Espaços públicos do Governo do Ceará participam de projeto Caminhos Literários, promovido pelo CNJ

8 de julho de 2025 - 16:49 # # #

Texto: Ascom Secult Ceará | Fotos: Jeny Sousa / Secult Ceará

O Cineteatro São Luiz e o Complexo Ambiental Mirante do Caldas, espaços públicos do Governo do Ceará, participaram, na última sexta-feira (4), do “Caminhos Literários no Socioeducativo: pelo direito à cultura”, 4º edição do projeto promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A ação foi realizada pelo CNJ em parceria com o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) e Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema).

A atividade contou com a participação de jovens de centros socioeducativos de Fortaleza e Juazeiro do Norte. Com o tema central “Adolescências em cena”, o evento promoveu atividades autogestionadas com foco no audiovisual, visando estimular o protagonismo juvenil e debater a importância da cultura como instrumento de transformação social.

Coordenadora Helena Campelo (Foto: Jeny Sousa)

Conforme a coordenadora de Diversidade, Acessibilidade e Cidadania Cultural (Codac) da Secult Ceará, Helena Campelo, essa ação foi importante para efetivar aos jovens o conceito de cidadania cultural, viabilizado pela Codac. “Para muitos desses(as) adolescentes, foi o primeiro acesso à um equipamento cultural como teatro e cinema. Buscamos viabilizar a construção de referências na arte, no direito à cultura quanto à fruição, a vivência afetiva, na oferta de possibilidades e oportunidades de formação, construção de projetos de vida e estratégias para o mundo do trabalho. As visitas mediadas aos equipamentos culturais são um momento de acessos e garantias para as experiências culturais no Estado”, explica.

Em Fortaleza, os adolescentes do Centro Socioeducativo Canindezinho e as adolescentes do Centro Socioeducativo Aldaci Barbosa Mota participaram de uma visita mediada ao Cine São Luiz, seguida de exibição e debate do filme “Cabeça de Nêgo”, escrito e dirigido por Déo Cardoso. A exibição do filme foi realizada na Sala Seu Vavá, espaço do Cineteatro dedicado à memória audiovisual brasileira e cearense.

Sala Seu Vavá (Foto: Jeny Sousa)

Ainda na sexta-feira (4), adolescentes do Centro Socioeducativo de Semiliberdade de Juazeiro do Norte realizaram uma visita mediada ao Complexo Ambiental Mirante do Caldas, com exibição do filme “Fala Mestre — Inventário da Tradição”, seguida de bate-papo sobre o tema.

O Cine São Luiz é um espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), da Secult Ceará, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). O Complexo Ambiental Mirante do Caldas é um complexo ambiental vinculado à Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), também gerido em parceria com o IDM.

O evento é apoiado pelo Grupos de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMFs), que são estruturas dos Tribunais de Justiça e dos Tribunais Regionais Federais responsáveis pela monitoração e fiscalização do sistema carcerário e do sistema de execução de medidas socioeducativas.

Caminhos Literários

Com o tema “Adolescências em cena”, a edição de 2025 do projeto Caminhos Literários destaca o audiovisual como forma de expressão. O evento tem abrangência nacional e visa fomentar o acesso à leitura e à cultura entre adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas. A programação deste ano também marca as comemorações dos 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Em sua quarta edição, o Caminhos é realizado anualmente pelo CNJ desde 2022. Com a participação de mais de 70 unidades, distribuídas em 25 estados, o evento promove dias culturais com workshops de fotografia, música e sessões de teatro e cinema. A programação é híbrida, com transmissões online e atividades presenciais realizadas em diversas regiões do país. As atividades seguem nos dias 8 e 9 de julho, com a participação do rapper e cineasta Mano Cappu, além de uma mostra virtual com apresentações de dança e slam protagonizadas por jovens do Ceará.