KUYA realiza semana de moda com mais de 125 horas de atividades que trazem representatividade na produção negra, indígena e periférica
22 de maio de 2025 - 10:56
A MONEGRIN, semana de moda da KUYA, realiza desfiles, exposições, rodas de conversa, formações, bailes e feiras autorais entre os dias 22 e 25 de maio para celebrar a moda negra, indígena e periférica do Ceará e do Brasil
A KUYA — Centro de Design do Ceará realiza, de 22 a 25 de maio, a segunda edição da semana de moda MONEGRIN, evento no qual designers e artistas negros, indígenas e periféricos expressam histórias e visões na promoção de uma moda mais inclusiva e autêntica. Com o tema “Co-criar futuros possíveis” e mais de 125 horas de atividades na programação, a edição deste ano abre vários espaços para dialogar sobre ancestralidade e representatividade na moda contemporânea e conta com a participação de nomes relevantes no cenário local e nacional, como Silvania de Deus (CE), Larissa Borari (PA), Hanayrá Negreiros (SP), Sioduhi (AM) e Jal Vieira (SP).
São quatro dias de evento, com exposições, desfiles, rodas de conversa, cursos, oficinas, bailes e feiras autorais para celebrar a força da moda negra, indígena e periférica cearense, realizadas na KUYA, na Estação das Artes, no Sesc Panorama e no Centro Cultural Bom Jardim. Antes mesmo da abertura do evento, o público já pode se engajar em ações que evidenciam a moda como um espaço de transformação e cooperação social promovidas com a MONEGRIN.
Até 1º de junho, a campanha “Moda que circula” recebe doação de roupas que estejam em bom estado de uso, sem rasgos ou manchas. As peças, de adultos, devem ser deixadas no ponto de coleta na recepção da KUYA, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará gerido em parceria com o Instituto Mirante. Elas serão doadas para a Casinha do Bem, uma organização social que atua com pessoas em situação de vulnerabilidade social. A campanha é uma realização do equipamento em parceria com o Núcleo de Articulação Comunitária e Afirmativa do Instituto Mirante.
A programação da semana de moda da KUYA será oficialmente aberta na quinta-feira (22 de maio). Após uma cerimônia de abertura às 15h, o público é convidado a participar de uma conversa com Rudá Jenipapo (CE), Jéssica Zarina (PE) e Silvania de Deus (CE) sobre “Ancestralidade, representatividade e compromisso na moda”. Na ocasião, eles vão discutir como a herança cultural indígena e afro-brasileira influencia a moda contemporânea, promovendo reflexões sobre inclusão, diversidade e práticas sustentáveis.
Um dos destaques da MONEGRIN é a abertura da exposição “Travessias artesanais”, que promove um passeio pelos saberes e tradições de artesãs de diferentes regiões do Ceará. O visitante poderá conhecer mais sobre as técnicas e histórias do labirinto de Aracati, da renda de bilro de Trairí, do filé de Jaguaribe, do crochê de Curral Grande, da fibra de croá de Tianguá e da palha de carnaúba de Sobral. A exposição será aberta ao público a partir das 14h do dia 22 de maio e seguirá em cartaz até 3 de agosto.
A partir das 19h, o convite é para o desfile “MONEGRIN — Tecendo amanhãs”, que traz criações inspiradas pelo futurismo afro-indígena brasileiro, na moda circular e na moda slow. O baile da noite fica por conta de Rapha Anacé e Bugzinha. Durante os dias do evento, o público também poderá adquirir produtos exclusivos na feira de design autoral e conhecer projetos selecionados para a Mostra MONEGRIN nas categorias moda contemporânea, projeção (cartazes digitais e fashion filmes) e leitura de portfólio.
Na sexta-feira (23), o destaque é para o ciclo de conversas “Moda que ressoa as vozes das periferias”, a partir das 15h. A atividade terá a participação da artista, estilista e ativista paraense Larissa Borari, idealizadora do projeto Etno-confecção Borari, que capacita mulheres Suraras do Tapajós na criação de moda autoral. Também participam da conversa a curadora de moda e doutoranda em História pela PUC-SP Hanayrá Negreiros e a produtora cultural Lavinia Vieira, conhecida como Barbie Original e empreendedora da marca Pretachic. Elas vão refletir sobre a moda como uma plataforma poderosa para amplificar as vozes das periferias e a representatividade. Em seguida, a programação conta com o desfile “Mães da Periferia”.
No sábado (24), o público é convidado a refletir sobre o tema “Herança ancestral como pilar da moda contemporânea”, a partir de 15h na Escadaria da KUYA. Entre os participantes da atividade, está Jal Vieira, a primeira estilista negra brasileira a assinar uma coleção para a Marvel, e Sioduhi, indígena do povo Piratapuya, no Amazonas, e fundador e diretor criativo da marca Sioduhi Studio. A produtora cultural Cobra Preta e a pesquisadora Maria do Carmo Paulino também participam da conversa sobre como a herança ancestral molda o design e a criatividade na moda.
Outro destaque do sábado (24) é o Bazar MONEGRIN — Moda que transforma, que instiga o público a trazerem peças para serem trocadas a partir das 15h. A ação, que ocorre nos jardins da KUYA, promove o consumo consciente e a sustentabilidade, incentivando a reutilização de roupas e acessórios.
No domingo (25), o público ainda pode participar da Feira Negra, na Estação das Artes, e apreciar a moda contemporânea e as projeções da Mostra MONEGRIN, na KUYA. A exposição “Travessias artesanais” também pode ser visitada no dia de encerramento da Semana de Moda.
A segunda edição da MONEGRIN é realizada em parceria com a Estação das Artes, o Mercado AlimentaCE e a Assessoria de Políticas Afirmativas e Articulação Comunitária do Instituto Mirante. Conta ainda com a parceria do Senac, Sesc, Centro Cultural Bom Jardim, Cagece, Catarina Mina, Pride casting, Vidança e Fashion Revolution Fortaleza.
SECULT CEARÁ FORTALECE POLÍTICAS AFIRMATIVAS ATRAVÉS DE DIÁLOGO COM INSTITUTOS E MOVIMENTOS SOCIAIS
A Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), por meio da Coordenadoria de Diversidade, Acessibilidade e Cidadania Cultural (CODAC), vem fortalecendo o diálogo com os Institutos e demais atores da sociedade civil, com o objetivo de alinhar e consolidar as políticas de ações afirmativas no âmbito cultural.
A atuação dos movimentos sociais e de artistas cearenses tem sido fundamental para a construção e efetivação dessas políticas. A luta pelo reconhecimento e pela garantia de direitos impulsionou avanços significativos, com destaque para a participação ativa desses coletivos em comitês, conselhos e grupos de trabalho da Secretaria.
É nesse cenário que se insere a MONEGRIN, ação voltada à valorização de agentes culturais negros, indígenas e periféricos. A iniciativa busca promover o encontro entre identidades diversas, fortalecendo os vínculos de pertencimento comunitário, étnico-racial e territorial. Ao estimular o reconhecimento das diferenças como potência transformadora, a MONEGRIN afirma a cultura como espaço de reparação histórica e de justiça distributiva, pautando a diversidade como eixo estruturante das políticas públicas de cultura no Ceará.
SOBRE A MONEGRIN
A MONEGRIN, semana de moda da KUYA, é uma iniciativa da KUYA que celebra e valoriza a criatividade das periferias, destacando o trabalho de profissionais negros e indígenas. É uma plataforma para amplificar a difusão e a visibilidade da moda negra, indígena e periférica. Ancorada no conceito de design decolonial, a MONEGRIN os padrões estéticos convencionais e promove uma moda mais inclusiva e autêntica, comprometida com práticas regenerativas e ecoeficientes que buscam não somente minimizar o impacto ambiental, mas também contribuir ativamente para sua restauração. A MONEGRIN vai além da moda, promovendo discussões importantes sobre igualdade, justiça social e direitos humanos.

20240622 Semana de moda Monegrin, moda negra, indigena e periferica na KUYA Foto: Fernanda Siebra
SOBRE A KUYA
A KUYA — Centro de Design do Ceará é um espaço dedicado à valorização e difusão do design feito no Ceará e tem como missão fomentar a cultura do design no Estado, por meio de ações que envolvem memória, reflexão e inovação em suas múltiplas manifestações e linguagens. É um equipamento público da Secretaria de Cultura do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Mirante.
A KUYA oferece cursos, pesquisas, mentorias, ateliês, feiras, mostras, festivais e outras atividades que incentivam a criatividade, a memória, a inovação e o desenvolvimento sustentável no campo do design. As atividades do equipamento se baseiam em quatro pilares: um design local e popular (decolonial), diverso e inclusivo (político), que contribui para a conservação das comunidades e do planeta (ecoeficiente e regenerativo), abordando temas contemporâneos e da cultura cearense.
SERVIÇO:
Semana de moda da KUYA
MONEGRIN – Moda negra, indígena e periférica
Data: 22 a 25 de maio
Local: KUYA — Centro de Design do Ceará
Confira a programação completa
22/05/2025 | quinta-feira
[Exposição]
Travessias Artesanais
14h às 18h
Local: Área Expositiva — KUYA
Classificação indicativa: Livre
Último acesso 30 minutos antes do fechamento
22/05/2025 | quinta-feira
[Mostra MONEGRIN]
“Uma celebração à vida: Moda contemporânea”
14h às 18h
Local: Hall de Entrada — KUYA
Classificação indicativa: Livre
Último acesso 30 minutos antes do fechamento
22/05/2025 | quinta-feira
[Abertura]
Cerimônia de abertura
15h às 15h30
Local: Escadaria — KUYA
70 vagas, por ordem de chegada
Classificação indicativa: Livre
Com transmissão ao vivo pelo Youtube
22/05/2025 | quinta-feira
[Ciclo de conversas]
“Ancestralidade, representatividade e compromisso na moda”
Com Rudá Jenipapo (CE), Jéssica Zarina (PE) e Silvania de Deus (CE)
15h30 às 17h
Local: Escadaria — KUYA
70 vagas, por ordem de chegada
Acessibilidade: Libras
Classificação indicativa: Livre
Com transmissão ao vivo pelo Youtube
22/05/2025 | quinta-feira
[Feira]
Feira KUYA de Design Autoral
17h às 21h
Local: Jardins — KUYA
Classificação indicativa: Livre
22/05/2025 | quinta-feira
[Música]
Baile MONEGRIN — Uma celebração à vida
Com Bugzinha e Rapha Anacé
17h30 às 21h
Local: Jardins — KUYA
Classificação indicativa: 18 anos
22/05/2025 | quinta-feira
[Desfile]
Desfile MONEGRIN — Tecendo Amanhãs
19h às 19h30
Local: Plataforma — Estação das Artes
Classificação indicativa: Livre
22/05/2025 | quinta-feira
[Mostra MONEGRIN]
“Uma celebração à vida: Projeção”
18h às 21h
Local: Praça do Design — KUYA
Classificação indicativa: Livre
23/05/2025 | sexta-feira
[Mostra MONEGRIN]
“Uma celebração à vida: Moda contemporânea”
12h às 18h
Local: Hall de entrada — KUYA
Classificação indicativa: Livre
Último acesso 30 minutos antes do fechamento
23/05/2025 | sexta-feira
[Exposição]
Travessias Artesanais
12h às 18h
Local: Área Expositiva — KUYA
Classificação indicativa: Livre
Último acesso 30 minutos antes do fechamento
23/05/2025 | sexta-feira
[Ciclo de conversas]
“Moda que ressoa as vozes das periferias”
Com Lavinia Vieira (CE), Larissa Borari (PA) e Hanayrá Negreiros (SP)
Mediação: Alifa Maria
15h às 17h
Local: Escadaria — KUYA
70 vagas, por ordem de chegada
Classificação indicativa: Livre
Acessibilidade: Libras
Com transmissão ao vivo pelo Youtube
23/05/2025 | sexta-feira
[Desfile]
Desfile Mães da Periferia
17h20 às 17h30h
Local: Escadaria — KUYA
70 vagas, por ordem de chegada
Classificação indicativa: Livre
Com transmissão ao vivo pelo Youtube
23/05/2025 | sexta-feira
[Feira]
Feira KUYA de Design Autoral
17h às 22h
Local: Jardins — KUYA
Classificação indicativa: Livre
23/05/2025 | sexta-feira
[Mostra MONEGRIN]
“Uma celebração à vida: Projeção”
18h às 21h
Local: Praça do Design — KUYA
Classificação indicativa: Livre
23/05/2025 | sexta-feira
[Loja colaborativa]
KUYA é MONEGRIN
14h às 18h
Local: Hall de Entrada — KUYA
Classificação indicativa: Livre
24/05/2025 | sábado
[Exposição]
Travessias Artesanais
12h às 18h
Local: Área Expositiva — KUYA
Classificação indicativa: Livre
Último acesso 30 minutos antes do fechamento
24/05/2025 | sábado
[Mostra MONEGRIN]
“Uma celebração à vida: Moda contemporânea”
12h às 18h
Local: Hall de entrada – KUYA
Classificação indicativa: Livre
Último acesso 30 minutos antes do fechamento
24/05/2025 | sábado
[Ciclo de conversas]
“Herança ancestral como pilar da moda contemporânea”
Com Sioduhi (AM), Maria do Carmo Paulino (SP), Jal Vieira (SP) e Cobra Preta (CE)
Mediação: Ellicia Maria
15h às 17h
Local: Escadaria — KUYA
70 vagas, por ordem de chegada
Classificação indicativa: Livre
Acessibilidade: Libras
Com transmissão ao vivo pelo Youtube
24/05/2025 | sábado
[Desfile]
Desfile Coleção Mosaicos
17h10 às 17h30
Local: Escadaria — KUYA
70 vagas, por ordem de chegada
Classificação indicativa: Livre
Acessibilidade: Libras
Com transmissão ao vivo pelo Youtube
24/05/2025 | sábado
[Loja colaborativa]
KUYA é MONEGRIN
14h às 18h
Local: Hall de Entrada — KUYA
Classificação indicativa: Livre
24/05/2025 | sábado
[Bazar de trocas]
Bazar MONEGRIN — Moda que transforma
15h às 17h30
Local: Praça do Design — KUYA
Classificação indicativa: Livre
24/05/2025 | sábado
[Feira]
Feira KUYA de Design Autoral
17h às 22h
Local: Jardins — KUYA
Classificação indicativa: Livre
24/05/2025 | sábado
[Mostra MONEGRIN]
Uma celebração à vida: Projeção
18h às 21h
Local: Praça do Design — KUYA
Classificação indicativa: Livre
25/05/2025 | domingo
[Exposição]
Travessias Artesanais
10h às 15h
Local: Área Expositiva — KUYA
Classificação indicativa: Livre
Último acesso 30 minutos antes do fechamento
25/05/2025 | domingo
[Mostra MONEGRIN]
“Uma celebração à vida: Moda contemporânea”
10h às 15h
Local: Hall de entrada — KUYA
Classificação indicativa: Livre
Último acesso 30 minutos antes do fechamento
25/05/2025 | domingo
[Mostra MONEGRIN]
Uma celebração à vida: Projeção
10h às 14h
Local: Escadaria — KUYA
Classificação indicativa: Livre