Museu Ferroviário promove mesa-redonda e visita mediada na 23ª Semana Nacional de Museus

13 de maio de 2025 - 13:54

Atividades gratuitas e abertas ao público acontecem nos dias 15 e 18 de maio

O Museu Ferroviário Estação João Felipe une-se à 23ª Semana Nacional de Museus com uma programação gratuita e aberta ao público. Espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Mirante, o Museu Ferroviário promove uma mesa-redonda sobre museus e territórios, com Acervo da Laje, CPDOC Pirambu e NUPAC – Moura Brasil na quinta (15) e uma visita mediada em parceria com o Museu da Indústria no domingo (18).

A 23ª Semana Nacional de Museus, iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), acontece entre os dias 12 e 18 de maio e aborda o tema “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”. No dia 15, o Museu Ferroviário e o Museu do Ceará realizam uma conversa entre José Eduardo Ferreira, do espaço de memória artística, cultural e de pesquisa baiano Acervo da Laje; Magda Mota, do Centro Popular de Documentação do Grande Pirambu (CPDOC Pirambu); e Ismael Gutemberg, do Núcleo de Patrimônio Cultural do Moura Brasil (NUPAC). Intitulado “Museus e território: possibilidades de interlocuções”, o evento acontece no Anexo Bode Ioiô, do Museu do Ceará.

O Acervo da Laje surgiu em 2010 a partir das pesquisas sobre a arte invisível dos trabalhadores da beleza nas periferias de Salvador (BA), realizadas por José Eduardo Ferreira e Vilma Santos em parceria com o fotógrafo Marco Illuminati. No ano de 2019, a instituição se consolidou como a Associação Cultural Acervo da Laje (ACAL) e  ampliou suas ações, tornando-se uma referência na valorização da arte negra e periférica, com ênfase na sistematização e preservação das memórias e narrativas das comunidades frequentemente negligenciadas, especialmente aquelas vinculadas ao Subúrbio Ferroviário de Salvador.

O Centro Popular de Documentação do Grande Pirambu, organização que também integra a mesa, foi criado em 1992 com objetivo de pesquisar e preservar a documentação bibliográfica, arquivística, fotográfica e artística relativa à formação do Grande Pirambu. O CPDOC gerou um rico acervo arquivístico, bibliográfico e museológico, tornando-se uma fonte de pesquisa e fruição para a comunidade acadêmica e à população em geral. A iniciativa foi uma das pioneiras na construção de uma museologia social em regiões periféricas de grandes cidades, com formação de educadores e pesquisadores.

Já o Núcleo de Patrimônio Cultural do Moura Brasil (NUPAC) é parceiro do Museu Ferroviário em projetos e programas do equipamento cultural. O grupo atua no resgate à história e cultura do bairro Moura Brasil, valorizando a trajetória de resistência da periferia. Dentre seus objetivos, destaca-se a mobilização da comunidade com a promoção e participação de eventos voltados para difusão de arte, cultura e educação. O NUPAC compartilha com futuras gerações e público geral a história do patrimônio cultural do território.

Café nos trilhos: um passeio entre museus

No domingo (18), o Dia Internacional dos Museus é celebrado com o encontro “Café nos trilhos: um passeio entre museus”. A atividade é uma visita mediada às exposições “Nos trilhos do tempo. Histórias da ferrovia do Ceará”, no Museu Ferroviário, e “Caminhos do Café no Ceará”, no Museu da Indústria. A visitação é gratuita e oferece 30 vagas, com inscrições no perfil do Museu da Indústria no Instagram.

A imersão objetiva explorar o universo do café, desde sua origem na África até sua expansão por outros continentes e a chegada ao Ceará. A construção das linhas ferroviárias no estado foi essencial para facilitar o transporte dos grãos de áreas produtoras para os centros de comercialização, reduzindo custos e aumentando a competitividade do café cearense.

Neste mês, a sexta edição do projeto conta com uma novidade: os inscritos poderão participar de uma degustação de cafés, com safras tradicionais e especiais.

 Museu Ferroviário na 23ª Semana Nacional de Museus

– Mesa redonda: Museus e território – Possibilidades de interlocuções, com Acervo da Laje, CPDOC Pirambu e NUPAC – Moura Brasil

Acessível em Libras

Quando: quinta-feira, 15.05, das 14h às 16h

Onde: Museu do Ceará – Anexo Bode Ioiô (Rua Major Facundo, Praça do Ferreira, 584 – Centro)

Gratuito e aberto ao público

– Visita mediada – Café nos trilhos: um passeio entre museus

Visitas mediadas às exposições “Caminhos do Café no Ceará”, no Museu da Indústria +  “Nos trilhos do tempo. Histórias da ferrovia do Ceará”, no Museu Ferroviário Estação João Felipe + Degustação de cafés.

18/05/25 | Domingo | 10h às 11h30

Local: Museu da Indústria +  Museu Ferroviário Estação João Felipe