Maio no Museu Ferroviário: programação reúne visitas mediadas, rodas de conversa e mesa-redonda com associação baiana Acervo da Laje

2 de maio de 2025 - 16:52 # # # #

Mediação sobre os 92 anos do Ferroviário Atlético Clube e fala do escritor Alexandre Valério também são destaques da programação

Visitas mediadas (Foto: Jorge Silvestre)

O Dia Internacional dos Museus é comemorado em 18 de maio, data criada pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) em 1977. Para celebrar, o Museu Ferroviário Estação João Felipe une-se à 23ª Semana Nacional de Museus com uma programação gratuita e aberta ao público. Espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Mirante, o Museu Ferroviário promove uma mesa-redonda sobre museus e territórios, com Acervo da Laje, CPDOC Pirambu e NUPAC – Moura Brasil na quinta, 15 de maio, das 14h às 16h.

A 23ª Semana Nacional de Museus, iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), acontece entre os dias 12 e 18 de maio e aborda o tema “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”. No dia 15, o Museu Ferroviário e o Museu do Ceará realizam uma conversa entre José Eduardo Ferreira, do espaço de memória artística, cultural e de pesquisa baiano Acervo da Laje; Magda Mota, do Centro Popular de Documentação do Grande Pirambu (CPDOC Pirambu); e Ismael Gutemberg, do Núcleo de Patrimônio Cultural do Moura Brasil (NUPAC). Intitulado “Museus e território: possibilidades de interlocuções”, o evento acontece no Anexo Bode Ioiô, do Museu do Ceará.

Já no domingo, 18 de maio, o tradicional encontro mensal “Café nos trilhos: um passeio entre museus” entra na programação da Semana Nacional de Museus. A atividade é uma visita mediada às exposições “Nos trilhos do tempo. Histórias da ferrovia do Ceará”, no Museu Ferroviário, e “Caminhos do Café no Ceará”, no Museu da Indústria. A visitação é gratuita e oferece 30 vagas, com inscrições no perfil do Museu da Indústria no Instagram.

A imersão objetiva explorar o universo do café, desde sua origem na África até sua expansão por outros continentes e a chegada ao Ceará. A construção das linhas ferroviárias no estado foi essencial para facilitar o transporte dos grãos de áreas produtoras para os centros de comercialização, reduzindo custos e aumentando a competitividade do café cearense.  Neste mês, uma novidade: os inscritos poderão participar de uma degustação de cafés, com safras tradicionais e especiais.

No âmbito das exposições, a mostra de fotos “Descartes Gadelha, ferroviário” segue em exibição na Estação Benfica do metrô de Fortaleza. Realizada pelo Museu Ferroviário Estação João Felipe, o Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS) e com parceria do Metrofor, a exposição apresenta ao público obras do multiartista Descartes Gadelha produzidas enquanto desenhista da Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA), entre 1957 e 1986.

Visitas mediadas

O Museu Ferroviário segue com o projeto Trechos e Trechinhos, que oferece visitas mediadas gratuitas à exposição de longa duração sem necessidade de agendamento prévio. A primeira acontece neste domingo (4), com o tema “Linhas que conectam: os meios de comunicação e a ferrovia”. A atividade é uma alusão ao Dia Nacional das Comunicações, celebrado em 5 de maio.

Já no dia 10, sábado, uma edição especial do Trechos celebra os 92 anos do Ferroviário Atlético Clube, abordando a história do time, a relação com as Oficinas do Urubu e os trabalhadores da via férrea. No dia 25, o Trechinho intitulado “Viagem no tempo” vai proporcionar às crianças uma experiência imersiva na história das ferrovias no Ceará.

Outro destaque nas mediações culturais é a visita acessível em Libras, que ocorre no dia 24 de maio, entre 16h e 17h. Realizada por educadores museais e Tradutores Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (TILs), a ação integra o programa Ferrovia Acessível, cuja missão é garantir e ampliar o acesso das pessoas com deficiência ao equipamento.

Rodas de Conversa com Ferroviários

Nas quartas-feiras, às 14h, a Associação dos Ferroviários Aposentados do Ceará (AFAC) recebe as Rodas de Conversa com Ferroviários. A atividade, integrante do programa Memória Viva Ferroviária, reúne ferroviários aposentados da extinta Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (RFFSA) e apaixonados pela historiografia do modal.

No dia 7, o tema do encontro é “soldagem dos trilhos a partir da década de 1940”. Já no dia 21, a “fundação da Rede de Viação Cearense (RVC)” é pauta da roda. Por fim, no dia 28, o jornalista e escritor Alexandre Valério — autor do livro ‘028: Antônio Bezerra, Papicu e outras histórias” —  aborda “os encontros entre o transporte público e o mapa afetivo das cidades”.

Toda a programação do Museu Ferroviário Estação João Felipe é livre, gratuita e aberta ao público. Mais informações em @museuferroviariojoaofelipe.

Museu Ferroviário Estação João Felipe

● Exposição “Nos trilhos do tempo. Histórias da ferrovia do Ceará“
Acessível em Libras e com Audiodescrição.

Horário de funcionamento:
Quarta a sexta, de 10h às 18h
Sábado, de 12h às 20h
Domingo, de 10h às 17h
* Entrada na exposição até 30 minutos antes do fechamento do Museu.

Endereço: Rua 24 de Maio, s/n- Centro. Acesso pela Pinacoteca do Ceará.
Acesso gratuito e aberto ao público.

● Exposição “Descartes Gadelha, ferroviário”

Horário de funcionamento:  segunda a sábado, de 5h30 às 23h
Local: Estação Benfica – Metrofor (Avenida Carapinima, nº 2087, bairro Benfica)
Acesso gratuito e aberto ao público.

● Programação completa:

Trechos e Trechinhos, visitas mediadas espontâneas

Domingo, 4, 11h
Linhas que conectam: Os meios de comunicação e a ferrovia, com Gerli Rodrigues

Sábado, 10, 15h
Edição especial 92 anos de Ferroviário Atlético Clube: o time, as Oficinas do Urubu e os trabalhadores, com Amanda Tavares

Domingo, 25, 11h (mediação infantil)
Viagem no tempo, com Indira Sara

Roda de Conversa com Ferroviários 

Quarta, 07, 14h
Soldagem dos trilhos a partir da década de 1940

Quarta, 21, 14h
A fundação da Rede de Viação Cearense (RVC)

Quarta, 28, 14h
Linhas cruzadas – Os encontros entre o transporte público e o mapa afetivo das cidades, com Alexandre Valério

23ª Semana Nacional de Museus

Quinta, 15, 14h
Mesa redonda: Museus e território – Possibilidades de interlocuções, com Acervo da Laje (José Eduardo Ferreira), CPDOC Pirambu (Magda Mota) e NUPAC – Moura Brasil (Ismael Gutemberg). Mediação de Dione Silva.

Domingo, 18, 10h
Café nos trilhos: um passeio entre museus

Visitas mediadas às exposições “Caminhos do Café no Ceará“, no Museu da Indústria +  “Nos trilhos do tempo. Histórias da ferrovia do Ceará“, no Museu Ferroviário Estação João Felipe

Mediação acessível

Sábado, 24, 16h
Visita mediada à exposição “Nos trilhos do tempo. Histórias da ferrovia no Ceará” em Libras