Arte feita por mulheres: Cineclube Delas exibe Zuzu Angel com conversa e bordado coletivo

17 de junho de 2025 - 14:32

O Museu da Fotografia Fortaleza recebe, no domingo (22), às 15h, a sexta sessão do Cineclube Delas. A programação é gratuita.

Moda, ditadura e resistência são temas tratados na sexta sessão do Cineclube Delas – arte feita por mulheres, que acontece no próximo domingo, 22 de junho, das 15h às 17h30, no Museu da Fotografia Fortaleza, com entrada gratuita. A programação inclui a exibição do filme Zuzu Angel (2006), dirigido por Sérgio Rezende, seguida de uma conversa com a artista e produtora cultural Carol Outono.
O longa-metragem narra a trajetória da estilista mineira Zuleika Angel Jones, conhecida como Zuzu Angel, que teve sua vida transformada após o desaparecimento do filho, preso durante a ditadura militar nos anos 1970. Com classificação indicativa de 14 anos, o filme apresenta um olhar político sobre uma figura feminina marcante na história brasileira.
Além da exibição e da conversa, a sessão conta com a já tradicional intervenção de bordado coletivo, proposta que convida o público a participar ativamente de um momento de criação e partilha, conectando arte têxtil e vivência coletiva.

Convidada da sessão, Carol Outono atua desde 2009 nas áreas da Economia Criativa e Solidária, desenvolvendo ações que integram moda, sustentabilidade, audiovisual e artes visuais. À frente do Ateliê Outono, ela assina figurinos e peças de vestuário com design ecoeficiente, e mantém um acervo colaborativo de figurinos com empréstimos gratuitos para artistas de Fortaleza.
O Cineclube Delas – arte feita por mulheres é um  projeto com produção Vermelha – Ateliê de Cultura, e incentivado pela Lei Paulo Gustavo, por meio do Edital de Apoio ao Audiovisual Cearense – Difusão, Formação e Pesquisa, da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE) e do Ministério da Cultura.

O projeto propõe uma experiência sensível e reflexiva sobre mulheres artistas, por meio de oito sessões gratuitas e itinerantes, entre maio e julho, em diferentes espaços culturais de Fortaleza. Cada encontro semanal oferece a exibição de filme, uma conversa com artista convidada e intervenção de bordado coletivo, criando um espaço de memória, pensamento crítico e representatividade para as mulheres nas artes.

SERVIÇO
CINECLUBE DELAS – ARTE FEITA POR MULHERES
6° Sessão – Moda e Design
Quando: 22 de junho de 2025 (domingo)
Horário: 15h às 17h30
Local: Museu da Fotografia Fortaleza – R. Frederico Borges, 545, Varjota
Entrada gratuita
Classificação indicativa: 14 anos
Inscrições: Formulário online
Mais informações: no perfil do instagram @delascineclube