Museu da Imagem e do Som dá início à programação especial de férias
30 de junho de 2025 - 15:22
A programação contempla mais de 20 atividades voltadas a crianças, jovens e famílias, ocupando diversos espaços do MIS
O Museu da Imagem e do Som do Ceará dá início nesta semana à sua programação especial de férias, o programa Férias no MIS. Todas as atividades são gratuitas e acontecem em diversos espaços do Museu. O MIS integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, com gestão parceira do Instituto Mirante de Cultura e Arte.
– Anima MIS: Oficina de Animação em Stop Motion
Na quarta-feira (2), acontece a atividade “Anima MIS: oficina de animação em stop motion”, com Carol Rodrigues e Viviane Lima. Voltada para o público de 8 a 14 anos, a oficina será de 10h às 12h, na sala multiuso (andar -1 do Anexo). São ofertadas 20 vagas e as inscrições são feitas no local, por ordem de chegada. A atividade consiste em uma ação coletiva de criação de objetos com massinha, que serão animados em edição de stop motion. Alinhando com a exposição “Laboratório dos Sentidos”, a ação propõe a criação de objetos, animais e seres imaginários que ganharão “vida” através do stop motion.
– OFICINA | Brinquedos ópticos: produção de óculos 3D
Também na quarta-feira (2), das 15h às 17h, na sala multiuso (andar -1 do Anexo), acontece a oficina “Brinquedos ópticos: produção de óculos 3D), com Nair Beatriz e Sam Célio. São ofertadas 20 vagas para pessoas de 10 a 14 anos e as inscrições são feitas no local, por ordem de chegada. Esta oficina propõe introduzir as crianças e os demais participantes nos primeiros experimentos de ilusão de ótica que deram origem ao cinema 3D a partir da montagem manual do estereoscópio – primeiro instrumento criado para visualizar imagens tridimensionais – e a partir disso, pensar nas dimensões técnicas de brincar com a imagem e a ilusão com o uso do celular e equipamentos manuais.
– OFICINA | Brincar de Música
Na quinta-feira (3), das 10h às 12h, acontece na sala imersiva (andar -2 do Anexo), a oficina “Brincar de música”, com Val Araújo. São ofertadas 20 vagas para pessoas de 8 a 12 anos e as inscrições devem ser realizadas por meio do link disponibilizado. Nesta atividade busca-se ativar o lugar da música como brincadeira e linguagem expressiva através de jogos que trabalham conteúdos musicais a partir de experiências práticas que conjugam corpo/voz/escuta/movimento, envolvendo criação/improvisação e experiência musical/performance.
– OFICINA | A floresta que habito
Também na quinta (3), das 15h às 17h, acontece na sala multiuso (andar -1 do Anexo), a oficina “A floresta que habito”, com Elen Andrade e Aladia Vieira. São ofertadas 15 vagas para crianças de 8 a 12 anos e as inscrições devem ser realizadas por meio do link disponibilizado. Os participantes serão convidados a criar colagens em fotografias do rosto impressas no papel, utilizando folhas, flores secas e outros materiais orgânicos coletados ao redor do Museu. A proposta é refletir sobre a interdependência entre humanos e floresta, inspirada na cosmologia indígena apresentada na obra audiovisual Re-floresta, atualmente em cartaz na sala imersiva do MIS.
– OFICINA | Desenhos Coletivos
Na sexta-feira (4), acontece das 16h às 18h, na sala multiuso (andar -1 do Anexo), a oficina “Desenhos coletivos”, com Pedro Henrique. São ofertadas 15 vagas para pessoas de 8 a 14 anos. A proposta tem como objetivo a construção de trabalhos coletivos relacionados à exposição “Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak”, atualmente em cartaz no andar +2 do MIS. Nesta ação, os participantes serão estimulados a desenhar o que mais lhes chamou a atenção nas obras. Dessa forma, os participantes podem experimentar as diversas possibilidades de um trabalho coletivo, em que as ideias individuais unidas formam um todo bem mais profundo e cheio de camadas, o que dialoga com as comunidades indígenas da exposição de Hiromi Nagakura, povos que trazem na sua coletividade exemplos de resistência, conquistas e saberes. As inscrições serão feitas por ordem de chegada.
– OFICINA | Corpos Malabares
No sábado (5), acontece a oficina “Corpos malabares”, com Rafaely Santos. A atividade será das 16h às 18h, no jardim do Casarão. São ofertadas 15 vagas para crianças a partir de 8 anos de idade. As inscrições serão feitas por ordem de chegada. A oficina proporciona uma introdução encantadora aos universos do circo e do teatro, oferecendo uma abordagem lúdica e envolvente dos fundamentos dos movimentos educativos essenciais para acrobacias e manipulação de malabares. Com um foco não apenas na técnica, mas também na experiência compartilhada, a atividade visa criar uma conexão especial entre adultos e crianças. A proposta é fomentar a colaboração, permitindo que participantes de diferentes idades aprendam e se divirtam juntos, explorando e trocando habilidades e brincadeiras em um ambiente estimulante e enriquecedor.
– OFICINA | Construindo Paraquedas coloridos
Já no domingo (6), acontece a oficina “Construindo paraquedas coloridos”, com Romã Salviano. A atividade acontece das 10h30 às 12h, na sala imersiva (andar -2 do Anexo), e é voltada para crianças de 6 a 9 anos. São ofertadas 15 vagas e as inscrições devem ser feitas por meio do link disponibilizado. A atividade pretende promover uma vivência onde as crianças serão levadas a exercitar o corpo, a criatividade e o sonho na criação de um novo corpo e de paraquedas coloridos para sustentar o encanto. Serão propostos exercícios corporais para a criação de um novo corpo, um corpo onírico, onde poderão trazer elementos da fauna e/ou flora para compor seus corpos. Após esse exercício lúdico será iniciada uma atividade de pintura facial a partir dos disparadores que virão do exercício anterior. Após isso, com seus novos corpos oníricos, será proposto um exercício lúdico de segurar o céu e os astros, através de ações diversas como cantar, dançar, girar etc. A intenção é guiar as pessoas participantes por uma reflexão da importância de viver em estado de encantamento e de como cultivar sonhos e gestos que possibilitem novas possibilidades de criar e sentir os mundos.
SERVIÇO:
MUSEU DA IMAGEM E DO SOM DO CEARÁ
Endereço: Av. Barão de Studart, 410. Meireles.
Entrada: gratuita.
– Anima MIS: Oficina de Animação em Stop Motion
Com Carol Rodrigues e Viviane Lima
Data: 02 de julho (quarta-feira)
Horário: 10h às 12h
Local: Sala Multiuso (Andar -1 do Anexo)
20 vagas. Inscrições por ordem de chegada.
Classificação indicativa: 8 a 14 anos.
– OFICINA | Brinquedos ópticos: produção de óculos 3D
Com Nair Beatriz e Sam Célio
Data: 02 de julho (quarta-feira)
Horário: 15h às 17h
Local: Sala Multiuso (Andar -1 do Anexo)
20 vagas. Inscrições por ordem de chegada.
Classificação indicativa: 10 a 14 anos.
– OFICINA | Brincar de Música
Com Val Araújo
Data: 03 de julho (quinta-feira)
Horário: 10h às 12h
Local: Sala Imersiva (Andar -2 do Anexo)
20 vagas. Inscrições no link disponibilizado.
Classificação indicativa: 8 a 12 anos.
– OFICINA | A floresta que habito
Com Elen Andrade e Aladia Vieira
Data: 03 de julho (quinta-feira)
Horário: 15h às 17h
Local: Sala Multiuso (Andar -2 do Anexo)
15 vagas. Inscrições no link disponibilizado.
Classificação indicativa: 8 a 12 anos.
– OFICINA | Desenhos Coletivos
Com Pedro Henrique
Data: 04 de julho (sexta-feira)
Horário: 16h às 18h
Local: Sala Multiuso (Andar -1 do Anexo)
15 vagas. Inscrições por ordem de chegada.
Classificação indicativa: 8 a 14 anos.
– OFICINA | Corpo Malabares
Com Rafaely Santos
Data: 05 de julho (sábado)
Horário: 16h às 18h
Local: Jardim do Casarão
15 vagas. Inscrições por ordem de chegada.
Classificação indicativa: crianças a partir de 8 anos de idade.
– OFICINA | Construindo Paraquedas coloridos
com Romã Salviano
Data: 06 de julho (domingo)
Horário: 10h30 às 12h
Local: Sala Imersiva (Andar -2 do Anexo)
15 vagas. Inscrições no link disponibilizado.
Classificação indicativa: 6 a 9 anos.