Cultura em rede: espetáculo ‘Macacos’ circula pelo Ceará por meio da ação integrada dos espaços de cultura da Secult
16 de junho de 2025 - 17:38
Premiado nacionalmente, monólogo de Clayton Nascimento aborda racismo e resistência negra
Foto: Noelia Nájera
Em junho, o espetáculo “Macacos” chega a diferentes públicos do Ceará. A elogiada produção teatral brasileira é destaque nas programações do Theatro José de Alencar (dia 17/06), do Centro Cultural Bom Jardim (dia 18/06) e do Centro Cultural Cariri Sérvulo Esmeraldo (dia 19/06).
A circulação do espetáculo “Macacos” é uma ação integrada da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), por meio da Rede Pública de Equipamentos Culturais (Rece), em parceria com o Instituto Dragão do Mar e o Instituto Mirante, que segue em itinerância estratégica entre regiões de Fortaleza e outros municípios cearenses, potencializando o acesso à arte e a cultura.
>> Com apoio da Secult, Grupo Teatro Violetas leva espetáculo a territórios rurais do Ceará
“Macacos” é o título do monólogo criado, dirigido e atuado por Clayton Nascimento. O solo acumula 15 prêmios e apresentações por oito estados brasileiros. Nesta terça-feira (17), às 19h, o espetáculo ganha os palcos do Theatro José de Alencar na sua programação comemorativa de 115 anos.
Na quarta-feira (18), a equipe do espetáculo “Macacos” (SP) participa de uma masterclass, às 18h, no Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ). A itinerância chega ao Centro Cultural Cariri Sérvulo Esmeraldo na quinta-feira (19) para uma apresentação, às 19h, no Terreiro das Artes localizado no equipamento.
O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), mantém 27 espaços públicos de cultura em nosso estado. São Museus, Bibliotecas, Centros Culturais, Escolas de Arte, dentre outras instituições, que formam a Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Ceará (Rece).
Estes equipamentos entregam à população cearense uma série de ações e projetos pensados conjuntamente. Este modelo de gestão colabora para democratizar, investir e fazer circular as artes no Ceará. O Instituto Dragão do Mar e o Instituto Mirante de Cultura e Arte contribuem com a gestão e fortalecem esta rede estadual.
O que fala a peça ‘Macacos’?
Com dramaturgia criada a partir de relatos reais de violência racial, como o caso do goleiro Aranha, o assassinato do menino Eduardo de Jesus Ferreira e histórias de grandes artistas negros como Elza Soares e Machado de Assis, o espetáculo provoca reflexões sobre o racismo estrutural no Brasil.
Foto: Noelia Nájera
O único objeto cênico do palco é um batom vermelho. A peça se desenrola em um fluxo de pensamentos, desabafos e elucidações que emergem do corpo e da voz de um homem negro diante do racismo cotidiano, das estatísticas da violência e das histórias silenciadas.
Ao longo de sua trajetória, “Macacos” foi reconhecido por importantes prêmios nacionais como o Shell de Melhor Ator (2023), APCA, APTR e Deus Ateu, além de circular por mais de oito estados brasileiros e países como Rússia, Holanda, Alemanha, Uruguai, Chile e Estados Unidos.
Serviço:
Serviço: Espetáculo “Macacos”, com Clayton Nascimento
Dia 17 de junho (terça-feira)
Na programação TJA 115 Anos: “O passado ecoa. O agora cria”
19h / Palco Principal
Classificação indicativa: 14 anos
Gratuito – Retirada pelo Sympla
Endereço: Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525, Centro, Fortaleza-CE)
Dia 18 de junho (quarta-feira)
Masterclass no Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ)
18h / Teatro Marcus Miranda
Gratuito
Endereço: Centro Cultural Bom Jardim (Rua 3 Corações, 400 – Granja Lisboa, Fortaleza)
Dia 19 de junho (quinta-feira)
Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo
19h / Terreiro das Artes
Classificação indicativa: 14 anos | Acessível em Libras
Gratuito
Endereço: Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo (Av. Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes, 1 – Crato/CE)