Grupo Matizes Dumont é homenageado em cineclube sobre artistas mulheres

13 de maio de 2025 - 13:45 #

Nesta quarta-feira, 14, às 18h, em Fortaleza,  o Cineclube Delas – arte feita por mulheres exibe o documentário Trans-bordando sobre o grupo mineiro, da região de Pirapora. 

O Cineclube Delas começa nesta quarta, 14,  das 18h às 20h30, na Reticências, localizada no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura,  e aborda a linguagem da arte têxtil.  Com exibição do documentário Trans-bordando e roda de bordado com a artista Lúcia Ferreira, a sessão gratuita homenageia o grupo Matizes Dumont – mulheres que transformam linhas em histórias na região de Pirapora, norte de Minas Gerais, na beira do Rio São Francisco. O projeto é produzido pela Vermelha – Ateliê de Cultura e conta com incentivo da Lei Paulo Gustavo, por meio do Edital de Apoio ao Audiovisual Cearense – Difusão, Formação e Pesquisa da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará  e do Ministério da Cultura.

A proposta do Cineclube é possibilitar momentos de fruição e debates sobre a presença das mulheres nas artes, ainda cercadas por estereótipos e invisibilizadas no sistema da arte e da cultura. São oito sessões itinerantes e gratuitas com filmes, conversas e intervenções de bordado, que propõem debates sobre a presença feminina nas artes. A programação ocorre semanalmente, de 14 de maio a 06 de julho, em diferentes espaços culturais da cidade de Fortaleza.

De narrativas pessoais a processos de criação, cada sessão traz a diversidade de vozes femininas nas artes como arte têxtil, música, artes visuais, design, literatura, audiovisual,  moda, arquitetura e fotografia. Além disso, convida uma artista cearense para  mediar conversas com o público a respeito do filme exibido e o contexto cearense. Ao longo das sessões, o público é convidado a realizar intervenções de bordado a respeito dos temas discutidos.

A primeira parada do cineclube é na Reticências, um espaço dedicado às artes visuais, localizado no  Centro Cultural Dragão do Mar de Arte e Cultura. Além da primeira sessão de cinema sobre o grupo Matizes Dumont com Lúcia Ferreira, o espaço recebe a programação dos dias 21 e 28 de maio, com as artistas Gabi Nunes e Simone Barreto, respectivamente, homenageando mulheres sambistas e artistas latino-americanas.

Já no mês de junho, o Cineclube Delas celebra artistas do design, literatura, cinema, moda e arquitetura no  Museu de Arte da UFC (MAUC), na Videoteca da Unifor, na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (BECE) e no Museu da Fotografia Fortaleza. As artistas e pesquisadoras Fernanda Meireles, Renata Cavalcante, Carol Outono e Cristiellen Rodrigues conversam sobre, Laerte, Agnès Varda,  Zuzu Angel e Lina Bo Bardi.

Nesta quarta, 14 de maio,  das 18h às 20h30, a primeira sessão do Cineclube Delas – arte feita por mulheres conta com acessibilidade em libras e audiodescrição. Também, as primeiras 10 pessoas presentes recebem um risco de bordado criado e oferecido pelas irmãs Dumont e Lúcia Ferreira. É  importante realizar inscrição através de formulário online, disponibilizado no perfil do instagram do Cineclube Delas.

Sobre o Grupo Matizes Dumont

O GRUPO MATIZES DUMONT é formado por integrantes de uma família de Pirapora, Minas Gerais, que se dedica há mais de trinta anos às artes visuais e gráficas e ao desenvolvimento humano. Usam o bordado espontâneo, feito a mão, como linguagem artística e instrumento de transformação social e cultural.

Sobre Lúcia Ferreira

O bordado sempre esteve presente em sua vida desde criança.  Teve como professoras Luiza de Marilac Nobre Nunes, Martha Dumont e Dona Nice Firmeza.  Passou a dar  aulas de bordado após se aposentar como professora  do ensino regular em 2004.  Desde 2007 realiza cursos e oficinas de bordado em várias  instituições como  a Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho. Já passou por diversos espaços na capital e interior do Ceará como museus, equipamentos públicos, empresas e praças.

Sobre o Documentário Trans-bordando

2007, 26 min.

Direção: Kiko Goifman

Classificação: Livre

O filme retrata a vida e a obra da família de bordadeiras Diniz Dumont, integrantes do Grupo “Matizes Dumont”, que é hoje uma referência na região de Pirapora, norte de Minas Gerais, na beira do Rio São Francisco.

SERVIÇO
CINECLUBE DELAS – SESSÃO ARTE TÊXTIL
Data: 14 de maio de 2025

Hora: 18h às 20h30

Local: em frente a Reticências, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
(R. Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)

Inscrição: através de formulário online.

Mais informações: @delascineclube