Espaços de cultura da Secult Ceará realizam programação especial durante a 23ª Semana Nacional de Museus

8 de maio de 2025 - 16:54

De 12 a 18 de maio, diversas regiões do estado recebem atividades culturais como exposições, oficinas, encontros formativos, rodas de conversa, visitas mediadas e ações educativas

Chegou a 23ª Semana Nacional de Museus e os museus e espaços de memória do Governo do Ceará estão de portas abertas. De 12 a 18 de maio, mais de 100 atividades culturais recebem o público nas instituições mantidas pela Secretaria da Cultura (Secult). As ações gratuitas reúnem exposições, oficinas, encontros formativos, rodas de conversa, visitas mediadas e ações educativas.

A Semana Nacional de Museus é promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Em 2025, aborda o tema “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”. Diante de um mundo tão acelerado, os museus são espaços essenciais para a reflexão, a preservação e a promoção da cultura.

>> MCC e MAC celebram Semana Nacional dos Museus com encontros territoriais e atividades formativas

A programação acontece por Quixadá, Quixeramobim e Crato, respectivamente nos equipamentos Casa de Saberes Cego Aderaldo (CSCA), Casa de Antônio Conselheiro e Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo.

Na capital cearense, a conexão com a 23ª Semana também será atuante no Museu do Ceará – Anexo Bode Ioiô, Museu Ferroviário Estação João Felipe, Pinacoteca do Ceará, Porto Iracema das Artes, Sobrado Dr. José Lourenço, Museu da Imagem e do Som do Ceará Chico Albuquerque (MIS-CE), Museu da Cultura Cearense (MCC-CE) e Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE).

Estas instituições integram a Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Ceará (Rece). A Coordenadoria de Patrimônio Cultural e Memória (Copam) da Secult Ceará atua como articuladora do evento em nosso estado. A participação do Ceará na Semana Nacional de Museus é fruto do compromisso com a política cultural que promova descentralização, o fortalecimento institucional e a formação de públicos.

“Promover a Semana Nacional de Museus para nossa população é fruto do compromisso da Secretaria da Cultura em valorizar e salvaguardar a arte cearense. A rica e diversa programação nos espaços culturais mantidos pelo Governo do Ceará também contribui para o debate e fortalecimento das políticas públicas voltadas para o setor museal no estado”, afirma a secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela.

Museu é lugar do conhecimento

A Semana Nacional de Museus é uma ação alusiva ao “Dia Internacional dos Museus”, celebrado a cada 18 de maio. A 23ª edição, que se inicia nesta segunda-feira (12), propõe o debate sobre o futuro dessas instituições e destaca sua importância em transformar a realidade de nossa gente.

Em Quixadá e Quixeramobim, o destaque são as visitas mediadas para importantes exposições. A Casa de Saberes Cego Aderaldo traz a mostra “Sertão Monumental: Valorização do Patrimônio Cultural e Natural” e Casa de Antônio Conselheiro também recebe o público com “Fausto Nilo: O tempo e o lugar”.

Na terça-feira (13), de 9 às 11h, o Museu da Cultura Cearense realiza a vivência educativa “Mucuripe no mar das memórias”. Esta roda de conversa aborda as memórias do território do Grande Mucuripe, com foco em suas comunidades tradicionais de pescadores e marisqueiras. A ação será ministrada por Diego di Paula (Ponto de Memória Acervo Mucuripe) e a historiadora Berenice Abreu.

No mesmo dia, às 14h30, o Sobrado Dr. José Lourenço realiza a roda de conversa “Direito à Memória: a salvaguarda do presente”, com Zoraia Nunes. A atividade acontece no Anexo Bode Ioiô do Museu do Ceará e aborda a contribuição da comunicação popular comunitária em proteger a memória. Durante a Semana Nacional de Museus, o Sobrado Dr. José Lourenço ainda disponibiliza a exposição “XILOFORTAL”, com obras de Diego Sann. O acervo pode ser visitado na Biblioteca Estadual do Ceará (Bece)

O Museu de Arte Contemporânea do Ceará reúne mediações educativas em palestras, além de ações formativas. No dia 16 e 17, o Espaço Experimental Educativo da instituição sedia, respectivamente, as oficinas “Essa tal de Arte Contemporânea” (com Antonio Layton) e “Técnicas em Mediação Educativa com Patrimônio Imaterial e Cultura Viva: Narrativas, Oralidades e Mídias” (com Marianne Bonfim).

Programação rica e diversa

O Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo promove feiras, lançamentos de livros, oficinas, shows, sessões de cinema e vivências artísticas com diferentes comunidades da região. No dia 13, às 19h, a Comunidade Quilombola Lagoa dos Crioulos, localizada em Salitre, sedia apresentação do “Reisado do Boi Crioulo”. A cultura tradicional também inclui a visita mediada “Gira de Terreiro com o Ilé Asé Omo Ayê” (Candomblé Ketu), no dia 17.

A Pinacoteca do Ceará, traz ações como “Fuxico no Chico para Maternidades Atípicas” (dia 14), “Conversa de Ateliê Museu Transgênero de História e Arte: O futuro do MUTHA em comunidades transformacionais”, com: Ian Habib e Mayara Lacal (dia 15) e “Oficina de Encadernação de Bolso” (dia 14).

Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo Foto: Samuel Macedo

O MIS – Museu da Imagem e do Som Chico Albuquerque apresenta a professores da rede pública de ensino a atividade “Caminhos Ancestrais – rota da memória do povo negro”. O projeto acontece no dia 14 e trata-se de percurso em pontos históricos da capital cearense como Praça General Tibúrcio (Praça dos Leões) e Passeio Público. O equipamento ainda disponibiliza visita mediada às exposições “Laboratório dos sentidos”, Sala Imersiva e “Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak”. No dia 17, outro destaque é a ação formativa “Rota da Liberdade – Lugares de memória da ditadura”.

O Museu do Ceará e Museu Ferroviário Estação João Felipe realizam conjuntamente a mesa-redonda “Museus e territórios: possibilidades de interlocução”. O encontro acontece no dia 15, às 14h, no Anexo Bode Ioiô (Rua Major Facundo, 584, Centro – Praça do Ferreira). Participam Ismael Gutemberg (Nupac/Moura Brasil), Magda Mota (CPDOC) e José Eduardo (Acervo da Laje/Salvador).

Serviço:

23ª Semana Nacional de Museus
De 12 a 18 de maio, na Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Ceará (Rece).
*Programação completa aqui.

 

 

*Programação sujeita a alterações