Osuece apresenta concerto “MSB – Música Sinfônica Brasileira”, dia 10 de julho, no Theatro José de Alencar
8 de julho de 2025 - 10:53
O programa reúne obras de quatro grandes nomes de diferentes tempos da música brasileira: Carlos Gomes, Alberto Nepomuceno, Radamés Gnattali e Cyro Pereira
A Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará (Osuece) apresenta, no dia 10 de julho (quinta-feira), o concerto “MSB – Música Sinfônica Brasileira”, como parte de sua Série Concertos Sinfônicos. O repertório é um convite para o público embarcar em uma jornada sonora que atravessa séculos de história, tradição e inovação musical. A apresentação será às 19h, no Palco Principal do Theatro José de Alencar, espaço que integra a Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Rece), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Os ingressos estão à venda na plataforma Sympla e na bilheteria do TJA, sempre das 13h às 19h (de quarta a domingo).
Com regência de Willian Ciriaco, a Osuece apresentará obras de quatro grandes nomes de diferentes tempos da música brasileira: Carlos Gomes, Alberto Nepomuceno, Radamés Gnattali e Cyro Pereira — compositores que, cada um à sua maneira, ajudaram a moldar a identidade sonora do país. “É um tributo à genialidade de nossos compositores, à força da música como expressão nacional e ao poder da arte de emocionar e unir”, diz o regente.
Um dos destaque é a abertura da ópera “O Guarani” (1870), de Carlos Gomes, baseada no romance homônimo de José de Alencar, uma das peças clássicas mais reconhecidas no País. “Sua relação com o romance de Alencar a torna um exemplo de diálogo entre diferentes linguagens artísticas. A obra de Alencar e a ópera de Gomes celebram o herói indígena Peri, símbolo de bravura e talento, e contribuem para a construção da identidade nacional brasileira”, diz Willian Ciriaco.
A apresentação completa da “Série Brasileira” (1897) para orquestra, do cearense Alberto Nepomuceno, é outro destaque do concerto. São quatro movimentos, incluindo uma versão da “Dança de Negros”, peça do início de carreira do compositor, incorporada posteriormente à Série Brasileira, sob o título “Batuque”. Nepomuceno é considerado um dos principais compositores nacionalistas, patrono da cadeira de número 30 da Academia Brasileira de Música, sendo considerado o “pai” do nacionalismo na música erudita brasileira, pois defendia o uso da língua portuguesa na música clássica. Afirmava que “não tem pátria um povo que não canta em sua língua”.
De Radamés Gnattali, a Osuece apresenta a obra “Suíte Retratos” (1957), tendo como solista o bandolinista Eric Diógenes, uma das grandes revelações do choro cearense, integrante do regional Cordas que Falam, o mais antigo grupo de choro em atividade no Ceará. Completa o programa “O Fino do Choro” (1997), de Cyro Pereira, com a participação do Grupo de Choro da Uece, fundado em 2014 no Curso de Música da Uece, pelo professor Pablo Garcia.
SERVIÇO
[MÚSICA] Orquestra Sinfônica da Uece (Osuece) apresenta: Concerto MSB – Música Sinfônica Brasileira / Série Concertos Sinfônicos
Data: dia 10 de julho (quinta-feira), às 19h
Local: Palco Principal do Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525, Centro)
Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia)
Vendas antecipadas: Sympla (https://bileto.sympla.com.br/event/108179) e bilheteria, das 13h às 19h (de quarta a domingo)
Capacidade: 711 lugares
Duração: 90min
Classificação: Livre
Local acessível no setor Plateia (térreo)