Projeto aBarca leva formação artística gratuita a jovens da rede pública em 15 municípios cearenses

8 de maio de 2025 - 13:52 # # # # #

Com oficinas gratuitas para jovens da rede pública estadual, o projeto aBarca inicia nova etapa em maio. Integrante do “VII Festival Alunos que Inspiram”, a ação é uma parceria entre a Porto Iracema das Artes e a Seduc, com atividades previstas até setembro

Foto: Analice Diniz

Como parte do compromisso com a arte-educação, a Escola Porto Iracema das Artes, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), amplia o alcance do Projeto aBarca – Formação em Artes para as Juventudes, realizando uma nova etapa em parceria com a Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc). O projeto é voltado à estudantes da rede pública e integra a programação do “VII Festival Alunos que Inspiram”, promovido pela Coordenadoria de Protagonismo Estudantil da Seduc.

A ação levará 18 oficinas criativas a 16 escolas estaduais de 15 municípios cearenses, entre maio e agosto de 2025. As oficinas são ofertadas como prêmio aos estudantes vencedores do Festival em quatro categorias: Artes Visuais (desenho, pintura e graffiti), Fotografia, Teatro e Audiovisual. A iniciativa vai beneficiar cerca de 240 alunos, com turmas de até 15 participantes em cada escola.

As oficinas têm carga horária de 20h/aula, divididas em cinco encontros, e resultam em uma apresentação pública dos trabalhos. Cada atividade é concebida a partir das criações premiadas dos próprios alunos e orientada por mulheres artistas-formadoras, em sintonia com o tema do festival de 2023: “Meninas, mulheres e artes: educação que transforma”. Entre os nomes, está a artista visual Amanda Nunes, conhecida por seus murais e obras que abordam a memória e o corpo negro; a ilustradora e poeta Raisa Christina, cuja obra atravessa pintura, escrita e performance; a atriz e cineasta Lídia dos Anjos, referência na produção artística com enfoque em gênero, território e ancestralidade; e a dramaturga e pesquisadora Marina Brito, com longa trajetória em arte-educação e inclusão.

O aBarca é realizado desde 2022 pela Porto Iracema das Artes, com o objetivo de descentralizar e democratizar o acesso à formação artística básica para jovens de 15 a 29 anos, estudantes ou egressos da rede pública. Desde então, já passou por 11 cidades cearenses, promovendo percursos em Teatro, Audiovisual e Artes Visuais em Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Maranguape, São Gonçalo do Amarante, Itapipoca, Sobral, Quixadá, Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte.

Com essa expansão, o projeto se consolida como uma política pública voltada à juventude, conectando arte, território, identidade e educação. “Essa é uma ação que fortalece o vínculo entre cultura e educação, ampliando horizontes de futuro para jovens artistas em formação”, afirma Edilberto Mendes, coordenador do programa de Formação Básica da Escola Porto Iracema.

VEJA PROGRAMAÇÃO COMPLETA

MAIO 2025

● 05 a 09 – Artes Visuais / Desenho
EEFM Gov. Virgílio Távora – Fortaleza

● 12 a 16 – Artes Visuais / Pintura
EEEP Juarez Távora – Fortaleza

● 12 a 16 – Teatro
EEM Hermínio Barroso – Paracuru

● 19 a 23 – Teatro
EEEP Pedro de Queiroz Lima – Beberibe

● 26 a 30 – Artes Visuais / Pintura
EEMTI Antônio Geraldo de Lima – Itaitinga

JUNHO 2025

● 02 a 06 – Fotografia
EEEP Luíza de Teodoro Vieira – Pacatuba

● 09 a 13 – Fotografia
EEM Júlia Alenquer Fontenele – Pindoretama

● 09 a 13 – Teatro
EEMTI Figueiredo Correia – Juazeiro do Norte

● 23 a 27 – Artes Visuais / Pintura
CEJA João da Silva Ramos – Camocim

AGOSTO 2025

● 11 a 15 – Audiovisual
EEMTI Amélia Perdigão Sampaio – Palmácia

● 11 a 15 – Fotografia
EEMTI Liceu Dr. José Gondim – Iguatu

● 18 a 22 – Audiovisual
EEMTI Jacob Nobre de Oliveira Benevides – Banabuiú

● 18 a 22 – Artes Visuais / Desenho
EEM Joaquim Valdevino de Brito – Crato

● 25 a 29 – Artes Visuais / Desenho
EEMTI Raimundo Moacir Alencar Mota – Assaré

● 25 a 29 – Audiovisual
A confirmar – Ibaretama

SETEMBRO 2025

● 08 a 12 – Artes Visuais / Graffiti
EEM São José do Pici das Pedreiras – Paracuru

Cada oficina tem carga horária de 20 horas-aula, distribuídas em 5 encontros, com culminância em uma apresentação aberta à comunidade escolar.

SOBRE O aBarca

É um projeto da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), que promove a expansão de atividades de formação básica em artes para o interior do Ceará desde 2022. Executado pela Escola Porto Iracema das Artes, o projeto consiste na realização dos de percursos formativos de iniciação às artes, nas linguagens de Artes Visuais, Audiovisual e Teatro, para jovens entre 15 e 29 anos, residentes nos municípios de Fortaleza (Bairros Vicente Pinzón e Curió), Caucaia, Maranguape, Maracanaú, Itapipoca, Sobral, Quixadá, Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte, com perspectiva de expansão para outros municípios.

SOBRE A PORTO IRACEMA DAS ARTES

A Porto Iracema – Escola de Formação e Criação do Ceará é uma escola pública de artes da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). 

Inaugurada em 29 de agosto de 2013, a Porto Iracema desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro. Todas as formações são gratuitas.

SERVIÇO

aBarca – Formação em Artes para as Juventudes

Oficinas gratuitas de Artes Visuais, Audiovisual e Teatro para estudantes da rede pública estadual

Período: De maio a agosto de 2025
Público: Estudantes das escolas vencedoras do VII Festival Alunos que Inspiram (Seduc – 2023)
Formadoras: Mulheres artistas com atuação reconhecida nas artes e na educação.