Com apoio da Secult, Editora Sol Literário lança Prêmio Palavra Solar
10 de julho de 2025 - 12:10 #Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura #Edital A Arte da Palavra #Festival Publico de Impressos e Publicações #Kuya — Centro de Design do Ceará #PNAB #PNAB CEARÁ #Política Nacional Aldir Blanc #Rece #Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Ceará
Texto: Ascom projeto Escritas em Volta do Sol | Foto: divulgação
Angélica Sampaio – Editora Sol Literário (Foto: Divulgacao)
No dia em que celebra 13 anos de atuação no mercado editorial (17.07), a Editora Sol Literário lança o Regulamento do Prêmio Palavra Solar, concurso literário que vai selecionar três obras para publicação. O lançamento acontece às 19h, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), dentro da programação do Festival Publico de Impressos e Publicações, realizado pela Editora e Livraria Substânsia em parceria com a KUYA – Centro de Design do Ceará. O evento é aberto ao público.
O Prêmio Palavra Solar integra o projeto Escritas em Volta do Sol e consiste em um concurso literário voltado para obras do gênero romance curto. Podem participar escritores iniciantes ou experientes, com idade a partir de 18 anos, nascidos e residentes no Ceará. As inscrições seguem até o dia 05 de agosto e o regulamento estará disponível para consulta nas redes sociais da editora.
Os três primeiros lugares selecionados pela comissão julgadora do concurso terão suas obras publicadas pelo selo editorial Palavra Solar. O primeiro lugar é contemplado com a versão impressa e o audiobook; o segundo, com a obra impressa e o livro digital em Epub; já o terceiro, recebe o livro no formato digital de Epub. Além disso, os vencedores lançam seus livros em eventos na capital e no interior do Estado (Redenção e Quixadá), bem como recebem troféus e certificado de participação.
Vale destacar ainda que o apoio aos três escritores conta com a elaboração de um plano de venda, divulgação e circulação dos seus livros, incluindo venda das obras impressas pelo site da Editora Sol Literário e orientação para ancoragem dos e-books em plataformas digitais.
“Pretendemos ultrapassar as fronteiras locais para alcançar outros territórios, visando democratizar o acesso à leitura por meio da promoção e divulgação de títulos literários do Ceará no mercado editorial brasileiro”, afirma a fundadora da editora, professora, escritora e presidente da Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza (AMLEF), Angélica Sampaio.
Escritas em Volta do Sol – O projeto é idealizado e realizado pela Editora Sol Literário, editora independente que atua no mercado cearense há 13 anos. Contempla um selo editorial – Palavra Solar, que vai selecionar as obras a serem publicadas por meio de concurso literário; o ciclo de palestras Palavra Impressa; um programa de formação denominado Laboratório de Escrita Literária; além de um plano de incentivo à leitura, o Falar Livros.
O Palavra Impressa é composto por quatro palestras com foco no mercado editorial, pensando nos desafios que os escritores iniciantes e até os mais experientes enfrentam para publicar seus trabalhos. Vai abordar temas como orientações básicas para contrato de edição, o futuro de publicações independentes diante das novas tecnologias, a atuação de editoras independentes e políticas de fomento à leitura.
O Laboratório de Escrita Literária é composto por três workshops e tem como objetivo agregar na formação de novos escritores, amantes da leitura e literatura. Propõe como temas: Decolonizando a caneta: criatividade e identidade na escrita; Narrativas em luta: feminismo e gênero na literatura; Criar e expressar: oficina para uma escrita autêntica.
Para divulgar as obras e estimular a leitura, o Falar Livros consiste em diversos vídeos a serem disponibilizados em plataformas digitais e redes sociais, reunindo personalidades, escritores e formadores de opinião lendo trechos das obras vencedoras do concurso.
“Além da divulgação, o objetivo é formar uma rede de comunicação e circulação do trabalho desenvolvido pela editora com os autores, para desmistificar o livro como objeto cultural inacessível ou em declínio e estimular o hábito da leitura em pessoas de todas as idades”, ressalta Angélica.
O projeto Escritas em Volta do Sol é uma realização da Editora Sol Literário. Apoiado pelo Governo Federal e Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), conta com recursos provenientes da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) Ceará, via Edital Arte da Palavra.
SERVIÇO
Lançamento do Prêmio Palavra Solar
Data: 17/07 (quinta-feira)
Horário: 19h
Local: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura – Arena Dragão (ao lado do planetário) – Endereço: Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema, Fortaleza-CE
Aberto ao público
Regulamento para consulta e inscrição gratuita a partir do dia 17/07 na bio do perfil do Instagram da @editora.solliterario e por aplicativos de mensagem.
E-mail para dúvidas: premiopalavrasolar@gmail.com