Museu Ferroviário realiza programação em homenagem aos 92 anos do Ferroviário Atlético Clube 

9 de maio de 2025 - 17:04

Visita mediada sobre história do icônico time cearense acontece neste sábado (10), de forma gratuita e aberta ao público

Time do Tubarão da Barra no ano de 1946 / Divulgação

Maio é mês de aniversário do Ferroviário Atlético Clube, time fundado em 1933 por trabalhadores do Setor de Locomoção da Rede de Viação Cearense (RVC) nas Oficinas do Urubu. O Museu Ferroviário Estação João Felipe,espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerido em parceria com o Instituto Mirante,  celebra a data com uma visita mediada gratuita e aberta ao público sobre o time, os operários e o começo dessa história que transformou o futebol cearense. A mediação ocorre no sábado (10), às 15h, no pavilhão expositivo.

O “Tubarão da Barra”, como o clube também é chamado, expressa as raízes operárias do Brasil. Foi no início da década de 1930 que a direção da RVC determinou a realização de horas extras noturnas, das 18h às 20h, para recuperação de trens nas Oficinas do Urubu. Como o expediente normal encerrava-se às 16h25, tornou-se sagrado o “racha” entre os ferroviários no finalzinho da tarde. Improvisaram até dois times: Matapasto e Jurubeba. Com o sucesso dos jogos, nasceu a ideia de organizar um time, que nasceu em 9 de maio.

Foi nas Oficinas do Urubu que nasceu também o primeiro museu ferroviário, o Centro de Preservação da História Ferroviária do Ceará, conhecido pela classe ferroviária como Museu da Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA). A instituição funcionou de 1982 até 1999 no espaço.

Em 2023, o Museu Ferroviário Estação João Felipe foi inaugurado no Complexo Cultural Estação das Artes, no prédio que outrora abrigou a Estação Ferroviária Prof. João Felipe. A educadora museal Amanda Tavares conduz a visita neste sábado.

Sobre a visita mediada “Trechos”

O Museu Ferroviário Estação João Felipe realiza, mensalmente, edições do projeto Trechos, visitas mediadas a recortes da exposição de longa duração “Nos trilhos do tempo. Histórias da ferrovia no Ceará”. As mediações não necessitam de agendamento prévio.

A experiência surgiu em novembro de 2024, em meio às ações de comemoração de um ano da inauguração do Museu Ferroviário, e segue na programação do espaço. Cada Trecho dura cerca de 30 minutos. As mediações para grupos com mais de cinco pessoas seguem disponíveis no link.

Serviço:

Trechos: visitas mediadas espontâneas

Tema: Ferroviário Atlético Clube, a Oficina do Urubu e os trabalhadores

Quando: sábado, 10/5, 15h

Onde: Museu Ferroviário Estação João Felipe (Rua 24 de Maio, s/n – Centro)

Gratuito e aberto ao público.