Museu da Imagem e do Som promove show “Negrazúmbida”, da artista KAYA
26 de maio de 2025 - 14:28
Show acontece na sexta-feira (30); sessão adaptada na sala imersiva para pessoas com autismo acontece no sábado (31)
O Museu da Imagem e do Som do Ceará promove nesta sexta-feira (30) o show “Negrazúmbida” da artista KAYA. Já no sábado (31), acontece mais uma edição da sessão adaptada na sala imersiva para pessoas com autismo. Na sala imersiva, seguem em cartaz “Re-floresta”, “Fósseis do Cariri” e “Aves do Ceará”, além das exposições físicas “Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak”, “Imaginar os Cearás” e “Laboratório dos Sentidos”. Toda a programação é gratuita. O MIS integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, com gestão parceira do Instituto Mirante de Cultura e Arte.
Show “Negrazúmbida”, de KAYA
Na sexta-feira (30), às 18h30, a artista KAYA realiza na sala imersiva do MIS o show “Negrazúmbida”. A apresentação revela segredos com distorções orgânicas, zumbidos tecnoancestrais e encruza de vocais poderosos com a alquimia de sons orgânicos cotidianos do território da Sapiranga em Fortaleza. Nessa performance musical, KAYA envolve o público de maneira transversal, integra às convergências técnicas da cenografia, figurino, projeção visual, iluminação cênica e instrumentos eletroacústicos construídos por artesania elétrica pela compositora. As músicas contam memórias, sensações e ruídos das percepções do que existe entre corpo e território, contemporaneidade e ancestralidade para fortalecimento da poética e identidade periférica na música eletrônica, afro-brasileira e experimental.
Nascida na Sapiranga, bairro em Fortaleza, KAYA é uma orgulhosa articuladora de sua própria “ZAREA”, dando forma às suas produções e sonoridades com referência da música experimental eletrônica, vocal, r&b, jazz e rock. É artista afro confluente não binarie (ela/elu), contracolonial, especialista em sonorização, técnica de som e transita entre visualidades, eletroeletrônica e marcenaria. Atualmente circula com a performance musical autoral “Negrazúmbida”, composta por uma equipe ampla de pessoas dissidentes e periféricas, na qual continua pesquisa na criação de instrumentos e instalações que ressoam de formas não convencionais, para gerar novas texturas sonoras nas relações entre som, paisagem sonora e organicidade, ampliando a percepção sonora no contexto contemporâneo para contribuir com a conscientização ambiental.
Sessão Adaptada da Sala Imersiva para pessoas com autismo
Buscando tornar a experiência dentro da sala imersiva mais confortável e acessível para o público neurodivergente, com foco em pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o MIS promove sessões adaptadas aos sábados, das 13h às 14h. Durante a sessão, são implementadas uma série de adaptações sensoriais para proporcionar maior conforto ao público, como redução do volume, ajuste na iluminação e um percurso acessível para os participantes. A programação incluirá as exposições imersivas “Fortaleza Utopia Ancestral”, “SYTIA”, “Guia” e “Aves do Ceará”, todas com estímulos visuais e sonoros ajustados para uma experiência sensorial mais equilibrada. São ofertadas 30 vagas por sábado, e as inscrições devem ser feitas neste link.
Programação da sala imersiva e exposições
Nesta semana, a sala imersiva do MIS exibe de quarta a domingo as obras “Re-floresta”, “Fósseis do Cariri” e “Aves do Ceará”. Seguem também em cartaz as exposições físicas “Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak” (andar +2 do Anexo), “Imaginar os Cearás: memórias e tecnologias” (andar -1 do Anexo) e “Laboratório dos Sentidos” (casarão). O MIS funciona de quarta a domingo, com horários diferenciados: quartas, quintas e domingos, das 10h às 18h (acesso até 17h30), e sextas e sábados, das 13h às 20h (acesso até 19h30).
SERVIÇO:
MUSEU DA IMAGEM E DO SOM DO CEARÁ
Endereço: Av. Barão de Studart, 410. Meireles.
Entrada: gratuita.
Acompanhe a programação completa no Instagram: @mis_ceara.
Show “Negrazúmbida”, de KAYA
Data: 30 de maio (sexta)
Horário: 18h30 às 19h45
Local: Sala imersiva
Sessão Adaptada da Sala Imersiva para pessoas com autismo
Data: 31 de maio (sábado)
Horário: 13h às 14h
Local: Sala imersiva
Obras: Fortaleza Utopia Ancestral, SYTIA, Guia e Aves do Ceará
Classificação indicativa: Livre
30 vagas.
As inscrições devem ser feitas neste link.
Acessível em Libras.
EXPOSIÇÕES:
Sala imersiva: “Re-floresta”, “Fósseis do Cariri” e “Aves do Ceará”
Quarta-feira, quinta-feira e domingo: 10h às 18h (acesso até 17h30)
Sexta-feira: fechada para show “Negrazúmbida”, de KAYA.
Sábado: 14h às 20h (acesso até 19h30)
Local: sala imersiva (andar -2 do Anexo)
Classificação indicativa: Livre
“Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak”
Quarta-feira, quinta-feira e domingo: 10h às 18h (acesso até 17h30)
Sexta-feira e sábado: 13h às 20h (acesso até 19h30)
Local: Andar +2 do Anexo / Hall da Biblioteca
Classificação indicativa: Livre
“Imaginar os Cearás: Memórias e Tecnologias”
Quarta-feira, quinta-feira e domingo: 10h às 18h (acesso até 17h30)
Sexta-feira e sábado: 13h às 20h (acesso até 19h30)
Local: Andar -1 do Anexo
Classificação indicativa: Livre
“Laboratório dos Sentidos”
Quarta-feira, quinta-feira e domingo: 10h às 18h (acesso até 17h30)
Sexta-feira e sábado: 13h às 20h (acesso até 19h30)
Local: Casarão
BIBLIOTECA MARLY MARIANO & THOMAZ FARKAS
Local: andar +1 do Anexo
Funcionamento:
Quarta a sexta-feira: 13h às 18h