festival de Cannes 2024. Rodado inteiramente no litoral cearense, com equipe técnica e elenco majoritariamente local, a produção concorreu pela premiação da Palma de Ouro.

A participação de “Motel Destino” no importante festival francês abriu caminho para novas ações de intercâmbio internacional. Em 2025, a Secult Ceará desenvolve duas iniciativas que projetam nomes locais da sétima arte na França. São os projetos “La Factory” e “Porto MIS CinéFabrique”.

Intercâmbio cultural

Após uma década revelando novos realizadores audiovisuais em todo mundo, o projeto “La Factory” chega ao Brasil, a partir do Ceará. Trata-se de parceria da Secretaria da Cultura com o Festival de Cannes/Quinzena de Realizadores e integra a programação do Ano Brasil na França, que acontece ao longo deste ano.

A iniciativa prevê a realização de quatro curtas brasileiros , com exibição garantida na Quinzena de Realizadores Cannes-2025. Este intercâmbio imersivo reúne jovens cearenses e franceses ainda em processo de formação. O cineasta Karim Aïnouz é o patrono da edição cearense do projeto.

Já o projeto “Porto MIS CinéFabrique” promove a realização de dois curtas-metragens de ficção a partir de um processo formativo. Esta iniciativa nasce da parceria entre MIS-CE, Escola Porto Iracema das Artes e o programa internacional “Cine Nomad School”, da CinéFabrique, escola de cinema localizada em Lyon, na França.

Estudantes do segundo ano de graduação na CinéFabrique e alunos de cinema e audiovisual do Ceará produzirão dois curtas-metragens. O objetivo é ensinar e criar coletivamente, compartilhando visões de mundo e práticas criativas diferentes, com foco na experimentação técnica e no intercâmbio cultural.

Em 2025, o estado contará com importantes projetos que reforçam os laços com a França. A Bienal Internacional de Dança do Ceará reafirma-se a cada edição como um território de grande mobilização entre artistas dos dois países. Ampliando ainda mais esta conexão, o Museu da Imagem e do Som Chico Albuquerque (MIS) receberá as exposições “Turbilhão” e “Arte Numérico” este ano. O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMac) receberá o Festival Cine Latino no Cinema do Dragão. Esta ação acontece em parceria com a Cinemateca do Rio de Janeiro.