Nota de pesar – Mestre Pedro Aboiador
2 de maio de 2025 - 13:10
Mestre Pedro Aboiador durante participação na Feira Literária do Ceará 2024, realiza em Icó (CE) Foto: Matheus Brandão
Com profundo pesar, a Secretaria da Cultura do Ceará recebeu a notícia do falecimento de Mestre Pedro Aboiador.
Tesouro Vivo da Cultura do Ceará, Pedro Coelho da Silva nasceu na cidade de Acopiara (CE). Vaqueiro aboiador, aprendeu o ofício que com o avô, Chico Salviano. Aos 12 anos, já empunhava o gibão, o chapéu, a perneira, o guarda-peito e luva que o protegia na lida com o gado.
Poeta nato, Mestre Pedro Aboiador traduziu a realidade sertaneja das Regiões Centro Sul, Sertão Central e Sertões do Inhamuns. Titulado Mestre da Cultura pelo Governo do Ceará em 2015, levou sua poesia para inúmeros eventos culturais de nosso estado, como o “Encontro Mestres do Mundo”, a “Bienal Internacional do Livro do Ceará” e “Feira Literária do Ceará”.
Mestre Pedro salvaguardou os fazeres tão profundos de nossa gente. Teve sua história e trabalhos de poesia registrados em disco, reportagens de TV e documentários como o filme “Pedro Coelho – O brasileiro do Sertão”, de Elias Batista.
“Eu sou Pedro Coelho, que nunca fui em colégio. Não tive este privilégio, mas minha vida é um espelho. Me chamo Pedro Coelho, um vaqueiro renomado. Passei em canto apertado, minha escola foi cocheira e o professor foi o gado, ôôôôôô”, cantou o Mestre.
A Secult Ceará, neste momento de tristeza, manifesta sua solidariedade aos amigos e familiares de Mestre Pedro Aboiador, cuja contribuição com a memória e identidade do povo cearense serão sempre lembrados e celebrados.