Com nova exposição, Pinacoteca oferece pausa criativa a trabalhadores e atividade para crianças neurodivergentes
20 de maio de 2025 - 11:58
A programação da semana ainda inclui yoga, visitas mediadas e mostra audiovisual da exposição “Delírio tropical”
A Pinacoteca do Ceará tem uma semana com atividades que promovem criatividade, acessibilidade e conhecimento. Os destaques incluem a oficina de crochê no programa “Pouso do Trabalhador”, um ateliê sensorial dedicado a crianças neurodivergentes e uma formação sobre conservação de materiais têxteis nas Conversas de Acervo. O museu, integrante da Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT-CE) e gerido em parceria com o Instituto Mirante, oferece ainda uma nova exposição, “Existências paralelas – acervo em (des)construção”, yoga, visitas temáticas e mostra audiovisual.
As atividades da programação iniciam na quarta-feira (21) com duas atividades. De 12h30 à 13h30, o programa de Pouso do Trabalhador convida os profissionais que atuam no centro da cidade para uma oficina de crochê no hall da Pinacoteca. A atividade é acessível em Libras e aberta a todos. Mais tarde, às 17h30, Gleici Barbosa conduz a pratica hatha yoga na edição de “Yoga ao pôr do sol” desta semana. São 20 vagas e o museu disponibiliza os materiais necessários para a prática.
Na quinta-feira (22), às 16h, a visita temática “Palavra-chave palavra de ordem” explora obras da exposição “Delírio tropical” a partir do uso da palavra como ferramenta de criação e de luta. Na sexta-feira (23) acontece uma Visita Mediada, às 15h, pelas exposições em cartaz com a equipe de arte-educadores da Pinacoteca. As duas atividades oferecem 20 vagas com inscrições na recepção uma hora antes.
O sábado (24) reserva duas atividades. Às 16h, a visita temática “Mulheridades e a Terra” dialoga sobre a conexão entre mulheridades e o meio ambiente a partir de obras da exposição “Delírio tropical”. A atividade é acessível em Libras e oferece 20 vagas com inscrições na recepção com uma hora de antecedência. Das 17h às 19h, a Pinacoteca recebe no auditório o professor Ricardo Bessa para a formação “Conservação de materiais têxteis” do programa Conversas de Acervo. Com classificação indicativa livre e acessibilidade em Libras, a atividade vai discutir a importância da preservação da integridade física, da história e da cultura contidas em peças têxteis. A participação é por ordem de chegada e está sujeita à lotação do auditório, que dispõe de 100 vagas.
O Ateliê Criança Cria oferece, no domingo (25), um espaço de acolhimento para crianças neurodivergentes e seus responsáveis no “Ateliê sensorial”. A atividade busca estimular os sentidos – tato, olfato, visão, audição – por meio de brincadeiras e materiais, promovendo um ambiente acolhedor e criativo. São duas sessões com início às 10h e às 15h, 15 vagas, para crianças a partir de 3 anos, para cada horário preenchidas por ordem de chegada.
Ainda no domingo (25), das 11h às 12h30, a Pinacoteca do Ceará exibe no auditório a Mostra Delírio Tropical. A sessão reúne filmes, videoartes e performances em vídeo de artistas que integram a exposição homônima, com classificação indicativa de 16 anos e 100 vagas por ordem de chegada. Serão exibidas obras dos artistas Keila Sankofa, Biarritz, Thiago Martins de Melo, Denilson Baniwa, Juliana Notari, Allyster Fagundes, Nay Jinkss e Davi Jesus do Nascimento.
Além das atividades da programação, o público pode visitar livremente as exposições em cartaz no museu: a coletiva “Existências paralelas – acervo em (des)construção”, inaugurada no último sábado (17); a individual de Antonio Bandeira, “Amar se aprende amando”, e a coletiva “Delírio tropical”. Além disso, segue em exibição a Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará, com obras de Chico da Silva.
SOBRE A PINACOTECA DO CEARÁ
Inaugurada em dezembro de 2022 pelo Governo do Ceará, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção artística da instituição, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. Desde a abertura, o museu já recebeu mais de 213 mil visitantes.
SERVIÇO
O que é: Programação da Pinacoteca do Ceará
21/05/2025 | quarta-feira | 12h30 às 13h30
Pouso do Trabalhador: Oficina de Crochê
Com Alana Oliveira
Local: Hall da Pinacoteca do Ceará
Classificação Indicativa: Livre
Acessível em Libras
21/05/2025 | quarta-feira | 17h30 às 18h30
Yoga ao Pôr do Sol
Com Gleici Barbosa
Local: Pátio da Pinacoteca do Ceará
Classificação Indicativa: Livre
20 vagas. Inscrição na recepção com 1h de antecedência
22/05/2025 | quinta-feira | 16h às 17h
Visita Temática “Palavra-chave, palavra de ordem”
Com Beatriz Gurgel
Local: Exposição “Delírio tropical”
Classificação Indicativa: Livre
20 vagas. Inscrição na recepção com 1h de antecedência
23/05/2025 | sexta-feira | 15h às 16h
Visita Mediada
Com arte-educadores da Pinacoteca
Local: Exposições em cartaz
Classificação Indicativa: Livre
Acessível em Libras
20 vagas. Inscrição na recepção com 1h de antecedência
24/05/2025 | sábado | 16h às 17h
Visita Temática “Mulheridades e a Terra”
Com Gi Monteiro e Juliana Ferreira
Local: Exposição “Delírio tropical”
Classificação Indicativa: Livre
Acessível em Libras
20 vagas. Inscrição na recepção com 1h de antecedência
24/05/2025 | sábado | 17h às 19h
Conversa de acervo “Conservação de materiais têxteis”
Com Prof. Ricardo Bessa
Local: Auditório da Pinacoteca
Classificação Indicativa: Livre
Acessível em Libras
100 vagas. Participação por ordem de chegada, sujeita à lotação do auditório
25/05/2025 | domingo | manhã 10h às 11h | tarde 15h às 16h
Ateliê Criança Cria “Ateliê Sensorial”
Com Amanda Oliveira e Juliana Ferreira
Local: Ateliê 1
Para crianças neurodivergentes a partir de 3 anos
15 vagas. Por ordem de chegada
25/05/2025 | domingo | 11h às 12h30
Mostra Delírio Tropical
Local: Auditório da Pinacoteca
Classificação Indicativa: 16 anos
100 vagas. por ordem de chegada
> Todas as atividades são gratuitas.
> As obras em exposição têm diferentes classificações indicativas. Atente para a sinalização daquelas não recomendadas para crianças ou adolescentes.
> A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança.
> A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis.
Em cartaz:
“Existências paralelas: acervo em (des)construção” – até 17 de novembro
“Delírio Tropical” – até 29 de junho de 2025
“Antônio Bandeira: Amar se Aprende Amando”
Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará
Visitas de quarta a sexta, das 10h às 18h, e sábados, das 12h às 20h. Aos domingos, das 10h às 17h.