Secult Ceará apresenta ações de circulação cultural mantidos pela pasta durante o Rio2C
28 de maio de 2025 - 17:45
Evento reúne profissionais e entusiastas das áreas de audiovisual, música, games, moda, startups e inovação
O Cheiro do Queijo durante apresentação no “Invasão Cearense” / Foto: Marinho Jr.
O investimento em cultura do Governo do Ceará será debatido durante importante evento do mercado criativo brasileiro. Nos próximos dias 28 e 30 de maio, a Secretaria da Cultura (Secult) apresenta, durante o Rio2C, ações e iniciativas públicas que promovem a arte e circulação artística de nossos talentos.
Nesta quarta-feira (28), a pasta participa da mesa “Políticas Públicas de Circulação de Música”. A atividade reúne a secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela; a presidenta da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Maria Marighella; o secretário de Cultura da Bahia, Bruno Gomes Monteiro; a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do RJ, Danielle Barros e a diretora / presidenta da Associação Brasileira de Festivais Independentes (ABRAFIN), Sara Loiola.
Apresentação da banda Procurando Kalu no “Vem, Futuros! Verão” (RJ, 2024) Foto: Thayná Facó
Cada participante falara sobre boas práticas que incrementam e incentivam a circulação de música no Brasil e no exterior. Na sexta-feira (30), a Secult apresenta a iniciativa “Ceará Criativo – Programa de Circulação e Difusão da Cultura e das Artes Cearenses”. Na oportunidade, serão compartilhadas as experiências realizadas no Ceará por meio do programa.
O painel contará com a participação da secretária Luisa Cela; do gestor-executivo do Hub Cultural Porto Dragão, Leo Porto; e da coordenadora do Laboratório Cena 15, da Escola Porto Iracema das Artes, Manoela Ziggiatti. A mediação será conduzida pelo diretor do Ceará Criativo, Paulo Feitosa.
O que é o Rio2C ?
O Rio2C reúne profissionais e entusiastas das áreas de audiovisual, música, games, moda, startups e inovação. A programação conta com painéis, workshops, mentorias, apresentações musicais e palestras com inúmeras referências do campo criativo brasileiro. Sua programação acontece de 27 de maio a 1º de junho, na Cidade das Artes, Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Conheça o Ceará Criativo!
O Ceará Criativo – Programa de Circulação e Difusão da Cultura e das Artes Cearenses é uma ação que amplia a profissionalização e circulação da produção artística cearense. Este investimento leva suporte estratégico para artistas, agentes culturais e fortalece a cadeia criativa do estado.
O programa é estruturado em três eixos: “Plataforma de Formação”, “Plataforma de Negócios” e “Plataforma de Mobilidade”. Atende trabalhadores e trabalhadoras da música, artes visuais, literatura, teatro, dança, circo e performance.
O Ceará Criativo é realizado em parceria com o Instituto BR e conta com apoio do Hub Cultural Porto Dragão, espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura (MinC), tem produção executiva da Quitanda Soluções Criativas.