Museu da Imagem e do Som recebe show de Juçara Marçal e Kiko Dinucci

8 de julho de 2025 - 16:58

A programação da semana contempla ainda diversas oficinas para o período de férias de crianças, jovens e famílias

O Museu da Imagem e do Som do Ceará dá continuidade à sua programação especial de férias com diversas oficinas voltadas para crianças, jovens e famílias. No domingo (13), o espaço recebe show de Juçara Marçal e Kiko Dinucci, na praça do MIS. Todas as atividades são gratuitas, confira abaixo a programação. O MIS integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, com gestão parceira do Instituto Mirante de Cultura e Arte.

– FÉRIAS NO MIS> OFICINA Caixa das Ilusões – hologramas feitos com papelão

Na quarta-feira (9), das 10h às 12h, acontece na Sala Multiuso (andar -1 do Anexo) a oficina “Caixa das Ilusões – hologramas feitos com papelão”, ministrada por Nair Beatriz e Sam Célio. Inspirada nas ações e funcionamentos das projeções que acontecem na sala imersiva, a atividade propõe que as crianças possam pensar nas possibilidades de exploração e manifestações das artes por meio de protótipos que apresentam e simulam modelos mais complexos de tecnologias, como os sistemas de projeções, por exemplo. No caso desta atividade, serão utilizadas tecnologias manuais para construir um modelo de holograma a partir de materiais recicláveis (papelão), conversando sobre conceitos de animações em 2D e em 3D, enquanto trabalha-se o desenvolvimento da concentração e coordenação motora fina, além de aflorar a criatividade por estímulo visual do equipamento a ser produzido e montado. Estão sendo ofertadas 15 vagas para pessoas de 10 a 15 anos. Crianças de até 14 anos devem estar acompanhadas por um adulto responsável. As inscrições são por ordem de chegada, 30 minutos antes.

– FÉRIAS NO MIS> OFICINA | Museu da Natureza 

Também na quarta-feira (9), das 15h às 17h30, acontece na  Sala Multiuso (andar -1 do Anexo) a oficina “Museu da Natureza”, ministrada por Val Araújo. Nesta atividade, os participantes vão conhecer a natureza que existe no MIS, coletando folhas, sementes, pedras e flores para criar uma exposição da natureza, experimentando várias técnicas de criação de obras de arte com elementos naturais e exibir as criações numa exposição efêmera. A oficina tem 20 vagas para pessoas de 6 a 16 anos. Crianças de até 14 anos devem estar acompanhadas por um adulto responsável. As inscrições são por ordem de chegada, 30 minutos antes.

– Roda de Conversa “Pesquisas sobre Ditadura Civil Militar no Brasil: Fontes, imagens, histórias”. 

Também na quarta-feira (9), acontece uma atividade online promovida pela Galeria da Liberdade, espaço que faz parte do conjunto arquitetônico do Palácio da Abolição e é gerida pelo Museu da Imagem e do Som do Ceará. A roda de conversa “Pesquisas sobre Ditadura Civil Militar no Brasil: Fontes, imagens, histórias” será com Valesca Rios, Tasso Britto e Thiago Sales. A mediação é de Aládia Vieira. A atividade acontece das 15h às 18h, no canal do MIS no YouTube. O momento reúne historiadores e pesquisadores especializados no estudo da Ditadura Civil-Militar no Brasil (1964-1985), com foco em temas como televisão, censura e infâncias atingidas pelo regime, bem como análise de diferentes fontes, suportes e abordagens historiográficas. A partir da apresentação de pesquisas, a roda de conversa busca refletir sobre os desafios do trabalho com acervos documentais, imagéticos e orais, debatendo as disputas de memória, os silenciamentos e as possibilidades de construção de narrativas plurais sobre o período. A proposta visa contribuir para a ampliação dos repertórios críticos sobre a ditadura, fortalecendo o diálogo entre produção acadêmica, instituições de memória e sociedade civil.

– FÉRIAS NO MIS> OFICINA | Retalhos de Tecido, Fios de Memória 

Na quinta-feira (10), das 10h às 11h30, acontece na Sala Multiuso (andar -1 do Anexo) a oficina “Retalhos de Tecido, Fios da Memória”, com Naianny Kelly e Nair Beatriz. Nesta oficina, os tecidos deixam de ser apenas matéria e se tornam memórias. Por meio da criação com retalhos, texturas e pequenos objetos, os participantes são convidados a construir narrativas visuais que representem cenas do cotidiano, lembranças pessoais ou fragmentos do patrimônio cultural. Cada um costura, com as mãos e com o olhar, um pedaço do mundo que vive dentro de si — porque toda memória pode ser contada em tecido, e todo retalho é também um registro do tempo. São ofertadas 15 vagas para pessoas a partir de 10 anos. Crianças de até 14 anos devem estar acompanhadas por um adulto responsável. As inscrições são por ordem de chegada, 30 minutos antes.

– FÉRIAS NO MIS> OFICINA | Desenhos Ancestrais: A Magia do Carvão 

Também na quinta-feira (10), das 14h às 17h acontece na Sala Multiuso (andar -1 do Anexo) a oficina “Desenhos Ancestrais: A Magia do Carvão”, com Fernando Wesley. Essa oficina tem o intuito de exercitar a criatividade através das técnicas ancestrais de Chico da Silva, que desenvolvia desenhos com o carvão. São ofertadas 15 vagas para crianças e jovens de 10 a 24 anos. Crianças de até 14 anos devem estar acompanhadas por um adulto responsável. As inscrições são por ordem de chegada, 30 minutos antes.

– FÉRIAS NO MIS> OFICINA | Colagem digital para o celular 

Na sexta-feira (11), das 15h às 18h, acontece na Sala Multiuso (andar -1 do Anexo) a oficina “Colagem digital para celular”, com Rafael Aires e Francisca Silva. Pensando na importância da partilha de conhecimentos para a prática artística, atrelada a exercícios do corpo como propulsores criativos, os oficineiros Rafael Aires e Francisca Silva buscam a troca de vivências e saberes voltados para a linguagem da colagem digital, tendo como diferencial o acesso por meio de aparelhos smartphones. Os participantes estarão envolvidos em breves práticas corporais e leituras coletivas para então serem introduzidos à ferramentas digitais disponíveis gratuitamente para download, praticando e diversificando saberes. E os participantes deverão trazer seus celulares com pelo menos 3G de memória livre e que tenham a possibilidade de acesso à conexão Wi-fi. São ofertadas 15 vagas para pessoas acima de 15 anos.  As inscrições são por ordem de chegada, 30 minutos antes.

– FÉRIAS NO MIS> OFICINA | Luz em Movimento – Oficina de Light Paint  

No sábado (12), das 16h às 18h, acontece no Estúdio de foto e vídeo (andar -2 do Anexo) a atividade “Luz em Movimento – Oficina de Light Paint”, com Keli Pereira. Nesta experiência imersiva, os participantes aprenderão técnicas de pintura com luz, manipulando lanternas, LEDs e outros dispositivos luminosos para criar composições únicas e impressionantes. Desde simples traços de luz até formas complexas e abstratas, os participantes explorarão sua criatividade enquanto mergulham no mundo da fotografia. São ofertadas 12 vagas para pessoas de 10 a 12 anos, que devem estar acompanhadas por um adulto responsável. As inscrições são por ordem de chegada, 30 minutos antes.

– FÉRIAS NO MIS> OFICINA | Isogravura: memórias gravadas 

No domingo (13), das 10h às 12h, acontece na Sala Multiuso (andar -1 do Anexo) a oficina “Isogravura: memórias gravadas”, com Hitalo Pandit. A atividade convida os participantes a embarcar em uma divertida jornada artística através da técnica da isogravura, que utiliza placas de isopor como matriz para criação de imagens. Na oficina “Isogravura: memórias gravadas” a criançada irá explorar as possibilidades de criação que a técnica pode oferecer e serão estimuladas a transformar memórias em expressividade visual. São ofertadas 20 vagas para pessoas acima de 8 anos. Crianças de até 14 anos devem estar acompanhadas por um adulto responsável. As inscrições são por ordem de chegada, 30 minutos antes.

– Show “Padê” com Juçara Marçal e Kiko Dinucci 

Também no domingo (13), a praça do MIS recebe o show “Padê”, de Juçara Marçal e Kiko Dinucci, das 16h30 às 17h30. “Padê” é o disco que Juçara Marçal e Kiko Dinucci lançaram em 2007 e que foi o ponto inicial da parceria da dupla. Kiko e Juçara montariam um ano após o lançamento do álbum o trio Metá Metá ao lado do saxofonista Thiago França. A parceria tem se estendido também para outros projetos coletivos ou individuais da dupla. Em meados de 2015, o disco foi redescoberto e teve grande repercussão nas redes. Padê hoje é marco de uma sonoridade, que iria se desdobrar dentro do trabalho do Metá Metá. O disco foi relançado em 2018 em LP pelo selo Goma Gringa. Desde então, Juçara e Kiko voltaram a fazer o show do álbum e, além do repertório do disco, adicionaram também outras músicas que dialogam com o universo de Padê. A palavra Padê deriva da palavra Ipade que significa encontro em Yoruba. No Brasil, se convencionou a chamar de Padê o rito de abertura nos candomblés no qual se homenageia Exu e ancestrais.

Programação da sala imersiva e exposições

Nesta semana, a sala imersiva do MIS exibe de quarta a domingo (9 a 13) as obras “Re-floresta”, “Fósseis do Cariri” e “Aves do Ceará”. Seguem também em cartaz as exposições físicas “Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak” (andar +2 do Anexo), “Imaginar os Cearás: memórias e tecnologias” (andar -1 do Anexo) e “Laboratório dos Sentidos” (casarão). O MIS funciona de quarta a domingo, com horários diferenciados: quartas, quintas e domingos, das 10h às 18h (acesso até 17h30), e sextas e sábados, das 13h às 20h (acesso até 19h30). Já a Biblioteca Marly Mariano & Thomaz Farkas (andar +1 do Anexo) funciona de quarta a sexta, das 13h às 18h.

Programação da Galeria da Liberdade

A Galeria da Liberdade conta com a exposição coletiva “Negro é um rio que navego em sonhos”, que tem curadoria de Ana Aline Furtado. As obras que integram a exposição são de Alexia Ferreira, Blecaute, Cecília Calaça, Clébson Francisco,  Darwin Marinho, Roberto Silva, kulumyn-açu, Luli Pinheiro, Suellem Cosme, Trojany e Wellington Gadelha. “Negro é um rio que navego em sonhos” propõe-se a abrir o espaço a céu aberto para repensar a presença negra e indígena neste estado. O horário de funcionamento é quarta e quinta-feira, das 10h às 18h, e sexta e sábado, das 13h às 20h.

SERVIÇO

MUSEU DA IMAGEM E DO SOM DO CEARÁ

Endereço: Av. Barão de Studart, 410. Meireles.

Entrada: gratuita.

– FÉRIAS NO MIS> OFICINA Caixa das Ilusões – hologramas feitos com papelão

Com Nair Beatriz e Sam Célio

Data: 09 de julho (quarta-feira)

Horário: 10h às 12h

Local: Sala Multiuso (andar -1 do Anexo)

15 vagas. Inscrições por ordem de chegada.

Classificação indicativa: 10 a 15 anos.

– FÉRIAS NO MIS> OFICINA | Museu da Natureza

Com Val Araújo

Data: 09 de julho (quarta-feira)

Horário: 15h às 17h30

Local: Sala Multiuso (andar -1 do Anexo)

20 vagas. Inscrições por ordem de chegada.

Classificação indicativa: 6 a 16 anos.

– Roda de Conversa “Pesquisas sobre Ditadura Civil Militar no Brasil: Fontes, imagens, histórias” com Valesca Gomes, Tasso Britto e Thiago Sales. Mediação de Aládia Vieira

Data: 09 de julho (quarta-feira)

Horário: 15h às 17h

Local: Canal do YouTube do MIS Ceará

Classificação indicativa: Livre.

– FÉRIAS NO MIS> OFICINA | Retalhos de Tecido, Fios de Memória

Com Naianny Kelly e Nair Beatriz

Data: 10 de julho (quinta-feira)

Horário: 10h às 11h30

Local: Sala Multiuso (andar -1 do Anexo)

15 vagas. Inscrições por ordem de chegada.

Classificação indicativa: a partir de 10 anos.

– FÉRIAS NO MIS> OFICINA | Desenhos Ancestrais: A Magia do Carvão

Com Fernando Wesley

Data: 10 de julho (quinta-feira)

Horário: 14h às 17h

Local: Sala Multiuso (andar -1 do Anexo)

15 vagas. Inscrições por ordem de chegada.

Classificação indicativa: 10 a 24 anos.

– FÉRIAS NO MIS> OFICINA | Colagem digital para o celular

Com Rafael Aires e Francisca Silva

Data: 11 de julho (sexta-feira)

Horário: 15h às 18h

Local: Sala Multiuso (andar -1 do Anexo)

15 vagas. Inscrições por ordem de chegada.

Classificação indicativa: a partir dos 15 anos.

– FÉRIAS NO MIS> OFICINA | Luz em Movimento – Oficina de Light Paint

Com Keli Pereira

Data: 12 de julho (sábado)

Horário: 16h às 18h

Local: Estúdio de foto e vídeo (andar -2 do Anexo)

12 vagas. Inscrições por ordem de chegada.

Classificação indicativa: 10 a 12 anos.

– FÉRIAS NO MIS> OFICINA | Isogravura: memórias gravadas

Com Hitalo Pandit

Data: 13 de julho (domingo)

Horário: 10h às 12h

Local: Sala Multiuso (andar -1 do Anexo)

20 vagas. Inscrições por ordem de chegada.

Classificação indicativa: a partir de 8 anos.

– Show “Padê” com Juçara Marçal e Kiko Dinucci

Data: 13 de julho (domingo)

Horário: 16h30 às 17h30

Local: Praça do MIS

Classificação indicativa: Livre

– Sala Imersiva

Quarta, quinta e domingo: 10h às 18h (acesso até 17h30)

Sexta-feira e sábado: 13h às 20h (acesso até 19h30)

Obras:

Re-floresta

Aves do Ceará

Fósseis do Cariri

EXPOSIÇÕES FÍSICAS:

“Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak”

Quarta-feira, quinta-feira e domingo: 10h às 18h (acesso até 17h30)

Sexta-feira e sábado: 13h às 20h (acesso até 19h30)

Local: Andar +2 do Anexo / Hall da Biblioteca

Classificação indicativa: Livre

“Imaginar os Cearás: Memórias e Tecnologias”

Quarta-feira, quinta-feira e domingo: 10h às 18h (acesso até 17h30)

Sexta-feira e sábado: 13h às 20h (acesso até 19h30)

Local: Andar -1 do Anexo

Classificação indicativa: Livre

“Laboratório dos Sentidos”

Quarta-feira, quinta-feira e domingo: 10h às 18h (acesso até 17h30)

Sexta-feira e sábado: 13h às 20h (acesso até 19h30)

Local: Casarão

*Em dias de maior visitação, é organizado um agendamento da fila de espera, com 30 pessoas entrando a cada 30 minutos, de acordo com a ordem de chegada. O visitante deve informar seu nome na recepção, que é registrado para organização do agendamento e já recebe a previsão de qual será seu horário de entrada no espaço.

Classificação indicativa: Livre

BIBLIOTECA MARLY MARIANO & THOMAZ FARKAS

Local: andar +1 do Anexo

Funcionamento:

Quarta a sexta-feira: 13h às 18h