Artista Ana Mundim explora o conceito de “ecologia fotográfica e videográfica” em visita guiada no Museu da Cultura Cearense

21 de maio de 2025 - 16:21

Além da autora, também participa o curador da mostra Aquilo que Habita em Mim, Lucas Dilacerda. A ação acontece no sábado, às 13h, com acesso gratuito

Neste sábado (24), às 13h, o público terá uma oportunidade especial de se aprofundar na exposição “Aquilo que Habita em Mim”, em cartaz no Museu da Cultura Cearense (MCC), no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. A visita guiada será mediada pela própria artista, Ana Mundim, e pelo curador Lucas Dilacerda, proporcionando um mergulho direto na poética e nas reflexões que atravessam a mostra.

A atividade gratuita convida o público a conhecer as obras pelo olhar da multiartista, cuja pesquisa de mais de três décadas propõe o corpo como natureza e questiona as fronteiras entre o humano e o não-humano. Com produção de imagens subaquáticas e de outras técnicas como a múltipla exposição fotográfica e o uso de elementos naturais — como fungos, líquens e raízes —, Ana constrói um território visual híbrido que desafia a lógica colonial e propõe novas formas de existência em simbiose com o planeta.

Durante a visita, os participantes poderão entender melhor como se dá a construção da “ecologia fotográfica e videográfica” presente na exposição, que, segundo Ana Mundim, se insere na proposição do Simbioceno — um mundo em que espécies coexistem de maneira integrada e colaborativa. Além disso, o curador Lucas Dilacerda abordará os três eixos curatoriais centrais da mostra: a água, o corpo como paisagem e os fungos, destacando o papel desses elementos na narrativa visual e conceitual da exposição.

A mediação conjunta é uma rara oportunidade de acessar diretamente os pensamentos e as intenções tanto da artista quanto do curador, revelando camadas sensíveis de uma obra que entrelaça arte, ciência, ancestralidade e política ambiental.

Sobre a exposição

“Aquilo que Habita em Mim” segue em cartaz até o dia 10 de agosto no MCC. A visitação é gratuita e acontece de quarta a sexta, das 9h às 18h (com acesso até 17h30), e aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h (com acesso até 17h30). A mostra conta com um amplo plano de acessibilidade, incluindo tradução para Braille, interpretação em Libras, peças táteis e audiodescrição.

A realização é parte das comemorações pelos 30 anos de trajetória de Ana Mundim e conta com apoio do XIII Edital Ceará das Artes, por meio da Lei Paulo Gustavo. O MCC integra a Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), da Secult Ceará, e é gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar.

Serviço: Visita guiada à exposição “Aquilo que Habita em Mim”

Sábado, 24 de maio, às 13h

Museu da Cultura Cearense (R. Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema, Fortaleza – CE, 60060-195)

Entrada gratuita. Classificação livre

Exposição em cartaz até 10 de agosto