Com apoio da Secult, Festival Barulhinho Delas inicia nova edição com oficinas de design

8 de julho de 2025 - 10:11

Em sua 6ª edição, o festival acontece de julho a novembro e traz como tema o questionamento: “Que Cultura para Qual Futuro?”. Seu primeiro  primeiro ciclo de ações, intitulado Mulheres do Design, conta com a realização de oficinas que  acontecerão nos ateliês de seis designers. As inscrições para as oficinas são gratuitas e seguem abertas de 14 a 25  de julho

Fortaleza recebe, a partir de 28 de julho, a primeira ação do Festival Barulhinho Delas 2025. Em sua sexta edição, o evento se propõe a discutir e celebrar a arte e cultura feita por mulheres, tendo como tema norteador a pergunta “Que cultura para qual futuro?”. A reflexão surgiu a partir de uma peça sonora da cantora islandesa Björk, chamada Manifesto da Natureza, e serve como ponto de partida para a programação deste ano. A primeira atividade do festival é o ciclo “Mulheres do Design”, que será realizado entre 28 de julho e 8 de agosto em Fortaleza (CE). A ação reúne seis designers cearenses em uma série de oficinas presenciais que acontecerão em seus próprios ateliês. A proposta é revelar os processos criativos e os modos de produção dessas mulheres, abordando referências, escolhas estéticas e o papel do design como linguagem cultural e política.

Com inscrições gratuitas e limitadas a 10 participantes por oficina, o ciclo tem foco em mulheres que já empreendem ou possuem negócios próprios. Os encontros pretendem ampliar a visibilidade do design local feito por mulheres, evidenciando sua pluralidade de pensamentos, estéticas e atuações.

Apresentado pelo Ministério da Cultura por meio do Instituto Cultural Vale, o Barulhinho Delas é uma realização da Mercúrio – Gestão, Produção e Ações Colaborativas, junto ao Ministério da Cultura e Governo Federal do Brasil. Patrocínio: Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. Apoio: Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria Estadual da Cultura do Ceará, via Lei Paulo Gustavo e Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura.

Confira a programação do ciclo “Mulheres do Design”:

  • 28/07 | Cerâmica com Denise Saboia
    Local: Ateliê Vila Arte (R. Prof. Dias da Rocha, 10 – Meireles) – 14h

A ceramista e artista plástica Denise Saboia abre as portas do seu ateliê-escola, fundado há 25 anos, para uma vivência que inclui tour pelo espaço, apresentação do processo artesanal da cerâmica (modelagem, secagem, queima e esmaltação) e conversa sobre sua trajetória como formadora de mais de 10 mil alunas.

  • 29/07 | Design de Calçados com Carol Rodrigues
    Local: Mercúrio Produções (Av da Universidade, 2475, Benfica) – 18h

Fundadora da marca de calçados autorais Óia!, Carol Rodrigues conduz uma oficina voltada à criação independente e à experiência empreendedora no setor de moda e design. A atividade aborda o processo criativo da marca e os desafios do fazer manual no mercado contemporâneo.

  • 30/07 | Bolsas e Acessórios com Marina Pinto
    Local: Edifício Palácio Progresso (R. do Pocinho, 33, sala 904 – Centro) – 14h

Criadora da marca “Eu Vou de Mariá”, Marina Pinto compartilha sua trajetória como designer e empreendedora de acessórios atemporais, com produção local. As participantes serão convidadas a criar um acessório próprio, enquanto conhecem as etapas de produção e gestão da marca, que já alcançou mais de 20 mil peças vendidas.

  •  04/08 | Expografia e Design Gráfico com Aldiane Lima
    Local: Mercúrio Produções (Av da Universidade, 2475, Benfica) – 18h

Com mais de duas décadas de experiência em arquitetura, design e curadoria, Aldiane Lima propõe uma vivência prática em design expográfico, através da criação de uma estrutura expositiva modular, refletindo sobre os cruzamentos entre espaço, arte e linguagem gráfica.

  • 05/08 | Acessórios com Bel Luara
    Local: Av. Hist. Raimundo Girão, 306, ap. 102 – 18h

Artesã e designer por trás da marca TEÇÁ, Bel Luara conduz uma oficina dedicada à criação de brincos autorais em porcelana fria. Unindo forma, cor e leveza, a atividade propõe um mergulho na estética contemporânea do fazer manual e no conceito da sua produção com identidade própria.

  • 08/08 | Joias com Nathalia Canamary
    Local: R. República do Líbano, 540 – Meireles – 15h

Arquiteta e joalheira com atuação nacional e internacional, Nathalia Canamary oferece uma vivência completa sobre o processo de criação de joias autorais, da concepção ao protótipo. A oficina inclui contato com materiais, reflexão sobre tempo de criação e organização da produção em pequena escala.

Formação e residência artística

A programação do Barulhinho Delas segue ao longo do segundo semestre com uma série de ações formativas gratuitas, entre setembro e outubro, totalizando 160 horas-aula voltadas prioritariamente para mulheres. As oficinas irão abordar temas como cenografia para shows, produção fonográfica, comunicação para projetos culturais, operação de luz e som, criação de portfólios e elaboração de projetos na área da música.

Já em outubro, o festival realiza uma residência artística voltada para mulheres (cis ou trans) que atuam nas artes visuais. Sob o título “Arte e Ativismo_Estética e Resistência”, a residência será conduzida pela artista Dhiow, propondo experiências criativas que articulem arte, ecologia e questões de gênero. As participantes irão desenvolver bandeiras artísticas como forma de responder à pergunta-tema do festival: “Que cultura para qual futuro?”.

Festival acontece em novembro de 2025

Em novembro acontecerão as últimas ações desta sexta edição, com feiras empreendedora e gastronômica, shows, performances, apresentações de artes cênicas e live painting.

Realizado desde 2017, o Festival Barulhinho Delas vem se consolidando como um espaço de valorização da arte e cultura produzidas por mulheres e com discussões pautadas na emergência climática.

>>Serviço

Festival Barulhinho Delas 2025

Ciclo “Mulheres do Design”

Inscrições gratuitas pelo Instagram @barulinhodelas