Inscrições para bailarinas interessadas na remontagem do espetáculo francês “Saison Sèche” seguem até segunda-feira (19/5)
14 de maio de 2025 - 14:48
A convocatória faz parte do projeto inovador “Conexões Artísticas Internacionais – CAIS” da XV Bienal Internacional de Dança do Ceará. O formulário de inscrição está disponível no perfil da Bienal de Dança no Instagram: @bienaldedancaEstreia de “Saison Sèche” no Festival de Avignon (Crédito Jean-Luc Beaujault)
Termina no dia 19 de maio (segunda-feira) o período de inscrições para as audições de bailarinas contemporâneas para a remontagem do espetáculo “Saison Sèche” (Estação Seca), da renomada coreógrafa francesa Phia Ménard. Serão selecionadas sete artistas mulheres, com sólida experiência em dança contemporânea e alta resistência física, e que tenham disponibilidade para turnês nacionais e em países da América Latina. Para se inscrever, basta preencher o formulário disponível no perfil da Bienal de Dança no Instagram: @bienaldedanca.
As audições vão acontecer de 22 a 24 de maio, das 14h às 19h, na Sala de Dança Willemara Barros, na Escola Porto Iracema das Artes, escola de artes da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Já a remontagem acontecerá entre os dias 15 de setembro e 29 de outubro, período em que as artistas selecionadas devem ter disponibilidade de 6 horas de trabalho diário. A Bienal pagará pelos ensaios e apresentações conforme acordos sindicais em vigor. A estreia será realizada na XV Bienal Internacional de Dança do Ceará, no dia 30 de outubro, no Theatro José de Alencar.
Criada em 2018, “Saison Sèche” é uma obra feminista profundamente física e intensa, que exige energia e presença visceral no palco. Na Bienal de Dança, a remontagem e apresentação do espetáculo faz parte da “Conexões Artísticas Internacionais – CAIS”, projeto inovador que faz parte da Temporada Cruzada França-Brasil e simboliza um marco na cooperação cultural entre os dois países, inspirado no conceito de cooperação triangular promovido pela ONU.
A XV Bienal Internacional de Dança do Ceará é uma realização da Indústria da Dança do Ceará e da Proarte – Associação dos Produtores de Artes do Ceará, junto ao Ministério da Cultura e Governo Federal do Brasil, com correalização de Chaillot – Teatro Nacional da Dança; Governo da França; Instituto Francês; Instituto Guimarães Rosa; e Ministério das Relações Exteriores. Patrocínio: Petrobras, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. Apoio Institucional: Secretaria da Cultura do Ceará por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (Mecenato). Apoio Cultural: Enel Distribuição Ceará.
SERVIÇO
Convocatória para audições da remontagem de “Saison Sèche”, de Phia Ménard – Formulário de inscrição disponível até o dia 19 de maio no perfil da Bienal de Dança no Instagram: @bienaldedanca. Informações: contato@bienaldedanca.com