Pinacoteca abre nova grande exposição e celebra 23ª Semana Nacional de Museus com programação especial

12 de maio de 2025 - 16:50 # # # #

Abertura de  ”Existências paralelas: acervo em (des)construção” com cortejo pelo entorno, debates sobre o futuro dos museus, visita ao Moura Brasil e atividades infantis integram a programação da semana

Bloco A Turma do Mamão (Foto: João Neto)

A Pinacoteca do Ceará inaugura a exposição ”Existências paralelas: acervo em (des)construção” neste sábado (17) e celebra a 23ª Semana Nacional de Museus com uma programação especial entre os dias 14 e 18 de maio. A abertura da nova mostra será marcada por um cortejo cultural pelas ruas do bairro Moura Brasil, vizinho ao museu. Em sintonia com o tema da Semana de Museus — “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação” —, a Pinacoteca promove ainda diálogos sobre o processo criativo da nova exposição e a experiência do Museu Transgênero de História e Arte (MUTHA). A Pinacoteca do Ceará integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) e é gerida em parceria com o Instituto Mirante.

ABERTURA DA EXPOSIÇÃO “EXISTÊNCIAS PARALELAS”

Destaque da semana, a abertura da exposição “Existências paralelas: acervo em (des)construção” acontece no sábado (17). A partir das 16h30, um cortejo com o Bloco “A Turma do Mamão” sairá do Moura Brasil, com concentração na Praça do Muriçoca, a caminho da Pinacoteca, convidando o público a celebrar a nova mostra. O público poderá visitar a exposição a partir das 17h, quando o pavilhão expositivo será aberto, e logo depois, conferir a apresentação do Grupo + Melanina, no pátio, que encerra a programação.

No domingo (18), às 9h30, os curadores da “Existências paralelas: acervo em (des)construção”, Lisette Lagnado, José Eduardo Ferreira Santos e Yuri Firmeza realizam uma visita mediada à exposição. A atividade é voltada para profissionais da educação e conta com 20 vagas. Os interessados podem se inscrever através de formulário online que estará disponível nas redes sociais do museu, entre os dias 12 e 15. Na sexta-feira (16), os inscritos serão notificados por email.

No domingo às 11h, os curadores se juntam a Tiago Guimarães da expografia, Karime Zaher da comunicação visual e Fernanda Carvalho da iluminação,  para compartilhar os bastidores da mostra na Conversa de Ateliê “Processo Criativo – Existências paralelas: acervo (des)construção”. As equipes apresentam ao público as etapas do processo de criação da mostra, desde a curadoria até a montagem. A conversa acontece no auditório, com 100 vagas preenchidas por ordem de chegada.

23ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS

Alinhada à 23ª Semana Nacional de Museus, a Pinacoteca do Ceará promove atividades e discussões sobre diferentes experiências nos museus. Na quarta-feira (14), o programa “Pouso do Trabalhador” oferece uma Oficina de Encadernação de Bolso no hall da Pinacoteca, com 15 vagas. Às 17h30, teremos mais uma edição do “Yoga ao Pôr do Sol” com Ceci Shiki conduzindo a prática sahaja yoga. São 30 vagas, com disponibilidade de materiais para os participantes.

Ainda na quarta, das 14h às 16h, acontece a Visita temática + Ateliê sensorial “Fuxico no Chico para Maternidades Atípicas”. A iniciativa oferece um espaço de partilha para mães atípicas com uma oficina de fuxico na sala da Mostra Chico da Silva. Em outro espaço do museu, ao mesmo tempo, as crianças neurodivergentes, filhos das participantes, podem participar de brincadeiras e atividades com materiais que exploram os sentidos. São disponibilizadas 20 vagas.

Na quinta-feira (15), às 16h, Ian Habib e Mayara Lacal participam da Conversa de Ateliê “O futuro do MUTHA em comunidades transformacionais”,  sobre o Museu Transgênero de História e Arte (MUTHA). A atividade aborda assuntos como comunidade, produção de tecnologias em museus digitais, temporalidades e fabulações de novos corpos e mundos. Será abordado também o processo de produção do Acervo Arquivo Vivo, que apresenta diálogos inter/transgeracionais. São 30 vagas com inscrições na recepção uma hora antes.

PARA AS CRIANÇAS

O domingo (18) também reserva atividades infantis diversas. O Ateliê Criança Cria “Oficina Lambe-Lambe” conecta os pequenos com o universo da arte urbana e da expressão cidadã. Em duas sessões que começam às 10h e às 15h, crianças a partir de 5 anos conversam sobre arte e cidade e criam seus próprios cartazes lambe-lambe, inspirados nas exposições, aprendendo a técnica e experimentando fixá-los em um painel. São 15 vagas por sessão para crianças acompanhadas de um responsável, com inscrições por ordem de chegada.

Às 15h, o hall da Pinacoteca se transforma em palco para o espetáculo infantil em Libras “Mara: A Chapeuzinho Azul na Floresta”, com Lyvia Cruz. Uma releitura do clássico conto transporta o público para uma floresta mágica, onde a jovem Mara, com seu inseparável capuz azul, enfrenta desafios e desvenda mistérios com a ajuda de personagens inesquecíveis. São 40 vagas, com inscrições na recepção uma hora antes. A apresentação terá tradução para o Português.

Além das atividades da programação, o público pode visitar livremente as exposições em cartaz no museu: “Delírio Tropical” e “Amar se aprende amando”. Além disso, também pode conferir a Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará, com obras do artista Chico da Silva.


Yoga ao Por do Sol (Foto: Marilia Camelo)

SOBRE A PINACOTECA DO CEARÁ 

Inaugurada em dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção artística da instituição, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. Desde a abertura, o museu já recebeu mais de 213 mil visitantes.

SERVIÇO 

O que é: Programação da Pinacoteca do Ceará 14 a 18 de maio

14/05/2025 | quarta-feira | 12h30 às 13h30
Pouso do Trabalhador Oficina de Encadernação de Bolso
Com Ligia Bessa
Local: Hall da Pinacoteca do Ceará
Classificação Indicativa: Livre
Acessibilidade: LIBRAS
Inscrição na recepção com 1h de antecedência

14/05/2025 | quarta-feira | 14h às 16h
Visita Temática + Ateliê Sensorial “Fuxico no Chico para Maternidades Atípicas”
Com Amanda Oliveira e Juliana Ferreira
Local: Mostra Chico da Silva e Ateliê 1
Classificação Indicativa: Livre
Número de vagas: 20
Inscrição na recepção com 1h de antecedência

14/05/2025 | quarta-feira | 17h30 às 18h30
Yoga ao Pôr do Sol
Com Ceci Shiki (Sahaja Yoga)
Local: Pátio
Classificação Indicativa: Livre
Número de vagas: 30
Inscrição na recepção com 1h de antecedência

15/05/2025 | quinta-feira | 16h às 17h
Conversa de Ateliê “Museu Transgênero de História e Arte: O futuro do MUTHA em comunidades transformacionais”
Com Ian Habib e Mayara Lacal
Local: Ateliê 3
Classificação Indicativa: Livre
Número de vagas: 30
Inscrição na recepção com 1h de antecedência

Programação de abertura da exposição “Existências Paralelas – Acervo em (des)construção”

17/05/2025 | Sábado
Às 16h30: Cortejo com Bloco “A Turma do Mamão”; Concentração na Praça do Muriçoca (R. Padre Mororó, s/n – Moura Brasil, Fortaleza)
Às 17h: Abertura do pavilhão expositivo
Às 18h: Apresentação do Grupo “Mais Melanina” no Pátio da Pinacoteca

18/05/2025 | domingo | 9h30 às 10h30
Visita Mediada para professores à ”Existências paralelas: acervo em (des)construção”
Com os curadores: Lisette Lagnado, Zé Eduardo e Yuri Firmeza
Para educadores, mediadores e professores interessados (Profissionais da Educação)
Número de vagas: 20 vagas
Inscrições: https://forms.gle/KNWLhkEYmq7KFTjo7
Resultado: 16/5

18/05/2025 | domingo | manhã 10h às 11h | tarde 15h às 16h
Ateliê Criança Cria: Oficina de Lambe-Lambe
Com Beatriz Gurgel
Local: Ateliê 1
Para crianças a partir de 5 anos
Acessibilidade: LIBRAS
Número de vagas: 15
Por ordem de chegada

18/05/2025 | domingo | 11h
Conversa de Ateliê Processo Criativo Exposição Existências Paralelas | Curadoria, Expografia, Iluminação, Comunicação Visual
Com equipe de criação da exposição e curadores: Lisette Lagnado, Zé Eduardo e Yuri Firmeza
Local: Auditório
Classificação Indicativa: Livre
Número de vagas: 30
Inscrição na recepção com 1h de antecedência

18/05/2025 | domingo | 15h
Espetáculo Mara: A chapeuzinho Azul na Floresta
Com Lyvia Cruz
Local: Hall da Pinacoteca do Ceará
Classificação Indicativa: Livre
Acessibilidade: Português
Número de vagas: 40 vagas
Inscrição na recepção com 1h de antecedência

> Todas as atividades são gratuitas.
> As obras em exposição têm diferentes classificações indicativas. Atente para a sinalização daquelas não recomendadas para crianças ou adolescentes.
> A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança.
> A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis.

Em cartaz: 

Delírio Tropical” – até 29 de junho de 2025
Antônio Bandeira: Amar se Aprende Amando
Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará
Visitas de quarta a sexta, das 10h às 18h, e sábados, das 12h às 20h. Aos domingos, das 10h às 17h.