Ceará Criativo leva exposição de arte sonora de Eric Barbosa ao México e Estados Unidos
30 de maio de 2025 - 12:02 #Ceará Criativo #Circulação #Projetos Apoiados
Projeto “Sonografias” promove intercâmbio internacional e destaca a potência da arte cearense como instrumento de resistência cultural
O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), segue fortalecendo a presença internacional da arte cearense com o Ceará Criativo – Programa de Circulação e Difusão da Cultura e das Artes Cearenses. No mês de maio, a iniciativa levou ao México e aos Estados Unidos a exposição “Sonografias: Arte Sonora Latino-Americana de Urgência”, do artista cearense Eric Barbosa, contemplado pelo edital de mobilidade internacional do programa.
Com curadoria de Juci Reis, o projeto reúne performances, esculturas sonoras, videoartes e instalações que abordam, sob uma ótica latino-americana insurgente, os fluxos migratórios e os impactos sociais das mobilidades humanas no continente americano ao longo do último século.
A circulação teve início na Cidade do México, com uma série de atividades em espaços de relevância como a Casa del Lago da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), o Centro de la Imagem e a Galeria Proyectos Escrituras Experimentales. Além da exposição, Barbosa conduziu oficinas e ações performáticas, fomentando o intercâmbio com artistas e públicos locais.
Na etapa seguinte, o artista apresentou seu trabalho em Chicago, nos Estados Unidos, em instituições consagradas da arte contemporânea e experimental como Hungry Brain, Comfort Station, Hyde Park Art Center e Audible Gallery do ESS Experimental Sound Studio. As ações despertaram o interesse do público e abriram novas possibilidades de colaboração entre artistas latino-americanos.
O projeto “Sonografias” não apenas ampliou os diálogos sobre migração e identidade no campo artístico, como também consolidou a presença da arte sonora e multilíngue cearense em contextos internacionais, demonstrando o potencial da cultura como ferramenta de resistência e transformação social.
“O que desejamos, enquanto sociedade civil, é a preservação e o fortalecimento deste programa, que é uma política pública consistente que assegura recursos e mecanismos para representarmos o estado, criarmos pontes para a apresentação do nosso trabalho e, principalmente, garantirmos nossas narrativas de existência”, enfatiza Barbosa.
A circulação internacional contou com o apoio institucional da Secult, por meio do Ceará Criativo, e com a orientação artística das plataformas Flotar (México), Abrigo Plataforma (Brasil) e Harmonipan (EUA). A exposição também teve apoio de instituições locais como Oficina de Sonido, PEEX e VenasRotas (Cidade do México); Comfort Station, Audible Gallery, ESS Experimental Sound Studio, Elastic Arts, Hyde Park Art Center e Hungry Brain (Chicago).
Sobre o Ceará Criativo
O Ceará Criativo – Programa de Circulação e Difusão da Cultura e das Artes Cearenses é uma iniciativa do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), em parceria com o Instituto BR, com apoio do Hub Cultural Porto Dragão – espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) –, com produção executiva da Quitanda Soluções Criativas e realização viabilizada por meio da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura.
Desde sua criação, o Ceará Criativo vem beneficiando dezenas de artistas por meio de ações voltadas à mobilidade artística. Até o momento, foram lançados quatro editais, promovendo a circulação da arte cearense nos âmbitos internacional, nacional e estadual.
Estruturado em três eixos – Plataforma de Formação, Plataforma de Negócios e Plataforma de Mobilidade –, o programa oferece suporte estratégico a artistas e agentes culturais, fortalecendo a cadeia criativa do estado. A iniciativa contempla diversas linguagens artísticas, incluindo música, artes visuais, literatura, teatro, dança, circo e performance, ampliando o acesso à profissionalização e à difusão da produção artística cearense.