Com apoio da Secult, mulheres no samba celebram protagonismo em sessão do Cineclube Delas em Fortaleza

16 de maio de 2025 - 13:12 #

No dia 21, quarta-feira, às 18h, o Cineclube Delas – arte feita por mulheres exibe o documentário Damas do samba e convida Gabi Nunes para uma conversa sobre mulheres sambistas e o contexto cearense.

No dia 21, quarta-feira, às 18h, o Cineclube Delas – arte feita por mulheres exibe o documentário Damas do samba e convida Gabi Nunes para uma conversa sobre mulheres sambistas.

A voz da mulher no samba ganha espaço na segunda sessão do Cineclube Delas – Arte Feita por Mulheres, que acontece na próxima quarta-feira, 21, às 18h,  na Reticências, localizada no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. A exibição do documentário Damas do Samba, dirigido por Susanna Lira, abre a noite que tem como tema central o protagonismo feminino em um dos gêneros musicais mais emblemáticos da cultura brasileira. O projeto é produzido pela Vermelha – Ateliê de Cultura e conta com incentivo da Lei Paulo Gustavo, por meio do Edital de Apoio ao Audiovisual Cearense – Difusão, Formação e Pesquisa da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e do Ministério da Cultura.

O documentário reúne histórias de grandes nomes como Alcione, Dona Ivone Lara, Tia Surica e Leci Brandão e histórias de mulheres que, mesmo enfrentando preconceitos e barreiras históricas, deixaram suas marcas no samba e na cultura brasileira com talento e resistência. Após a exibição, o público é convidado a participar de uma roda de conversa com Gabi Nunes,  cantora cearense, que irá compartilhar sobre o papel da mulher no samba — ontem e hoje — e sobre o contexto do gênero musical no Ceará como um espaço de afirmação feminina e representatividade.

A proposta do Cineclube é possibilitar momentos de fruição e debates sobre a presença das mulheres nas artes, ainda cercadas por estereótipos e invisibilizadas no sistema da arte e da cultura. São oito sessões itinerantes e gratuitas com filmes, conversas e intervenções de bordado coletivo, que debatem sobre a presença feminina nas artes. A programação ocorre semanalmente, de maio a  julho, em diferentes espaços culturais da cidade de Fortaleza. A primeira sessão abordou sobre arte têxtil e o grupo Matizes Dumont.

De narrativas pessoais a processos de criação, cada sessão traz a diversidade de vozes femininas nas artes: música, artes visuais, arte têxtil, design, literatura, audiovisual,  moda, arquitetura e fotografia. Além disso, convida uma artista cearense para  mediar conversas com o público a respeito do filme exibido e o contexto cearense. Ao longo das sessões, o público é convidado a realizar intervenções de bordado coletivo a respeito dos temas discutidos.

Na quarta-feira, 21 de maio,  das 18h às 20h30, a segunda sessão do Cineclube Delas – arte feita por mulheres conta com acessibilidade em libras e audiodescrição. É  importante realizar inscrição através de formulário online, disponibilizado no perfil do instagram do Cineclube.

SERVIÇO

CINECLUBE DELAS – ARTE FEITA POR MULHERES
SESSÃO MÚSICA

Data: 21 de maio de 2025
Hora: 18h às 20h30
Local: em frente a Reticências, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
(R. Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)
Inscrição: através de formulário online.
Mais informações: @delascineclube