Secult Ceará reforça articulação do setor cultural brasileiro com a participação no II Encontro Nacional de Gestores da Cultura
24 de abril de 2025 - 13:12
Antonio Laudenir - Texto
Evento traz gestores, pesquisadores, juristas e especialistas de todo o Brasil para ampliar redes de cooperação, qualificar a gestão pública e impulsionar a efetivação do Sistema Nacional de Cultura (SNC)
Cerimônia de abertura contou com participação da ministra da Cultura, Margareth Menezes Foto: Marcelo Camineiro
Na manhã desta quinta-feira (24), a Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) iniciou a participação no II Encontro Nacional de Gestores da Cultura. De 23 a 25 de abril, este importante espaço de articulação federativa firma o debate e intercâmbio entre inúmeras representações do campo cultural brasileiro.
A secretária de Cultura do Ceará, Luisa Cela, mediou a mesa “Virada de chave: um novo horizonte para as políticas culturais e o papel dos entes federativos”. Esta atividade inaugura a programação que mobiliza gestores públicos e privados, pesquisadores, juristas e especialistas de todo o país.
O Centro de Convenções de João Pessoa (PB) reúne mais de 1800 inscritos para debater os avanços e desafios do setor cultural. “É uma alegria muito grande viver esse momento de reunião, encontro e trocas entre agentes envolvidos na construção das políticas públicas em todo o Brasil e em todos os Territórios. É muito bonito ver o desejo de construção, essa mobilização que sempre o campo da cultura assegura nos momentos em que é convocado”, destacou Luisa Cela.
Mesa “Virada de chave: um novo horizonte para as políticas culturais e o papel dos entes federativos”
A Secult Ceará ainda participa de duas atividades durante o II Encontro Nacional de Gestores da Cultura. Nesta sexta-feira (25), Luisa Cela participa da mesa “Sistema Nacional de Cultura e Pactuação Federativa na Cultura”. No mesmo dia, o assessor jurídico da Secult Ceará, Victor Studart, realiza o Encontro Temático “Direito Administrativo na Cultura”.
Sob o tema “Pacto pela Cultura: um novo ciclo das políticas culturais no Brasil”, o encontro busca fortalecer redes de cooperação entre União, estados e municípios, qualificar a gestão pública da cultura e impulsionar a efetivação do Sistema Nacional de Cultura, assegurando o acesso democrático aos recursos e bens culturais em todo o território nacional.
Fortalecer o campo cultural
O Encontro contará com as mesas “Diálogos Necessários” (sobre temas estratégicos para o setor), “Laboratórios de Gestão” (voltados à capacitação prática de gestores), “Encontros Temáticos” (para aprofundar discussões por área de atuação) e “Espaços de Articulação”, destinados à construção de pactos e redes de cooperação entre os diferentes entes federativos.
“A concepção de toda a programação foi pensada para espelhar os principais desafios que vivemos no cotidiano do nosso trabalho e desenvolvimento de nossas atividades e relações interinstitucionais”, destacou Luisa Cela durante a fala de abertura da mesa “Virada de chave: um novo horizonte para as políticas culturais e o papel dos entes federativos”.
Para construir o debate proposto pela mesa de abertura, Luisa Cela trouxe temas como Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), atualização dos marcos normativos, fortalecimento do SNC e dos Sistemas Estaduais e Municipais de Cultura.
A atividade reuniu Luiz Galina (Diretor Regional do SESC-SP), Márcio Tavares (Secretário Executivo do Ministério da Cultura), Gilberto Perre (Secretário Executivo da Frente Nacional de Prefeitos), Ana Neiry (Conselheira de Política Cultural da Paraíba), Igobergh Bernardo (Fórum dos Gestores de Cultura da Paraíba), Denise Pessoa (Deputada Federal e Presidente da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados) e Isabel de Paula (Coordenadora de Cultura da Unesco).
“Essa mesa buscou garantir a diversidade de instâncias municipalistas, do legislativo, do federal e instituições importantes como Sesc e Unesco no desenvolvimento de políticas culturais em todo País”, afirmou a gestora.
Mobilização Nacional
A primeira edição do Encontro aconteceu no ano de 2023, em Vitória (ES). Desde então, por meio da atuação do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, uma série de articulações e programas de formação têm dado suporte técnico aos desafios impostos pela nova legislação cultural — especialmente a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB – Lei 14.399/2022) e a Lei Paulo Gustavo (LPG).
O evento é uma realização do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, com co-realização da Secretaria de Estado da Cultura do Governo da Paraíba. Patrocínio da Fundação Itaú Parceria do Fórum Nacional de Secretários e Gestores de Cultura das Capitais e Municípios Associados e da Rede Nacional de Gestores Municipais de Cultura. Cooperação da UNESCO. Apoio institucional da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), Empreender Paraíba e do Ministério da Cultura.